Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Aulas particulares da língua portuguesa através de câmeras online

De Camila, publicado em 17/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Dar aulas do idioma do Brasil por webcam

Muitos professores em início de carreira podem se deparar com um bloqueio na hora de transmitir certos conhecimentos. Tal fato pode acontecer por medo de errar, por insegurança de não dominar bem um tópico ou até mesmo timidez diante de certos alunos.

Determinadas barreiras que comprometem a habilidade de expressão dos professores podem refletir no rendimento dos alunos, acarretando na diminuição do interesse e na queda da motivação pela aula.

Essa angústia vivida por alguns tutores pode ser reduzida graças a ferramentas tecnológicas possíveis de serem aplicadas no ensino da língua portuguesa.

Aulas particulares podem, hoje em dia, ser dadas através de videoconferências. Isso quer dizer que, se aluno e professor possuem computador, conexão internet e webcam, o encontro virtual e a transmissão de conhecimento é possível.

Muitos educadores podem se sentir mais a vontade para ensinar quando “protegidos” pela tela do seu PC.

As sessões de ensino via webcam, no entanto, não precisam acontecer apenas se houver um desconforto com o contato pessoal entre mestre e pupilo. Mesmo porque, se você escolheu esta linda profissão de professor é porque deve gostar de estar próximo aos alunos.

Muitos tutores particulares são bastante queridos por seus aprendizes. Se, por algum motivo, um dos dois precise mudar de cidade (ou até mesmo de país), as aulas não precisam mais ser interrompidas: graças à era tecnológica em que vivemos, educadores podem se conectar com estudantes à qualquer hora, em qualquer lugar do mundo!

Chega de sofrimento da parte do jovem que deverá seguir a família e se instalar longe dos amigos e do mestre que adora. Sem falar no alívio que é para os pais poder contar com o professor particular que tanto contribui para o desenvolvimento linguístico do seu filho.

O encontro entre aluno e tutor nem sempre é a melhor opção. A comunicação face-a-face pode ser um problema para alguns professores.

Tal contato seria inimaginável há 20 anos. Felizmente, os tempos evoluíram, assim como as possibilidades e as ferramentas para o ensino da língua portuguesa.

Superprof.com.br te dá algumas orientações básicas caso você queira se lançar na prática da aula particular de português por videoconferência.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Possuir um bom material com som e vídeo de qualidade

Aulas através de videoconferências podem proporcionar várias vantagens para o professor e para o aluno:

  • eles não precisam sair do conforto de suas casa;
  • mesmo fisicamente à distância, ambas as partes se sentem próximas graças à comunicação em tempo real;
  • os cursos virtuais, como os presenciais, podem ser adaptados e modificados de acordo com as competências e necessidades linguísticas de cada aluno.

Entretanto, é impossível garantir sessões de qualidade sem possuir um material à altura. Seus estudantes podem estar em nível básico, intermediário ou avançado: se seu computador e seu aparato de vídeo e som não forem bons, nem um milagre fará com que a aula seja bem aproveitada!

Para que a videoconferência proporcione a sensação de proximidade desejada durante um curso particular, alguns detalhes devem ser observados ao adquirir ou melhorar seu equipamento de trabalho.

Seu computador deverá possuir uma memória RAM considerável

A utilização da webcam exige uma grande quantidade deste tipo de memória. Caso ela não seja suficiente, sua câmera vai parar de funcionar no meio da transmissão (ou nem vai ligar). Ou seja, sem RAM suficiente, nada de aula de português particular à distância.

O aconselhável é um mínimo de 256 Mb para PC e 512 Mb para Mac;

Ter uma conexão de internet de alta velocidade

Além de consumirem muita memória RAM, as webcams também exigem muita força da conexão internet. Ela deverá, então, ser de alta velocidade para dar conta do serviço.

Sem uma conexão rápida, seu áudio fica todo picado e sua imagem toda pixelizada. Isto é, se ela não congelar.

Se você está na dúvida se seu wi-fi dá conta do recado, opte por uma conexão à cabo (ethernet). Ela evitará também eventuais problemas com a identificação do endereço de IP.

Possuir uma webcam

A esta altura do campeonato, já é mais que óbvio que se você não possuir uma câmera para web, sua ideia de aula particular por videoconferência não vai funcionar.

No entanto, não é preciso quebrar muito a cabeça com esse item, pois as webcams integradas aos laptops são, normalmente, de boa qualidade. Elas são suficientemente satisfatórias para as comunicações em tempo real via vídeo.

As câmeras avulsas que encontramos no mercado também são boas. Lembrando que o objetivo não é produzir um filme hollywoodiano em HD. Basta que você e seu aluno se vejam bem para que a aula aconteça tranquilamente.

Utilizar fones de ouvido e microfone

Os microfones integrados aos laptops não são tão eficientes quanto às webcams. Eles captam muitos sons “parasitas”, o que atrapalha a compreensão do aluno, assim como a comunicação durante o curso.

As aulas particulares de português precisa ser bem entendidas pelo aluno e pelo professor. O fone de ouvido que já vem com o microfone é o ideal.

Utilizando um fone de ouvido, você terá certeza que escutará em detalhes tudo o que seu pupilo perguntar. Nada mais chato do que um monte de “hã?, hein?, pode repetir?, o quê?, não te escutei direito”, no meio da conversa.

A melhor opção aqui é aquele modelo que possui o fone e o microfone em um só objeto (como os utilizados por jogadores de videogame online).

Quais programas utilizar para fazer a videoconferência?

Depois de preparar um material “top de linha” para a transmissão das suas aulas, chegou a hora de descobrir quais programas utilizar para fazer as ligações.

Não podemos negar que existem várias opções disponíveis para download.

Skype, Hangouts, WhatsApp, Viber, FaceTime, Facebook Messenger, entre outros.

Então, como saber qual deles escolher?

Superprof.com.br elegeu dois dos citados acima: Skype e Hangouts.

Skype

De origem sueca, este programa de videoconferência mundialmente conhecido foi adquirido pela Microsoft. Ele é, sem dúvida, o mais famoso meio de se fazer uma ligação com vídeo via internet em todo o globo terrestre.

Se sua reputação é tão boa, é porque o serviço prestado por ele também é de boa qualidade. Claro que para que seu desempenho seja otimizado, sua máquina (seu computador) e sua conexão internet têm que ser de bons.

Além de tudo, o software é gratuito.

Para melhorar ainda mais as opções de uso, recentemente o Skype lançou a sua versão online. Isso quer dizer que se você não quiser baixá-lo no seu computador, você não precisa. Basta acessar o site e fazer seu login.

O ponto fraco do Skype é o fato dele “sugar” muita conexão internet para se manter conectado. Tal característica pode acarretar na queda das ligações de maneira inesperada, sem contar com a possibilidade de imagens com definição ruim e som picado. Por isso é essencial uma conexão de alta velocidade.

Se você ficou decepcionado(a), não desista ainda desta opção de formato de aula particular de português, pois outros programas estão à sua disposição.

Vários softwares podem ser utilizados nas aulas via webcam. O Skype é uma das opções de programa para se fazer uma videoconferência.

Hangouts

Este programa entra na nossa lista pelo fato de ser desenvolvido e disponibilizado por nada mais, nada menos que a gigante Google.

Moderno, agradável de ser utilizado e gratuito (!!!), o Hangouts encontra-se ligado à sua conta de e-mail do Gmail.

Se você tem um endereço eletrônico gerenciado pela Google, então basta acessá-lo e você terá entrada livre e direta à interface de diálogo.

Através dela você pode fazer ligações de áudio e vídeo em alta definição (HD), trocar mensagens de texto (mesmo enquanto a ligação estiver no ar) e ainda adicionar outros participantes à sua conversa caso deseje (até 10 participantes em uma mesma ligação).

Além do mais, ainda existe a possibilidade de transferir suas sessões feitas através deste programa para o YouTube! Nada melhor para aumentar sua popularidade do que ter vídeos bombando na internet!

Estimular a produção de texto através de meios digitais

A produção escrita possui uma estrutura que, se negligenciada, compromete o produto final. Sem contar com o gasto de tempo da pessoa que redige o texto.

Por ser professor particular de português, você está ciente da carga de trabalho envolvida em uma redação de qualidade.

Para tornar sua ambição de dar aulas particulares de português por videoconferência realidade, algumas medidas práticas precisam ser adotadas.

Você já parou para pensar em como vai ler e corrigir uma redação produzida durante uma sessão via webcam? E os deveres de casa, como serão controlados? Sem falar nos ditados…

Neste caso, a troca de material escrito deve ser simples, assim como a sua produção e seu compartilhamento.

Existem à sua disposição alguns programas que podem ser utilizados em favor de suas aulas, como o Word e o Google Docs.

Microsoft Word e as aulas de português à distância

Não existe ninguém que utilize computadores que não conheça o Microsoft Word.

Normalmente o programa já vem instalado no seu PC se você o compra diretamente da loja. O único inconveniente é que a licença que o usuário ganha para utilizá-lo é limitada e vence mais rápido do que imaginamos.

Sendo assim, contar com o uso constante do Word é sinônimo de gasto constante: para que sua autorização de acesso ao software esteja sempre válida, é necessário o pagamento de uma mensalidade.

Custo extra, mas que vem com a garantia de um produto de qualidade e compatível com suas necessidades.

Google Docs: alternativa gratuita ao Word

O Google Docs foi criado para ser concorrente ao programa de produção de texto da Microsoft. Gratuito, ele te dá várias opções de edição de escrita que são idênticas às do seu “coleguinha”.

O contato pode continuar assíduo mesmo quando aluno e professor particular não morem na mesma cidade. Hoje em dia é fácil manter contato, mesmo à distância.

Ele te permite redigir um texto a várias mãos, ou seja, várias pessoas em diferentes computadores trabalhando sobre a mesma produção escrita simultaneamente.

Parece loucura, mas não é. Tal função é possível graças à conexão direta do software à internet. Isso permite também a utilização de Google Docs sem a necessidade de download do programa, já que sua versão é utilizada diretamente através da conexão a seu website.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *