A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

O que cai nos exames da língua inglesa no Enem?

Par Carolina le 16/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como são as provas de inglês do vestibular?
Table des matières

Dos vários alunos que passaram no vestibular, raro são aqueles que não estudaram inglês ou outra língua estrangeira.

A maioria dos alunos escolhe a língua de Shakespeare para as provas do vestibular e Enem. Eles são conscientes da importância dessas línguas no mundo atual!

O inglês, então, será um desafio para você que quer se tornar universitário!

Não deixe de praticar a leitura para sua prova de Enem Ler pode ser uma diversão e sempre será um aprendizado na língua inglesa

Para conseguir tirar boas notas na prova desse idioma, você vai ter que administrar seu tempo de estudos e utilizar algumas técnicas para melhorar o seu nível de escrita e oral.

Mas antes de estudar para as provas de vestibular e Enem, você deverá conhecer o funcionamento dessas provas.

Saber o que é cobrado no ensino médio na matéria de inglês será uma excelente ajuda para você! Isso porque o conteúdo que cai no vestibular e no Enem é o mesmo dado durante essas anos escolares.

Inglês no vestibular e Enem

A prova de inglês ou de outra língua estrangeira (depende de qual universidade) é obrigatória na primeira etapa ou fase dos vestibulares. Ela também está presente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Porém, o conteúdo e o tempo de prova variam de uma prova de vestibular para outra. A prova escrita de inglês normalmente só é cobrada para os candidatos de cursos de Letras.

Interpretação de texto

Campeão da primeira etapa (fase) do vestibular, a interpretação de texto em inglês é igual arroz de festa dos exames de qualquer universidade. Como ela sempre está lá, é melhor você praticar a sua leitura no idioma para ir bem na prova.

Afinal, a gente só aprende a ler lendo! Então, não perca tempo e comece a devorar sites de informação inglês. Muitos vestibulares utilizam textos da mídia inglesa e norte-americana para as questões de interpretação.

Então, para você que gosta de se atualizar (e precisa) para as provas de vestibular, por que não fazer isso em inglês?

No começo, você pode dar aquela travada por não conhecer tão bem o vocabulário. Mas quem disse que o começo seria fácil?

Consulte as palavras do idioma estrangeiro no dicionário A leitura é o segredo da interpretação de texto para o Enem

E como já dizemos acima, não há outro jeito de aprender! Então, um dicionário pode ser um grande amigo nessas horas. Não tenha preguiça em consultá-lo!

Se seguir esse conselho, você vai ver que as consultas se tornarão menos frequentes a medida que você for praticando a sua leitura.

Atualidades

Um dos temas recorrentes escolhidos por muitas universidades para seus vestibulares é a pura e simples notícia! Fique de olho em temas recorrentes que aconteceram durante o ano. Se vale para matérias como história, geografia, química, física… enfim, todas as matérias. Por que seria diferente com a prova de inglês?

Então, para ficar craque, separe de 20 a 30 minutos do seu dia para ler notícias da atualidade em sites anglófonos. Não deixe de consultar os clássicos BBC, The Washington Post, Time, The Times, The Guardian, The New York Times, The Huffington Post…

Quem sabe o texto da sua prova de vestibular de inglês vai estar no jornal de amanhã? Então, não deixe de dar uma olhada todos os dias!

Textos científicos

Eles caem com muita frequência! A dica é a mesma dada para seguir as notícias de forma geral.

Então, siga os avanços das pesquisas mais importantes feitas atualmente como a cura para o câncer, doenças degenerativas (Mal de Ausaimer, etc)…

Não se esqueça de temas sobre o desenvolvimento da tecnologia. Principalmente aquelas invenções que podem mudar o dia a dia da população como os smartphones (como aconteceu na década passada), etc.

Além de você treinar o vocabulário e a interpretação de texto em inglês, você ficará super atualizado e sempre terá algo para debater nas rodas de conversa (para não dizer que todo vestibulando é bitolado!).

Gramática

A gramática de inglês é enorme como a de todas as línguas. A gente pode estudá-la durante toda uma vida e mesmo assim a gente corre o risco de não conhecer todo o conteúdo.

Por isso, é melhor se concentrar nos temas que sempre caem na prova de inglês do vestibular e do Enem. O carro chefe sempre será a interpretação de texto, mas as perguntas sobre a gramática terão seu lugar reservado, pode ter certeza!

Então, o que sempre cai nos vestibulares e Enem em gramática?

Conjunções

As palavras de ligações (linking words) são um tema recorrente nas provas de inglês no vestibular e em todas as provas de línguas do mundo (até as de português).

Então, sabe aquela questão clássica da frase com um espaço em branco para completar? Pode ter certeza que esse espaço em branco deve ser preenchido com uma conjunção na maioria das vezes!

Então, quais são essas palavrinhas mágicas? And, but, or, so, although, because, for, if, since, both…and…, either…or…

E muito mais!

Então, faça bastante exercício desse tipo para treinar para as provas de vestibular de inglês. Eles são certeiros e garantirão alguns pontinhos para a tão sonhada nota final para passar em medicina, direito, comunicação…

O condicional

If I have… sabe?  As « if clauses »! O « IF »é uma palavra minúscula, composta por duas letras, mas coloca bastante complexidade na língua inglesa! Ela pode ser substituída pelo nosso « se ».

Quem nunca teve dificuldade em completar uma frase no condicional? Então, tire suas dúvidas rápido, caso queira tirar notas boas no vestibular.

Os professores que fazem as provas sabem muito bem que muitos alunos têm dúvidas com essa formulação e aproveitam para passar o funil através dela. Ou seja, elas fazem perfeitas pegadinhas de vestibular!

Enem e os exames de idioma devem ser feitos com muita atenção Coloque todas as ferramentas da língua inglesa a seu favor para o vestibular

Então, fique craque e aprenda todos os tempos verbais que podem ser combinados nas if causes. Os exercícios também são muito importantes nessas horas.

Discurso Indireto (Reported Speech)

Quando aquele coleguinha te conta uma coisa e você deve contar a coisa para outro coleguinha? É basicamente isso, mas em inglês.

He (she) said that…

Então, treine muita fofoca em inglês! Pode dar certo para a prova de vestibular e você nem imaginava! Mas atenção, só vale em inglês!

Agora, falando sério, a voz passiva também é um tema constante nas provas dos principais vestibulares e Enem.

Voz passiva

Quando a ordem dos fatos é invertida e você dá importância para outro fato, por exemplo: « The roads were repaired in a very short time » (As estradas foram consertadas em pouco tempo). A voz passiva também está entre os top 10 das provas de vestibular e Enem de inglês.

Pegue frases e tente invertê-las para ficar craque na voz passiva! Há muitos exercícios com o tema em simulados e sites online! Aproveite!

Durante a prova

Lembre-se que seu tempo é limitado! Então, não gaste seus preciosos minutos com as palavras que não conhecer nos textos e nos enunciados.

Sempre tente entender o contexto e não fique preso ao significado de uma palavra! Essa é a principal dica que podemos dar para a prova de inglês.

Como os exames são de múltipla escolha, se tiver dúvida em uma questão, leia as possíveis respostas antes de respondê-la.

Assim, ao ler o enunciado, você interpretará a questão ao mesmo tempo e achará a resposta certa mais facilmente.

Fique atento! Ou seja, concentração é a palavra-chave da interpretação e do acerto!

Não é hora de pensar na morte da bezerra nem na barra de cereais que está na mesa. A interpretação de texto é um dos pontos chaves da prova, então, se fizer uma leitura bem feita do texto, você não vai precisar de retornar a ele a cada dúvida que surgir na sua cabeça.

Pense que o tempo para ler será praticamente o mesmo. Então, é melhor fazer uma vez e bem feita que várias vezes mas sem se concentrar direito.

Preste atenção nos falsos amigos, ou seja, os falsos cognatos. Sabe aquela palavra que parece muito com a do português? Então, talvez, o significado delas não quer dizer a mesma coisa em inglês. Por exemplo: Actually – na verdade, o fato é que… e não quer dizer atualmente como em português.

Saiba que os professores colocam essas palavras de propósito nas provas de vestibular e Enem. Isso porque eles sabem que o candidato desatento ou que não estudou direito vai cair na pegadinha!

Então, desconfie desde já se uma palavra em inglês parece com uma palavra em português! Pode ser que o significado não seja o mesmo…

Agora, o conselho que vale para todas as provas de vestibular e Enem: fique tranquilo!

Pense somente em coisas positivas na hora do vestibular No stress, nada de pânico e muita concentração para a prova de língua inglesa

Primeiro, porque não há como ninguém saber toda a matéria antes da prova. Isso porque o conteúdo é infinito e nenhum ser humano é capaz de saber tudo.

Pense que você fez o que pôde e vai fazer o melhor para tirar uma boa nota! Então, um dos segredos é ficar calmo e atento aos enunciados.

Vale também reforçar a importância de preencher bem o gabarito! Não marque C se a resposta que você achou foi a A e assim por diante.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz