Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Dicas incríveis para se adaptar como professor particular

De Carolina, publicado em 03/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como criar aulas particulares sob medida?

Dar aulas particulares não é necessariamente complicado. Mas o professor precisa de algumas qualidades para fazer isso da melhor maneira possível.

É diferente de dar aulas para escolas públicas, escolas particulares, universidades. Quem dirá dar aulas particulares! Você terá que adaptar seu conteúdo para cada aluno, basicamente.

Independente do local e do nível de ensino, você deverá ser sério, presente e pedagógico.

Mas a pedagogia a ser usada não é a mesma. Um professor particular presta um serviço: ele está aos serviços de seu aluno e deve se adaptar completamente a cada um. Isso é mais um coaching escolar que simplesmente uma aula em sala.

Essa característica funciona para todas as disciplinas: matemática, inglês, física, química, história, geografia, piano, violão…

O sucesso de seu aluno depende muito da sua motivação mas também de seu trabalho com ele. Então, pronto para dar aulas particulares sob medida?

Nós somos legais e vamos te dar algumas dicas para você construir suas aulas sob medida para cada um de seus alunos. Não se preocupe, você terá todas as ferramentas nas mãos no final deste post.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Sob medida, a essência das aulas particulares

As aulas particulares ajudam as pessoas a enfrentar suas dificuldades Ele está pedindo ajuda, basta você ensinar lhe o caminho

Seja no primário, colégio, ensino médio, o professor deve seguir um programa e terminá-lo no fim do ano. As aulas são adaptadas para a grande maioria sem levar em conta as forças e fraquezas de cada aluno.

As aulas nas escolas podem não ser adaptadas tanto para os alunos que têm facilidade ou dificuldade. Para os que têm facilidade, as aulas avançam lentamente. Para os que têm dificuldade, as aulas avançam muito rápido. Então, esses últimos podem se sentir perdidos e inseguros.

Eles têm vergonha de perguntar na sala de aula, de pedir para o professor repetir algo que eles não entenderam. Suas notas normalmente não são boas justamente porque as aulas não são dadas da maneira certa para ele assimilar o conhecimento.

O interesse de dar aulas particulares é justamente de poder explicar para o aluno sob medida aquilo que ele não entendeu em sala de aula.

Mas também as aulas particulares podem servir para os alunos que têm facilidade para eles avançarem ou aprofundarem em uma matéria específica.

Ser um bom professor particular é adaptar-se a todos os casos. Isso é indispensável para dar aulas úteis que vão fazer o aluno progredir e ajudá-lo a enfrentar suas dificuldades na escola.

As aulas sob medida funcionam para todos os níveis de estudos e para todas as disciplinas e formas de ensino: reforços escolares, aulas de biologia, informática, inglês para alunos do primário, colégio, ensino médio. Além disso, elas te ajudam a:

  • Ser um bom professor particular
  • Fidelizar seu aluno
  • Desenvolver sua clientela: seus alunos e pais vão falar de você para outros alunos e pais e assim você vai encontrar mais clientes
  • Prestar um serviço de qualidade
  • Divertir-se! É melhor fazer algo diferente que fazer sempre fazer a mesma coisa ou dar a mesma aula, não’

Depois de escrever um anúncio bonito de aulas particulares e encontrar alunos, já é tempo de passar para a próxima etapa.

Conversar com o aluno antes de dar as aulas particulares

Revise provas e exercícios antigos com eles Reveja com o aluno quais são seus pontos fortes e fracos

Para entender melhor as dificuldades e criar uma aproximação com o seu aluno, é importante ter uma primeira conversa para saber quais são os principais pontos para tratar com ele.

Ter consciência das necessidades de cada um é o primeiro passo para encontrar mais e mais alunos para dar aulas particulares.

Essa conversa não se trata da primeira aula, claro. Ela não deve ser contabilizada como tal e ela pode ser mais curta.

Veja aqui alguns conselhos para encaminhar bem essa conversa pré aula:

  • Converse com o aluno sobre a matéria que você vai dar para ele: o que ele pensa sobre ela (aula de português, matemática ou idiomas)? Por que ele acha que ele precisa de aulas particulares? Ele prefere ter aulas online via webcam? Pergunte para ele se ele sabe como você pode ajudá-lo, o que ele espera de você. Faça-o dizer em palavras aquilo que ele sente e aquilo que ele precisa.
  • Utilize os últimos deveres de casa do aluno na matéria: olhe suas últimas notas. Pergunte-o onde ele pensa ter errado até agora? O que ele gostaria de aprender e se ele quer rever os exercícios ou questões que ele errou anteriormente? Ou, ao contrário, olhar quais foram os exercícios e questões que ele acertou, por que ele acha que ele acertou?
  • Teste o seu aluno: você pode preparar um questionário com as noções ensinadas no seu nível escolar e ver o que ele responde bem ou não. Explique que o questionário não vale nota e não tem o objetivo de julgá-lo. É somente para saber como você vai trabalhar com ele. Então, nada de pressão!

Meia hora pode ser o suficiente para fazer isso. Você escolhe se começa as aulas particulares logo em seguida para trabalhar os pontos fracos do aluno ou se começa as aulas depois.

Pronto, vocês já decidiram quando serão as aulas. Agora falta escolher onde dar as aulas particulares para esse aluno: em casa, na biblioteca…

Os pais podem ajudar o professor a planejar suas aulas

Mãe ou pai podem ajudar muito nas aulas particulares Avance junto com os pais de seus alunos

Os pais geralmente conhecem bem seus filhos, seus pontos fortes e fracos. Normalmente, são eles que decidem chamar um professor particular por terem percebido que seus filhos têm dificuldade em tal e tal matéria. Os pais sabem, por exemplo, qual é a matéria que os filhos pedem mais ajuda para fazer os deveres de casa, quais são as teorias que eles não entendem, que não sabem onde erraram, que eles têm notas ruins…

Os pais são os primeiros que vão poder te informar todas essas questões. Perguntando tudo isso para eles, você terá as bases para planejar as aulas de acordo com as necessidades de seus filhos.

Nossa dica é ter uma conversa pré aula com eles também depois de conversar com o aluno:

  • Falar sobre o que você sentiu na conversa com o seu filho
  • Explicar a pedagogia e a metodologia que você utiliza para ajudar o aluno
  • Tranquilizá-los, se for preciso, sobre as capacidades de seus filhos para tal matéria
  • Perguntar o que eles acham e pedir a participação deles no planejamento de suas aulas: é importante que eles se sintam implicados (se eles quiserem, claro). Com isso, o aluno sentirá o seu apoio e o de seus pais também.

Isso faz parte das etapas importantes para se tornar um bom professor particular!

Aulas particulares de acordo com os pontos fortes e fracos dos alunos

Aprenda a entender a necessidade de cada um Cursos exclusivos são mais eficazes

Um ponto crucial para planejar bem suas aulas particulares é conhecer os pontos fortes e fracos dos seus alunos.

Tome cuidado para não propor somente exercícios que trabalham os pontos fracos de seus alunos. Isso pode desencorajá-los completamente por não conseguir resolvê-los.

Misture as noções complicadas e fáceis para ele.

Seu aluno é bilíngue em espanhol mas não conhece nada de inglês? Sugira trechos de filmes e séries que misturam as duas línguas! Você pensou a mesma coisa que a gente? A série sobre Pablo Escobar, Narcos, com Wagner Moura pode ajudá-lo (de acordo com sua idade, claro!). Eles misturam espanhol e inglês em cada episódio. Isso vai ajudá-lo a melhorar em inglês e praticar o espanhol.

Adaptar-se faz parte, claro, das qualidades de um bom professor em domicílio.

Reforço escolar garante os melhores resultados a longo prazo

Acompanhar um aluno a longo prazo é o mais eficaz, com certeza. Você vai conhecê-lo cada vez mais e poderá ajudá-lo em vários momentos de sua vida escolar: a passagem do colégio para o ensino médio, tirar boas notas, conseguir passar de ano, passar no vestibular ou até mesmo acompanhá-lo em seus estudos superiores.

As vantagens:

  • Melhor produtividade para ele e para você
  • Boas referências para você: imagine poder dizer “eu conheço esse aluno desde seus 8 anos e hoje ele tem 18 e eu continuo a acompanhá-lo em suas conquistas como estudante de engenharia”. É gratificante para você!
  • Boa relação com o aluno: você saberá guiá-lo porque conhece bem suas dificuldades.

E para acompanhar um aluno a longo prazo, é claro que você vai ter que preparar aulas sob medida. Cada aluno é único e merece seu interesse de maneira individual e particular.

Resumindo:

  • Aula particular = aula sob medida! É o básico quando a gente começa a dar aulas particulares em domicílio. Você terá um aluno por vez. Aproveite para ajudá-lo com seus métodos!
  • Aprender a conhecer os pontos fortes e fracos do aluno antes mesmo da primeira aula! Isso vai contribuir para que você planeje melhor as aulas para ele.
  • Trabalhe junto com os pais: quanto mais apoiarem o aluno, mais vontade ele terá de progredir.
  • Acompanhe seus alunos em longo prazo, se possível.

Você encontrará algumas dificuldades com certos alunos durante a sua carreira de professor particular. Mas lembre-se que o mais importante é escutar o aluno e identificar suas necessidades. Isso já vai ser uma grande ajuda, mesmo se o objetivo principal não for atingido satisfatoriamente.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz