A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Dicas para dar aulas particulares na cidade maravilhosa

Par Fernanda le 22/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como ser professor particular no Rio de Janeiro?
Table des matières

Ah, o Rio! O sol, a praia, o calçadão, as rodas de samba… A capital carioca ainda faz muitos sonharem, tanto pela sua beleza natural como pela musicalidade. Centro cultural, vitrine internacional, em parte designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, berço musical brasileiro, nos seus bairros mais tradicionais desfilam executivos, intelectuais, artistas e trabalhadores de todos os mais diversos setores. Segunda maior metrópole do Brasil, o Rio abriga hoje mais de 6 milhões de habitantes.

Antiga capital do Estado do Brasil, a capital carioca é também símbolo de cultura, entretenimento e conhecimento. Ali se localizam escolas, universidades, instituições educacionais reconhecidas no país e no mundo.

Por isso, essa cidade representa um mar de possibilidades quando o assunto é aulas particulares. Reforço escolar, cursos preparatórios, aulas para adultos, orientação vocacional, cursos livres, nas áreas de esporte, música e lazer – não importa a área de conhecimento, sua chance é aqui!

Se você tem um desejo secreto de começar a dar suas aulas no Rio de Janeiro, abra suas asas e prepare-se para voar! Neste artigo você encontra todas as dicas e conselhos para começar suas atividades  educativas na cidade maravilhosa.

Dê aulas em escolas privadas no Rio de Janeiro

Se você quer se tornar um professor particular na capital carioca, você tem muitas opções. A primeira delas é ingressar escolas ou organismos privados que oferecem aulas de reforço escolar e tutoria especializada.

Ao ingressar essas escolas, você desfruta de muitas vantagens: um ambiente agradável que reúne diferentes alunos, uma agenda cheia, um salário fixo mensal, uma boa imagem para seu currículo… Claro que existem alguns contras, como em tudo na vida: você precisa passar por um processo seletivo, precisa comprovar experiência e diplomas, seguir regras, ter um chefe… Fora o fato de que sua remuneração não será tão satisfatória assim, uma vez que as escolas cobram uma comissão importante sobre seus serviços.

Seja um professor particular no Rio de Janeiro. Qual a sua imagem de trabalho na praia?

Na cidade, existem dezenas de opções de escolas e instituições privadas nas quais você pode trabalhar. Conheça algumas delas e aventure-se:

  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. No Rio capital, são 3 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.
  • Pense Bem: a Pense Bem é uma empresa de aulas particulares e acompanhamento pedagógico, fundada no ano de 2012. Com atuação em todo o Rio de Janeiro e municípios vizinhos, seus professores são habilitados para trabalhar com todos os níveis de ensino, do fundamental à universidade. As aulas são direcionadas ao atendimento das necessidades específicas de cada aluno. Um dos diferenciais é que o estudante não compra um pacote de aulas e sim uma quantidade de horas, o que lhe permite montar e remanejar o horário das disciplinas de acordo com seus objetivos. É o próprio aluno quem escolhe os professores, os dias e horários das aulas.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. No Rio, são 4 unidades.

Fica a seu critério escolher a escola que atende suas necessidades, seja no aspecto de localização, salário, conteúdo das aulas, metodologia, e até de ambiente de trabalho.

Publique seu anúncio online

Para encontrar uma atividade que ofereça uma remuneração melhor, nosso conselho é que você procure sozinho seus alunos! É claro que é uma tarefa que exige seriedade e compromisso, e por isso não é tão simples assim. Mas depois de um plano de ação, você verá que os esforços valerão a pena!

Não perca seus clientes: seja reativo e responda seus alunos! É preciso estar sempre conectado e responder depressa às mensagens recebidas nos portais!

Onde publicar seus anúncios

Não hesite em utilizar todos os recursos possíveis para encontrar seus clientes o quanto antes. Hoje em dia você pode divulgar seus serviços em diversos sites especializados. Analise tudo que a internet coloca à sua disposição, desde que ajude a espalhar a notícia:

  • Blogs educacionais
  • Fóruns
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn)
  • Classificados Gratuitos Online
  • Superprof
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Outros sites especializados

Faça um anúncio de qualidade, indicando claramente sua formação, sua experiência, sua metodologia e os serviços que oferece, o valor de sua hora aula.

Outra opção é procurar nas proximidades de sua própria residência. Ou seja, no seu bairro, na sua região. Distribua anúncios no supermercado, na farmácia, na padaria, no bar da esquina… Certamente você já viu um quadro de anúncios de babás ou de venda/aluguel de imóveis, verdade? Pois bem, você também pode fazer o mesmo!

Você também pode deixar sua propaganda nas caixas de correio das redondezas. Um cartão, um flyer explicativo, algo profissional, que comunique bem os seus serviços.

Por fim, identifique os estabelecimentos escolares no seu bairro. Nada melhor do que pesquisar e visitar as escolas do seu bairro, públicas e privadas, e até universidades. Deixe seu material de divulgação e, se possível, converse com alguém na secretaria para fazer os devidos contatos e apresentações.

Torne-se um Superprof!

Descubra o universo das aulas particulares no portal do Superprof. Sabia que no Superprof você encontra pessoas que querem aprender a jogar bocha?

Para encontra o maior número de alunos possível, não perca tempo e se inscreva já no Superprof!

Nossa plataforma tem o papel de colocar em contato alunos que buscam aulas e professores particulares!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de receber elogios e comentários de alunos, além de estabelecer o preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Procure levar em conta o valor que outros professores praticam na mesma localidade, em função da área de conhecimento. Por exemplo: você sabia que a média do valor cobrado pelos professores  de dança no Rio é de 70 reais, enquanto o preço médio da hora aula de um professor de matemática é 52 reais?

Você pode publicar seu anúncio gratuitamente: o site não cobra tampouco nenhuma comissão sobre as aulas que você ministra. Você continua com sua independência e autonomia de professor particular. Veja alguns depoimentos:

  • Superprof ajuda a encontrar muitos alunos!
    Marina, Profe de matemática, física e química, Contagem-MG.
  • Só alunos sérios com o Superprof!
    Beatriz, Profe de Psicologia, Brasília.
  • Não nascemos n°1, nos tornamos com o Superprof!
    Pedro, Profe de violão e guitarra, São Paulo.
  • Profes podem publicar anúncios gratuitamente no Superprof!
    Bruno, Profe de espanhol e italiano, Curitiba.
  • Superprof se tornou a atividade principal de muitos profes!
    Daniel, Profe de inglês, São Paulo.

Dê aulas em associações educativas e projetos sociais no Rio de Janeiro

Com cerca de 6 milhões de habitantes, o Rio de Janeiro ainda é uma cidade que reflete a desigualdade social brasileira, com conflitos sociais importantes. Existem muitas comunidades instaladas em zonas vulneráveis, e muitas crianças e adolescentes com dificuldades em diversos âmbitos. É nesse contexto em que muitas associações e projetos sociais cariocas atuam, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da educação, do esporte e da arte.

Se você sempre teve o desejo de colaborar com uma causa social, essa é a oportunidade de levar suas habilidades e competências como professor a crianças e adolescentes.

Associações para dar aulas na cidade carioca. Que tal trabalhar em projetos sociais e educativos nas comunidades do Rio de Janeiro?

Conheça algumas associações e projetos que atuam no Rio:

  • Ong Favela Mundo: a Favela Mundo desenvolve diversas atividades totalmente gratuitas para crianças, adolescentes e seus responsáveis. Há oficinas de danças brasileiras, ballet, jazz, teatro, desenho, violão, capoeira, maculelê, jongo, canto coral e circo para crianças e jovens de seis a 18 anos. Já para os pais e maiores de 16 anos, há vagas disponíveis para curso de artesanato, maquiagem social e artística e arte nas unhas. As aulas são distribuídas de acordo com as faixas etárias. A organização atende 498 alunos de 27 bairros da Zona Norte e Zona Oeste, na sede do Engenho de Dentro. Em 2014, a Favela Mundo recebeu o aval da Organização das Nações Unidas, em evento na sede em Nova York, nos Estados Unidos. A ONG foi a única organização brasileira selecionada para apresentar o seu modelo de excelência na inclusão social no mundo no World Cities Day Event.
  • Ensina Brasil: Ensina Brasil é uma organização 100% brasileira, independente e sem fins lucrativos, parte da rede global do Teach for All. Com a parceria e apoio dos professores e da comunidade local, busca desenvolver o potencial e protagonismo dos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona para o participante uma experiência única de desenvolvimento pessoal e profissional. O programa funciona da seguinte maneira: por meio de um processo seletivo, a instituição acolhe jovens com superior completo ou em curso, oferece uma formação profissional e aloca esses jovens durante dois anos em escolas públicas no Rio de Janeiro, em período integral, lecionando alguma matéria relacionada à sua graduação. O trabalho é remunerado e conta com a parceira do governo.
  • Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos: o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Atualmente o Instituto atende cerca de 1.100 jovens em São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os projetos desenvolvidos, podemos citar o Alicerce (cursos preparatórios para ingresso em Ensino Médio), Ismart Online (protagonismo juvenil), Bolsa Talento (preparação para obtenção de bolsas no Ensino Médio), Programa de Desenvolvimento do EnsinoSuperior (reforço universitário e orientação profissional).
  • Instituto Conselheiro Macedo Soares: a organização é voltada para meninas de 4 a 12 anos e propõe orientação pedagógica, psicológico, e atendimento médico, além de reforço escolar e refeições no período do dia em que as crianças não estejam na escola. Tel. (21) 2269-0597 .

Conhecer a fundo o funcionamento de uma organização, associação ou instituição, por meio do voluntariado, é uma atividade que irá trazer muitos benefícios para sua vida pessoal e profissional. Mas, sobretudo, para a vida dos outros!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz