Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Aprenda a língua inglesa estudando apenas 20 minutos por dia

De Fernanda, publicado em 02/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Dicas para aprender inglês depressa

Estudantes ou já iniciados na vida profissional: muitos de vocês querem aprender inglês depressa para compensar o tempo perdido.

Para se comunicar, viajar, para fazer compras, para trabalhar na informática ou com os meios de comunicação, ou simplesmente para ampliar seus conhecimentos gerais, como por exemplo ler livros e assistir a filmes na versão original. A verdade é uma só: o inglês é onipresente e você não pode deixar de dominar essa língua.

Mas infelizmente a vida corrida de hoje não permite arranjar tempo disponível para mergulhar intensamente nos estudos.

Então como aprender inglês? É possível aprender inglês estudando apenas 20 minutos por dia? Esta é a pergunta que colocamos neste artigo! A resposta…

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Aprenda inglês em 20 minutos por dia: um argumento de marketing

Vinte minutos sagrados! É possível dominar uma língua com apenas alguns minutos de estudo por dia?

Hoje em dia há uma imensidão de sites que prometem soluções rápidas para você pode aprender inglês: em algumas horas, com 20 minutos por dia, às vezes até mesmo com 5 minutos ao dia. No entanto, os argumentos que defendem essa metodologia são muito bons. Na verdade, nem sempre há tempo para se dedicar a um estudo metódico, rigoroso e intensivo da língua de Shakespeare.

Por outro lado, dominar inglês nos dias de hoje é uma vantagem profissional evidente. Ser capaz de se comunicar neste idioma tem outras vantagens, como por exemplo assistir a filmes em versão original sem perder metade do filme, porque passamos o tempo lendo as legendas. Ou simplesmente para viajar ao redor do mundo e conseguir ser entendido por qualquer um. É sempre possível se comunicar em inglês em um país estrangeiro, até mesmo em nações cuja língua oficial não seja o inglês. Todos sabemos disso.

Mas como funcionam esses métodos “milagrosos” que prometem o bilinguismo em poucos meses de estudo com apenas 20 minutos por dia?

O primeiro ponto diz respeito à motivação. Para ter sucesso numa aprendizagem e de maneira rápida, você precisa gostar de aprender a língua.

Trabalhar durante 20 minutos diariamente o inglês (o que é muito pouco) não vai ajudar muito se você não conseguir se envolver efetivamente nos estudos. O que é impossível se você não gostar nem um pouquinho de estudar.

Segunda observação: o segredo para aprender, independentemente da disciplina ou área de conhecimento está na frequência dos estudos. Melhor trabalhar um pouco todo dia do que trabalhar 3 horas a cada duas semanas.

Assim, em princípio, esse método milagroso de aprendizagem é baseado em sessões curtas mas eficazes.

Você não precisa estudar 20 minutos por sessão, mas 20 minutos POR DIA, o que significa 2 horas por semana em média (dependendo se você contar o fim de semana ou não). Este método certamente se ajusta às suas disponibilidades… Mas é preciso estudar bem durante os 20 minutos…

No entanto, menos de 20 minutos por dia é difícil. 20 minutos é a duração mínima de uma sessão de estudos, seja de inglês ou de qualquer outra área. Sabendo que você leva pelo menos de 4 a 5 minutos para engrenar.

Planejar seus estudos e definir metas

Estudar durante 20 minutos, em termos absolutos, não significa muita coisa. O que conta, na verdade, é definir o significado de “Estudar”. Em economia, como em outros setores, a duração do tempo de trabalho é menor do que a produtividade.

Melhor trabalhar por 15 minutos e ser super produtivo do que 30 minutos de pura enrolação. Estudar 20 minutos por dia pode ser eficaz e dar frutos rapidamente se:

  • Você trabalha assiduamente durante seus 20 minutos
  • Você organiza um cronograma de forma a não desistir no meio do caminho e se compromete a manter seu programa.
  • Você estabelece objetivos: aprender inglês em 5 meses, por exemplo.

Na verdade, o principal risco ao estudar 20 minutos por dia é o de desistir depois de algumas semanas.

Sempre encontramos desculpas para desistir de algo que exige um pouco mais de nós. Em geral, é difícil reservar 20 minutos todos os dias, mesmo que seja em um período relativamente curto. Se você estudar intensamente 20 minutos por dia, você vai obter resultados rapidamente, mas precisa terminar o cronograma estabelecido…

É por isso que muitas pessoas preferem organizar sessões de uma hora a cada três dias.

Em termos de planejamento, isso é muito mais fácil de cumprir pois é menos restritivo.

Aprender inglês estudando 20 minutos é possível, mas requer uma motivação forte, uma determinação implacável, um compromisso real.

Se você quer aprender inglês estudando 20 minutos por dia, a duração dos estudos vai depender do seu nível do idioma.

Se você é iniciante, deve levar pelo menos 6-8 meses. Se você já tem bases ou mesmo uma boa base, é possível aprender a falar inglês em 4 meses. Em função do seu nível, defina com antecedência o tempo necessário para aprender a língua.

Esta é uma boa maneira de manter seus compromissos. Para ajudar você a manter seu cronograma, faça uma lista de todos os benefícios que o domínio do idioma vai trazer para você.

Você tem que praticar seu ouvido, leitura e escrita. Estudar inglês exige motivação e determinação.

Lembre-se sempre desta lista: em caso de desmotivação, leia de novo e crie ânimo para recomeçar!

Quando organizar suas sessões de 20 minutos?

Como aprender a falar inglês?

Não existe regra geral: algumas pessoas estudam melhor pela manhã, outras ao meio-dia, outras à noite.

E, acima de tudo, isso vai depender da sua agenda. Para isso, aqui estão algumas dicas gerais:

  • Em geral, todos trabalhamos melhor na parte da manhã, embora isto possa variar de pessoa para pessoa. Se você pegar ônibus e metrô todas as manhãs, por que não trabalhar o seu inglês durante 20 minutos durante a viagem?
  • Algumas pessoas trabalham de forma muito eficaz entre meio-dia e duas horas, durante a pausa para o almoço. Se você não pega o transporte público na parte da manhã ou se está cansado demais para fazer o seu cérebro a trabalhar às 7h30, reservar 20 minutos do almoço pode ser uma boa solução.

Dicas para estudar a língua inglesa. Aprenda a falar inglês durante seus intervalos de almoço.

  • Algumas pessoas gostam de trabalhar à noite, às vezes de madrugada. Isso geralmente não é recomendado, embora, mais uma vez, depende de cada um. Por quê? Porque depois de um dia de aula ou de trabalho, o nosso cérebro já foi bastante utilizado e certamente você estará mais cansado e o estudo será menos proveitoso.
  • Estudar inglês por 20 minutos todos os dias, sem exceção, pode se tornar algo difícil e desanimador. Portanto, faça uma pausa nos fins de semana e nos seus dias de folga.

Defina metas diárias

Em 20 minutos, você não consegue fazer gramática, vocabulário e leitura ao mesmo tempo.

Organize uma agenda que alterne diferentes assuntos a cada dia. Por exemplo: na segunda-feira, 10 palavras de vocabulário; o present perfect na terça-feira; ler um artigo na quarta-feira; revisar o vocabulário de 10 palavras na quinta-feira; na sexta, regras de gramática.

Se você quiser memorizar rapidamente, precisa revisar o que já sabe, repetir e estudar os tópicos várias vezes.

Caso contrário, você pode esquecer tudo ao longo dos seus estudos. Você terá se dedicado tanto por nada (ou quase isso).

Observação: existem muitos livros didáticos que abordam todas as áreas da linguagem, incluindo vocabulário, gramática, conjugação. Reserve um tempo para escolher os melhores livros.

De preferência, escolha um livro por tema: um livro para aprender o vocabulário, um livro para aprender gramática. As publicações especializadas acabam sendo mais completas e você ainda vai carregar menos peso em sua mochila por vez.

Lembre-se de praticar o inglês

Quebrar a cabeça durante 20 minutos todos os dias não é suficiente. Você com certeza deve ter ouvido umas centenas de vezes, mas é verdade: para o evoluir de verdade nos estudos de inglês, é preciso, acima de tudo praticar a língua. Se possível com nativos.

Mas com quem conversar em inglês? Esta é uma pergunta que muitos devem estar se fazendo.

Como aprender sozinho o inglês?

Apesar de os brasileiros terem a fama de bons acolhedores, simpáticos, conversadores e flexíveis, na vida real não é nada fácil encontrar a pessoa certa para conversar em uma outra língua e com frequência.

Mas nós dizemos que sim, existem muitas maneiras de encontrar um parceiro para o diálogo na língua dos Beatles! Aqui estão algumas delas:

  • Você provavelmente tem um amigo, parente ou um membro da família que fala inglês. Que tal se oferecer para bater um papo descontraído em outra língua? Os dois sairão ganhando… 

Fale inglês conversando com conhecidos. Pense em falar inglês com seus amigos! Você vai se divertir e praticar a língua ao mesmo tempo!

  • Você pode procurar associações, organizações e institutos em sua cidade que ofereçam intercâmbio cultural. Escolas de idiomas, fundações e entidades diplomáticas costumam oferecer encontros e eventos para a convivência entre culturas.
  • Na internet, é muito fácil encontrar pessoas de outra nacionalidade, sobretudo anglófonos. Você pode se corresponder e interagir com eles via Skype, telefone ou chat. Há inclusive sites dedicados a tais encontros.
  • Faça aulas particulares de inglês com um professor independente.

Quais as formas de praticar um idioma no dia a dia?

Tente falar inglês pelo menos durante 1h ou 1h30 por mês.

Essa prática concreta do inglês no dia a dia complementa perfeitamente seus estudos, caso estude sozinho. É essencial para misturar teoria e prática e assim progredir rapidamente.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *