A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Recesso escolar: o melhor período para dar aulas!

Par Fernanda le 30/12/2016 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > A grande procura por professores particulares nas férias
Table des matières

Sabia que as férias são o período ideal para trabalhar?

Espera aí… Como assim? Pois bem, parece contraditório, mas… É verdade.

Tá certo, sabemos que muitos sonham com a areia e o mar à nossa espera… Mas se você está precisando daquela grana extra, não planejou nada e tem tempo de sobra, o recesso escolar é o momento perfeito para você dar aulas particulares.

Nós garantimos que não será uma roubada!

Você só precisa de um pouco de motivação, organização e planejamento. Os estudantes estarão mais descontraídos, relaxados e terão mais tempo para estudar.

O verão pode ser a melhor época para dar suas aulas. Período de tranquilidade, sem estresse, no ritmo de cada aluno. Fora do contexto escolar, não existe mais aquela pressão de cumprir tarefas, tirar boas notas em provas e avaliações, além de mostrar evolução no desempenho escolar.

Curso intensivo, reforço escolar, intensivo de uma disciplina, oficinas em pequenos grupos… Você já sabe o que vai propor aos seus estudantes durante as férias?

Preparados? Abram seus cadernos, pois as férias chegaram!

Lembre-se: você é quem administra seu tempo e seus horários. Há tempo para tudo, inclusive para a tão sonhada praia!

Recesso: momento ideal para fazer um curso intensivo!

O curso intensivo é a modalidade perfeita para os alunos que necessitam de reforço escolar. Seja para antecipar a volta às aulas, revisar conteúdos para exames e provas, se preparar para o vestibular ou então se recuperar em uma disciplina específica. Ele pode ser realizado por qualquer aluno em ensino fundamental ou ensino médio.

Com cerca de 2 a 4 horas por dia durante uma semana – em função do pacote que escolher – essas aulas podem abordar de maneira detalhada e profunda o conteúdo de uma matéria e relembrar os pontos principais do currículo que devem ser trabalhados.

É uma boa opção para os alunos que não têm grandes dificuldades de aprendizagem, e que têm facilidade para acompanhar o ritmo necessário à consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Cursos intensivos no recesso. Como dar aulas para um adolescente que prefere viajar durante as férias?

E para você, professor particular, é uma excelente oportunidade para garantir mais horas de curso em um curto período… Para poder fechar as contas no final do mês!

Um curso intensivo particular permite visar disciplinas como língua portuguesa e matemática, mas também língua estrangeira e outros assuntos específicos. É também a ocasião de abordar diferentes áreas e alternar os conteúdos, evitando o cansaço excessivo.

É fundamental empregar uma metodologia de ensino e motivar os alunos durante as aulas.

A vantagem dessa modalidade é que os alunos podem aproveitar suas férias e fazer uma pausa antes de voltar às aulas, com o curso intensivo de uma semana. Muito melhor do que ocupar todo o recesso escolar com aulas particulares, não é mesmo? Ainda mais sabendo que aquela viagem tão esperada vai acontecer!

Bom, talvez você me diga que ainda não é motivo suficiente para convencer os alunos a estudarem nesse período… Você até já consegue imaginar a cara amarrada, o suspiro de tédio, chegando para a aula contra sua vontade… No entanto, é importante que todo aluno tenha a consciência da importância das aulas e da aprendizagem. Ainda mais se ele tiver certas dificuldades….

Antes de mais nada, planeje seu curso com antecedência, estabelece objetivos de aprendizagem em conjunto com o estudante, e lembre-se sempre de inovar em suas aulas.

Seus alunos mesmo assim resmungam de ter de estudar durante as férias? Como você consegue motivar um adolescente, por exemplo, a frequentar as aulas? Justo ele, que quer mesmo é sair, viajar, se divertir, ficar com os amigos…

O que pode ajudar bastante é a formação de pequenos grupos do mesmo nível e idade. É uma dinâmica produtiva e no caso do ensino de línguas, por exemplo, ainda mais eficaz. Em pequenos grupos, a conversação flui e fica mais fácil de treinar expressão oral e escrita.

Estudar um conteúdo durante o recesso escolar. Que tal revisar um conteúdo no avião? Já estão todos sentados, sem fazer nada…

Nas aulas de inglês ou espanhol, por exemplo, eles podem praticar contando o que fizeram nas férias, ou montando uma peça teatral sobre um tema que viram ou vivenciaram.

Dar aulas particulares para suprir as lacunas do aluno

Você sabia que dados de 2015 indicam que 27% dos alunos do Ensino Médio estavam com atraso de 2 anos ou mais? As informações são do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Alguns alunos têm dificuldades que se acumulam desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Seja em uma ou duas disciplinas, ou em assuntos específicos. Antes que seja tarde de mais, que o aluno se desmotive ou abandone os estudos, é importante encontrar uma solução de reforço escolar adequada para cada caso. As aulas particulares em casa podem ser uma alternativa muito eficaz, principalmente durante as férias de verão.

Longe da pressão habitual da escola, o aluno ganha tranquilidade e ritmo para aprofundar os conteúdos das matérias nas quais ele encontra mais dificuldade. Dessa maneira, pode até reconquistar as bases e os conceitos necessários para garantir o próximo ano letivo. Se ele estudar bem no recesso de final de ano, pode voltar às aulas com segurança e confiança.

Para que essas aulas particulares funcionem efetivamente, é fundamental que o professor aplique metodologias de ensino em função das necessidades de cada aluno. Por isso, antes de começar os estudos, faça uma investigação junto ao estudante:

  • Há dificuldades em quantas e quais matérias?
  • Há problemas de organização?
  • Faltam técnicas de revisão e estudo?
  • Falta motivação?
  • Existe algum bloqueio psicológico ou medo maior?

Repetir de ano é um dos maiores medos dos estudantes. É um dos principais motivos da evasão escolar. Portanto, realizar aulas em casa quando se tem mais tempo pode ser uma boa estratégia para ter uma noção geral do ano que se passou e do que está por vir.

Que tal estudar durante as férias? O reforço escolar ajuda muito na motivação e na autoconfiança

Como dar aulas particulares eficazes para um aluno com dificuldades de aprendizagem?

  • Estabeleça uma relação de confiança com ele
  • Transmita boas técnicas e métodos de estudo
  • Faça aulas sob medida, personalizadas
  • Estimule o gosto pelo conhecimento
  • Crie um ambiente de troca de experiências
  • Faça aulas mais lúdicas
  • Inove nos recursos pedagógicos
  • Valorize os acertos e os avanços

Quando os alunos enfrentam dificuldades em sala de aula, eles acabam se sentindo ainda mais inseguros para tirar dúvidas e pedir mais explicações na frente de toda a turma. É um efeito bola-de-neve. Na aula particular, isso não será um problema: o professor está lá para ele, para ouví-lo e atendê-lo da melhor maneira. Daí a retomada da motivação e da confiança em si mesmo.

Dar aulas nas férias para revisar uma disciplina específica

Quando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular se aproximam, o estresse e a angústia tomam conta de todas as turmas. Medo de fracassar, dificuldades em uma matéria, falta de organização… Os problemas se sobrepõem. Ora, o professor particular pode ser uma solução ideal para esses momentos de tensão. As férias de julho e de final de ano são momentos propícios para revisar uma disciplina inteira!

Dependendo do curso que o estudante quiser prestar – como, por exemplo, medicina ou direito -, deve ser dado o foco em disciplinas específicas, como matemática, história etc.

Nessas horas, muitos estudantes contratam um professor particular para começar a revisar a matéria em casa.

Ler para melhorar o desempenho escolar. Ah, a leitura! Ela faz viajar… e também passar no vestibular!

Se você é professor de matemática, de língua portuguesa, biologia, física, química… Enfim: que tal preparar um programa específico de revisão para seus alunos durante as férias?

E por que não tentar uma metodologia diferente, inovadora?

Para os professores de história, por exemplo, uma possibilidade é a análise de notícias e reportagens em jornais. Mais agradável e interessante do que rever aqueles mesmos livros de sempre, não é mesmo? Além de criar conexões com assuntos atuais, os conteúdos são contextualizados e ganham real significado para o estudante.

Para revisar a língua portuguesa ou treinar seu aluno para a redação do Enem, uma ideia é escolher temas polêmicos recentes, como a legalização do aborto, violência contra mulheres, corrupção, tolerância religiosa…

Aulas de reforço escolar nas férias: o dinheiro vale a pena?

Se tornar um professor particular é uma oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, suas paixões, transmitir os saberes àqueles que precisam e, também, ganhar dinheiro fazendo tudo isso.

Seja você um profissional da educação ou um estudante, uma coisa é fato: dar aulas em casa vai tomar um certo tempo de sua vida.

Como trabalhar durante o recesso escolar. Professor particular: chega de cabular aula!

Sabemos que o ano é carregado de atividades para todos: entre o trabalho principal, os estudos, a família e os filhos, levar o cachorro para passear, a aula de yoga, o cabeleireiro e a natação, cadê o tempo livre disponível para dar as aulas particulares?

Por isso mesmo que recomendamos que você concentre esse trabalho durante as férias ou recesso. Você consegue duplicar suas horas/aula e com isso vai aumentar rapidamente seus rendimentos.

A demanda por aulas particulares varia muito em função do ano letivo. Geralmente é por volta de agosto ou até mais tarde que os pais tomam a decisão de ajudar seus filhos com aulas de reforço. Ao propor seus serviços durante o recesso de final de ano, você ganha tempo e tem mais tranquilidade para organizar seu trabalho.

A motivação nesse período é muito mais bem aproveitada. Depois de algumas semanas de férias, o aluno volta relaxado e mais bem disposto. Você também terá mais ânimo ao saber que sua agenda estará cheia de alunos, e suas aulas serão todas pagas.

Pois bem, as férias estão chegando por aí… E o que você planejou? Dar aulas?

 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz