A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Um professor de guitarra pode ensinar pela Internet?

Par Fernanda le 22/11/2016 Blog > Música > Violão > Como dar aulas de violão pela webcam
Table des matières

Antigamente, o jeito mais clássico de se aprender guitarra ou violão era estudar em uma escola de música, certo? Hoje, a Internet revolucionou o universo dos cursos particulares e permite que qualquer pessoa consiga transmitir seus conhecimentos aos milhões de internautas espalhados pelo mundo.

Com uma webcam de boa qualidade e uma conexão confiável, ensinar tornou-se tarefa simples e fácil: é possível mostrar como se toca uma música, detalhar exercícios ou ainda corrigir o posicionamento das mãos do aluno.

Se você também tem vontade de dar aulas de guitarra ou violão pela webcam, descubra todas as boas razões para começar já!

Dar aulas de violão online: a última moda!

Qual estudante de guitarra nunca assistiu Smell Like Teen Spirit várias vezes no Youtube e tentou tocar junto?

Ensino de um instrumento via webcam Como dar aulas de violão com uma câmera?

Graças aos apaixonados pela guitarra, aos pacientes estudiosos ou professores de plantão, enfim, esse pessoal bem bacana, hoje encontramos todos esses clássicos do rock disponíveis em tutoriais no Youtube e em outros sites especializados. Solos eternos, riffs muito loucos, introduções paralisantes… Sim, está tudo lá na net!

Enfim, basicamente, é simples: o professor mostra como toca, passo a passo, pela câmera. Sem segredos. Você pode até assistir aos vídeos fazendo abdominais, tendo acabado de acordar, com seu apartamento naquela zona…. A sala de aula dos sonhos!

É bom saber: se você não fala português muito bem, sem problemas! A língua da música é universal. Mas claro, há também tablaturas e partituras disponíveis no site, e isso vai ser suficiente para você.

Para se ter uma ideia de como esse esquema de vídeo funciona, selecionamos dois canais que fazem muito sucesso em todos os estilos musicais:

Guitar Player Brasil: um site voltado principalmente para guitarristas, mas que traz estilos variados como blues, jazz e rock (28.541 inscritos).

CifraClub: videoaulas de violão, guitarra, contrabaixo, bateria, canto e teoria musical produzidas pelo maior site de cifras e tablaturas do país, o CifraClub (3.254.029 inscritos).

Explore ao máximo esses canais e procure outros, nos mais variados estilos. Descubra o estilo de aula que mais lhe agrada (engraçado, falante, didático, profissional, com tablaturas e partituras…), e inspire seu lado artístico e profissional!

Dar aulas de guitarra via webcam: liberdade absoluta!

A grande vantagem da Internet é essa: você não tem horários fixos para cumprir!

Cronograma do professor particular via webcam Como dar aulas de violão e escolher seus horários?

Por exemplo: se você é daqueles que funcionam melhor à noite, pode encontrar alunos que sejam como você e prefiram estudar mais tarde. Fique livre para marcar suas aulas às 20 horas, por exemplo. Ou quando quiser! O importante é se certificar que é permitido fazer barulho onde você estiver.

Isso é válido até para aqueles que acordam cedo e preferem fazer uma aula às 8 horas da manhã. Você com certeza vai encontrar alunos na Internet que têm os mesmos hábitos e poderá organizar seus horários em função disso. As aulas online trazem flexibilidade tanto para alunos quanto para professores. É uma vantagem incrível!

Guitarristas do mundo inteiro são professores

Basta uma boa conexão Internet, um computador e… Pronto! Você está diretamente conectado a milhares de futuros músicos ao redor do mundo.

Você pode até estar na casa de um amigo, no sítio dos seus pais ou em férias: sempre vai ser possível reservar uma horinha para dar sua aula de música.

Que tal adotar essa agenda quando estiver em férias, na praia, com os amigos:

  • Manhã: hora do descanso!
  • 12h-13h: aula de guitarra ou violão
  • Tarde: praia!
  • 18h-19h: aula de guitarra ou violão (enquanto os amigos tiram um cochilo ou tomam banho)
  • Luau na praia!

Seja um professor particular via webcam As aulas de guitarra online têm a vantagem de dar muita liberdade para os guitarristas!

A vida parece um sonho quando se é professor de violão pela Internet, não é mesmo?

Outro argumento: nem sempre é fácil encontrar um bom professor, não é mesmo? Aquele com quem você se sinta à vontade e com que tenha uma relação de troca muito boa. Nesses casos, a webcam só chega para ajudar: se um de seus alunos muda de cidade, por exemplo, ou sai em férias. Ou então se um dos seus alunos indica suas aulas para amigos que não morem na mesma cidade. Tudo fica possível pela Internet! Fora que todos saem ganhando nessa história.

As aulas de violão pela internet são muito práticas

É tudo muito prático: caso você quebre uma perna, ou quebre seu carro, caia aquele temporal de congestionar todas as ruas do bairro, ou se você simplesmente não está a fim de se arrumar para sair de casa… Você pode dar suas aulas de casa!

Escolha um local adequado, seja no seu quarto ou na sala, se instale confortavelmente em um sofá ou numa cadeira e posicione o computador à sua frente. Pronto!

Não se esqueça de se certificar sobre a sonorização, ou seja, se você está fazendo muito barulho para os vizinhos. Nesse caso, vale a pena investir no isolamento acústico do ambiente em que der seu curso. Mas isso é simples: caixas de ovos nas paredes já são suficientes! Ok, é brincadeira… Só que não!

Internet: grande enciclopédia para guitarristas

Aprender um instrumento com a ajuda do seu computador se tornou algo bem comum hoje em dia. Os estudos de guitarra ou violão são extremamente acessíveis hoje em dia. Você encontra de tudo e mais um pouco nas redes. Nos vídeos tutoriais, você descobre dicas e conselhos sobre os mais variados temas:

  • Aprender a segurar o violão ou a guitarra corretamente;
  • Aprender a tocar sozinho;
  • Aprender o violão clássico;
  • Aprender o solfejo;
  • Aprender a ler uma tablatura;
  • Aprender a tocar guitarra em alta velocidade;
  • Aprender a tocar com a mão esquerda;
  • Aprender a usar uma palheta;
  • Aprender algumas músicas ao vivo na web (com o Periscope)
  • Aprender os seus estilos preferidos no violão ou na guitarra.

Dar aulas de música pela webcam para superar a timidez

Aqui vamos falar em ambos os casos: tanto para um professor quanto para um aluno tímido. Saiba que muitas pessoas ainda enfrentam esse problema: das mais novas às mais experientes. Portanto, o mundo digital pode, sim, contribuir no desenvolvimento da comunicação. Veja só como!

Dar aulas na web quando somos professores tímidos

Uma pessoa apaixonada pela música e pelo ensino não é necessariamente uma pessoa super expansiva! Nem todos temos o dom de nos sentirmos completamente à vontade em público.

Dê aulas particulares na Internet Vibre suas cordas e crie melodias atrás da sua câmera!

Às vezes, mesmo quando o público se resume a uma só pessoa, os tremores e o suor frio não vão embora! Isso porque a timidez não tem causas tão evidentes assim. Além disso, alguns alunos podem ser críticos e o nervosismo de um professor iniciante pode gerar inconvenientes!

Por isso que as aulas via webcam podem ser uma solução para aqueles que têm medo de ficar cara a cara com outra pessoa. O estresse vai embora com a distância física, e isso pode ser um treino para que, futuramente, você supere essa dificuldade.

Fazer aulas na web quando somos alunos tímidos

Existem estudantes que têm dificuldades em serem observados presencialmente. E outros que não lidam muito bem com a pressão de uma presença constante para corrigir e avaliar sua prática.

Sim, existem pessoas extremamente autocríticas, que muitas vezes deixam de fazer certas atividades apenas para evitar o estresse de serem julgadas. Até aquelas que já sabem tocar um pouco.

Tocar guitarra e violão deve ser uma atividade prazerosa e produtiva. Portanto, as aulas a distância podem aliviar essa tensão.

Dar aulas via webcam para complementar a renda

Muitos músicos profissionais são também professores e dão aulas durante a semana, alternando entre shows, ensaios e gravações.

Há também os músicos que possuem uma outra profissão para sustentar a vida.

A esses, nós perguntamos: que tal começar a trabalhar com o que mais gosta? Por que não compartilhar essa paixão e esse conhecimento com outros futuros guitarristas?

Ganhar dinheiro dando aulas pela Internet

Durante o tempo livre, você pode optar por dar aulas de violão ou guitarra a um preço definido, normalmente na média de 50 reais a hora.

Declarando ou não essa nova profissão, o fato é que você vai ganhar dinheiro dando aulas para internautas de todos os níveis de estudo e idades.

Como receber com cursos de música pela web É possível ganhar dinheiro dando aulas de guitarra!

No portal do SuperProf, por exemplo, você pode até indicar que tem a disponibilidade para dar aulas exclusivamente via webcam.

Para estar sempre regularizado, recomendamos que você fature suas aulas como microempresário (via Simples Nacional ou MEI).

Ganhar dinheiro com publicidade nos seus vídeos de violão

Aproveitamos a oportunidade para lembrar que os vídeos publicados no Youtube permitem que você tenha rendimentos com publicidade. Isso começa a ser rentável a partir de 1.000 visualizações.

Então o que você está esperando? Que tal se lançar nessa empreitada?

Para aumentar ainda mais suas possibilidades, não se esqueça de otimizar seu vídeo e a descrição dele. Saiba como fazer:

  • Crie um título com palavras-chave atraentes como « Aprenda a tocar tal música na guitarra »;
  • Acrescente uma descrição embaixo do vídeo contendo de novo as palavras-chave;
  • Dê o mesmo nome do título ao seu vídeo;
  • Produza um conteúdo coerente. Pode parecer ingênuo, mas por exemplo: se o seu vídeo é para guitarristas iniciantes e você não explica os acordes de base da própria música em questão, você vai perder audiência e receber notas bem ruins!
  • Último conselho: lembre-se de compartilhar seus vídeos nas redes sociais ou em sites especializados de música ou de aulas particulares.

Dar aulas de violão ou guitarra por webcam é uma oportunidade única, principalmente para aqueles que querem ensinar e não têm muito tempo ou disponibilidade.

Você determina o preço da sua aula, você trabalha quando quer, de onde quer, escolhe seus alunos e seus próprios métodos.

E então, que tal escolher a liberdade e começar desde já?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz