Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

As melhores dicas para começar a tocar os instrumentos de corda

De Carolina, publicado em 12/10/2016 Blog > Música > Violão > Como começar a tocar violão?

Começar violão ou guitarra… É necessário todo um programa específico!

A gente já sabe que vai durar meses, anos, talvez décadas!

Mas antes de tudo, quando a gente quer aprender guitarra ou violão, é pelo prazer que a gente faz! Não para se lançar em um percurso difícil e interminável. Então, antes de iniciar o aprendizado, é importante se questionar para ver se é isso mesmo que você quer.

Depois, por onde começar? Tem que comprar uma guitarra ou um violão? Tem que aprender o solfejo com um professor ou aprender violão ou guitarra sozinho, com as tablaturas?

Eu posso confiar em um professor de violão ou guitarra online?

Para isso, vários suportes e soluções estão a sua disposição para aprender a tocar violão ou guitarra. Inclusive videogames!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que aprender o violão ou guitarra?

Você está pensando nisso há mais de meses… Talvez, mesmo há anos: no violão ou na guitarra!

Todos gostariam de tocar. Mas por que se lançar em um processo que às vezes pode ser lento? Por que aprender tocar violão ou guitarra, na verdade?

Uma questão que pode parecer simples, mas que é muito importante de ser questionada.

Você não vai se transformar em Jimmy Page de cara tocando guitarra Jimmy Page, guitarrista lendário do Led Zeppelin para não parar de escutá-lo!

Para os amantes da música, essa pergunta nem precisa de ser respondida. A guitarra e o violão são vistos como os instrumentos reis, os que consagraram os maiores! De Keith Richards a Jimmy Page, passando por Hendrix, Clapton, B.B. King e vários outros.

Mas não se esqueça que o violão (ou violão folk), mesmo a guitarra, é antes de tudo um meio de expressão. Um instrumento que permite as mais belas improvisações! Claro, para isso, é preciso aprender todas as técnicas (solfejo, tablatura, partitura, notas, arpejo, acordes…). O violão ou a guitarra se transformam em um prolongamento de si, capaz de expressar as emoções, independente de qual estilo: blues, rock, sertanejo, hard rock, reggae, soul, jazz, pop…

Inclusive, começar a aprender o violão tem várias vantagens, como o fato de poder tocar em qualquer lugar. Ao lado de uma fogueira, na praia, no parque, na rua, nas festas… As ocasiões de tirar a poeira de seu violão não vão faltar! O violão também é um instrumento universal! Isso porque não importa o nível ou a qualidade do músico: todos podem aprendê-lo. Ainda, a quantidade de músicas que a gente pode tocar em um violão é infinita!

Comece o violão, cante, mas sobretudo faça-o pelas boas razões: para você mesmo, antes de tudo!

A gente pode aprender a tocar violão ou guitarra com videogames?

A gente já conhece os dois métodos clássicos para se aprender a tocar violão ou guitarra: fazendo aulas particulares, coletivas ou autodidata. Mas será que existem só esses dois?

E se a gente falasse em videogame para aprender a tocar violão ou guitarra? Jogos como Guitar Hero e Rock Band deram um empurrão em muitos adolescentes e jovens do mundo inteiro para começarem a tocar violão ou guitarra. Claro, isso de uma maneira não muito acadêmica… Mesmo assim, essa enorme manete em forma de guitarra tem a vantagem de colocar o instrumento mais rock’n’roll de todos no gosto da galera!

"Guitar Hero" ajudou muita gente a começar a tocar violão ou guitarra A famosa manete guitarra para jogar “Guitar Hero”, um começo para o aprendizado da música?

Mas o que pensar desses dois jogos? Eles podem ensinar o solfejo, os acordes, a tablatura, partitura, posicionamento dos dedos, teoria musical, violão, guitarra eletroacústica, etc. aos jogadores?

Se Guitar Hero te coloca sempre na pele de um guitarrista, Rock Band tem a vantagem de te iniciar em outros aprendizados: bateria ou canto. A gente não pode negar que aprender violão ou guitarra através desses dois suportes pode exercitar algumas coisas: o palco, o ritmo, os ouvidos musicais…

Para começar o violão ou guitarra de uma maneira mais séria, há também o Rocksmith que permite que você ligue seu instrumento na console e toque.  Método de guitarra ou violão revolucionário que vai te dar verdadeiras lições de música. Então, nós passamos a um nível superior na aprendizagem do violão e da guitarra através de videogames aqui. Mas começar a guitarra e o violão por meio deles nunca vai substituir um professor de violão ou guitarra de carne e osso. Seus ensinamentos são múltiplos: saber afinar um violão ou uma guitarra, os acordes, músicas adaptadas para você, coordenação da mão direita com a mão esquerda, cantar e tocar ao mesmo tempo, posicionamento dos dedos…

Por que o violão ou a guitarra é um instrumento fácil?

Você está pronto para aprender a tocar violão ou guitarra? Não se preocupe! A gente deixa tranquilo até o mais ansioso: o violão e a guitarra são instrumentos fáceis (ufa!).

Eles apresentam algumas dificuldades, é verdade, mas vários violonistas e guitarristas começaram como autodidatas há décadas… Isso é a prova que o violão ou a guitarra representam uma aprendizagem da música mais fácil.

Para começar, existem as tablaturas para violão ou guitarra: elas são as partituras com números que substituem as notas para saber qual som tocar e onde posicionar seus dedos nas cordas. Mágico!

Uma ferramenta que permite começar a aprendizagem com o violão ou guitarra sem precisar de aprender o solfejo. Mas atenção, é recomendado o conhecimento do solfejo! Vários sites e vídeos do Youtube o ensinam.

De um modo geral, há múltiplos métodos para aprender a tocar violão ou guitarra fácil e rapidamente, começando pelos cursos de violão ou guitarra que falamos aqui em cima. Você pode fazer aulas de violão com um professor ou em uma escola de música. Há também os cursos de violão ou guitarra na internet. Eles são gratuitos e não param de aparecer! Os violonistas ou guitarristas mostram, nota por nota, como tocar tal ou tal música.

Achou o suporte ideal para começar o violão ou a guitarra? Agora, não se esqueça de praticar regularmente. A gente não consegue de outra maneira… Prazer, motivação e teoria vão te levar, quem sabe um dia, a tocar em um grupo?

Por que é fácil aprender violão ou guitarra para uns e difícil para outros?

Tocar violão ou guitarra é fácil ou difícil? Depende para quem! Se você estiver tranquilo assim com o violão nas mãos, você é um futuro grande músico!

É verdade que o violão ou a guitarra é um dos instrumentos mais fáceis, ao menos para aprender as bases. Porém, para virar um grande guitarrista ou violonista, vai precisar de muito treino!

Além disso, se alguns aspectos do violão ou guitarra são fáceis para uns, eles podem ser difíceis para outros

É o caso de:

  • Toda a teoria musical. Às vezes considerada como uma ciência, não é ruim ter um espírito científico para entender mais rápido…
  • O ouvido musical: nesse quesito, ou a gente tem ou a gente não tem. Isso faz parte das qualidades inerentes para quem quer tocar. Difícil tocar violão ou guitarra sem ela…
  • Alguns vão entrar perfeitamente em um grupo, enquanto outros não saberão tocar com outros. A gente tem que se adaptar a musicalidade de cada um.
  • Enfim, o amor pela música e a motivação são complementares, isso não se aprende. Se você tem os dois, começar o violão ou a guitarra será mais fácil para você. Sem isso… é melhor nem começar!

Seja através do jogo Guitar Hero ou de um professor particular, aprender estes belos instrumentos será enriquecedor! Vale a pena se dedicar à música!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz