Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

O guia para se tornar professor particular na capital mineira

De Fernanda, publicado em 22/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Dar aulas particulares em Belo Horizonte

Que tal irmos além do clichê da cachaça, do chorinho e dos muitos parques? Belo Horizonte é uma cidade que reune milhares de estudantes todos os anos nas mais diversas áreas do conhecimento. Com cerca de dois milhões de habitantes, a capital mineira conta com 181 escolas municipais e 90 escolas estaduais, além de universidades e escolas particulares. Um público amplo para o mercado de aulas particulares!

Se você mora em Minas Gerais e pretende começar sua carreira como professor particular em BH, saiba que suas oportunidades são múltiplas! Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, passando pelo Ensino Médio, preparação ao Enem e Vestibular, ao Ensino Superior, há muitos estudantes e pais que buscam reforço escolar ou tutoria especializada.

Se você é universitário, aposentado, desempregado, autodidata, especialista, profissional, engenheiro ou linguista, não importa: descubra sua própria metodologia de ensino e comece já a procurar seus clientes!

Neste artigo você encontrará dicas importantes sobre onde e como encontrar alunos para suas aulas particulares. Em função de onde você mora, de sua disciplina, sua metodologia, você também já pode pensar nos valores que está disposto a cobrar e receber pela hora aula. Há também a possibilidade de ingressar escolas privadas e participar de projetos sociais. Descubra todas as opções aqui!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Dê aulas em escolas e organismos privados em BH

O primeiro passo para buscar alunos em Belo Horizonte é procurar uma escola que ofereça aulas e cursos de reforço escolar. Há muitas instituições na cidade. Algumas vantagens de ingressar esse tipo de escola são: salário fixo mensal, ambiente de trabalho coletivo, muitos alunos, agenda cheia… Mas lembre-se de que você não escapa dos contras: ter um chefe, receber menos (a escola cobra uma comissão de seu salário), burocracia de empresa…

Uma opção é dar aulas particulares em escolas privadas. Você está preparado para enfrentar um ambiente de trabalho empresarial?

Fica a seu critério descobrir o modelo mais adequado às suas necessidades! Selecionamos algumas escolas de destaque:

  • Instituto Dialogare: o Dialogare desenvolveu um metodologia exclusiva que permite identificar o perfil de aprendizagem do aluno, adaptando o professor à necessidade individual de cada aluno. Dessa maneira, antes de iniciar as aulas identifica, o perfil do aluno e em função deste aplica uma metodologia diferenciada. Seu objetivo principal é desenvolver a autonomia e autoria de aprendizagem do aluno. Há aulas de acompanhamento escolar, reforço escolar, tutoria especializada, preparatórios Enem e vestibular, cursos de informática, línguas, e muitos outros.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2. Na região metropolitana de Belo Horizonte há uma dezena de unidades.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. No centro de Belo Horizonte, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.

Dê aulas em instituições e projetos sociais em BH

Trabalhe como professor em projetos sociais. Ajude crianças e adolescentes a se libertarem da exclusão social.

O Brasil é um país cheio de desigualdades sociais – todos sabem. Infelizmente Belo Horizonte e sua região metropolitana não escapam desta triste realidade. No entanto, atualmente, cada vez mais sociedade civil, em parceria com governos e empresas, promovem iniciativas que visam contribuir para a vida de crianças e adolescentes, nas áreas de educação, esporte, lazer, arte. A inclusão social é possível pela democratização do acesso à educação. O caminho é longo, mas existem muitos dispostos a ajudar.

Você, como professor particular, pode utilizar suas habilidades, competência, formação e experiência para ajudar as pessoas. O trabalho voluntário é uma alternativa para aqueles que buscam contribuir com uma causa social e, ao mesmo tempo, acreditam no poder de transformação social.

Conheça algumas iniciativas nas quais você pode atuar:

  • Escola Integrada: o programa de educação é oferecido nas escolas municipais de Belo Horizonte desde 2002. Com o projeto, a Prefeitura amplia a jornada escolar para nove horas diárias, visando a garantir a todos os estudantes inclusão, permanência e excelência na aprendizagem. São oferecidas oficinas de artes, dança, cultura, brincadeiras, contação de histórias, jogos, esportes, informática, conhecimento, reforço escolar, leitura, inglês, cidadania, entre outras. Esses projetos de intervenção são desenvolvidos por alunos das universidades parceiras do programa, para que tenham a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos apreendidos. Verifique se sua universidade é parceira e participe como voluntário.
  • Cursos propostos pelo Sesc: as unidades do Serviço Social do Comércio localizadas em Minas Gerais oferecem diversas atividades na área da educação para a população, de maneira gratuita ou bem acessível. No ensino formal, aprender e aprimorar a leitura e a escrita são oportunidades vivenciadas por jovens e adultos que participam do projeto Sesc Alfabetização. Nos Colégios Sesc, a proposta é valorizar a formação do indivíduo para que seja capaz de tomar decisões, propiciando a construção de um projeto de vida consciente. Já o ensino complementar contempla diversos tipos de atividades. No Projeto Habilidades de Estudo (PHE), crianças de 6 a 11 anos podem desfrutar de acompanhamento pedagógico diariamente. Por fim, participando dos Cursos Sesc Corte e Costura, Informática e Inglês, fundamentados no pilar da valorização social, jovens e adultos ampliam seus horizontes, adquirindo novos conhecimentos. Consulte a programação nas unidades  mais próximas para mais informações sobre como participar.
  • Projeto Incluir: o Incluir tem como objetivo compartilhar e disseminar o conhecimento, assim como incentivar a formação profissional dos cidadãos, proporcionando aos mesmos a oportunidade da inclusão social, em meio a um ambiente de constantes mudanças. Tudo isso com foco na melhoria das comunidades locais e regionais, a partir de atividades de voluntariado de extensão acadêmica. A iniciativa tem o apoio da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Há cursos de Inglês Instrumental, Inglês para Conversação, Espanhol Instrumental, Português para Adultos, Inglês para Crianças, Gestão- Empreendedorismo, Formação de Líderes, Noções Básicas de Direito e Reforço Escolar em níveis básicos e intermediário.

Como encontrar alunos em Belo Horizonte?

Descubra onde dar aulas particulares na capital mineira. Belo Horizonte: um universo de possibilidades para professores particulares.

Outra alternativa para trabalhar como professor é, sem dúvida, dando aulas particulares na residência de seus alunos.

Dar aulas no seu bairro

A primeira maneira de encontrar alunos é nas proximidades de sua própria residência. Ou seja, no seu bairro, na sua região. Veja algumas dicas para começar a sua busca:

  • Distribua anúncios, cartazes e cartões: no supermercado, na farmácia, na padaria, no bar da esquina… Certamente você já viu um quadro de anúncios de babás ou de venda/aluguel de imóveis, verdade? Pois bem, você também pode fazer o mesmo! Nossa única dica é: faça um anúncio caprichado, profissional, afinal são os seus serviços e sua imagem que estarão em jogo. Destaque sua formação, sua experiência e seus contatos de forma clara.
  • A tradicional caixa de correios: na sua vizinhança há clientes em potencial! Por isso não tenha medo de deixar sua propaganda nas caixas de correio das redondezas. Um cartão, um flyer explicativo, algo profissional, que comunique bem os seus serviços.
  • Identifique os estabelecimentos escolares: nada mais óbvio – alunos de reforço escolar frequentam escolas! Pois bem, nada melhor do que pesquisar e visitar as escolas do seu bairro, públicas e privadas, e até universidades. Deixe seu material de divulgação e, se possível, converse com alguém na secretaria para fazer os devidos contatos e apresentações.
  • Mexa-se! A dica é simples: não fique parado em casa, esperando que os alunos batam à sua porta. Pegue o ônibus, metrô, visite bairros vizinhos, expanda seus horizontes.

Publique seu anúncio online

Não hesite em utilizar todos os recursos possíveis para encontrar seus clientes o quanto antes. Hoje em dia você pode divulgar seus serviços em diversos sites especializados. Analise tudo que a internet coloca à sua disposição, desde que ajude a espalhar a notícia:

  • Blogs educacionais
  • Fóruns
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn)
  • Classificados Gratuitos Online
  • OLX
  • Mercado Livre
  • Ou… Superprof!

Seja um Superprof!

Para encontra o maior número de alunos possível, não perca tempo e se inscreva já no Superprof!

Nossa plataforma tem o papel de colocar em contato alunos que buscam aulas e professores particulares!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de receber elogios e comentários de alunos, além de estabelecer o preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Procure levar em conta o valor que outros professores praticam na mesma localidade, em função da área de conhecimento. Por exemplo: você sabia que a média do valor cobrado pelos professores  de dança em BH é de 65 reais, enquanto o preço médio da hora aula de um professor de matemática é 45 reais?

Você pode publicar seu anúncio gratuitamente: o site não cobra tampouco nenhuma comissão sobre as aulas que você ministra. Você continua com sua independência e autonomia de professor particular. Veja alguns depoimentos:

  • Superprof ajuda a encontrar muitos alunos!
    Marina, Profe de matemática, física e química, Contagem-MG.
  • Só alunos sérios com o Superprof!
    Beatriz, Profe de Psicologia, Brasília.
  • Não nascemos n°1, nos tornamos com o Superprof!
    Pedro, Profe de violão e guitarra, São Paulo.
  • Profes podem publicar anúncios gratuitamente no Superprof!
    Bruno, Profe de espanhol e italiano, Curitiba.
  • Superprof se tornou a atividade principal de muitos profes!
    Daniel, Profe de inglês, São Paulo.
Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz