A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

O que fazer para ser professor particular?

Par Carolina le 06/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares como professor?
Table des matières

E se eu disser quer você já está preparado para dar aulas particulares no final deste post?

Ser professor particular é valorizar suas qualidades pedagógicas e beneficiar do salário de serviços personalizados para os alunos.

A demanda por aulas particulares está em alta! Sabendo do contexto de desemprego e falta de estruturas nas escolas públicas e privadas, várias pessoas querem se lançar na aventura de dar reforços escolares e compartilhar seus conhecimentos.

Nós vamos tentar fazer uma análise completa das opções existentes para as diferentes matérias e disciplinas (matemática, violão ou até mesmo Yoga).

Você pode ser estudante, profissional ativo ou aposentado, é possível dar aulas particulares rapidamente. É uma maneira de trocar seus conhecimentos e ter um complemento em sua renda.

Além disso, ser professor é a profissão mais bonita do mundo!

Cada vez mais professores escolhem dar aulas particulares como sua principal fonte de renda. Enfim, os professores de escolas públicas e privadas também podem dar reforços escolares ou aulas (mas não para seus alunos nas instituições!) como um complemento para suas atividades.

Dar aulas particulares: as etapas a seguir

Antes de começar a dar aulas de música, química, biologia ou português, é preciso identificar suas competências.

E claro, valorizá-las para conseguir o máximo de alunos possível!

Preparar os alunos para uma prova, ajudá-los a fazer o dever de casa, reforço escolar ou formar profissionais são atividades bem diferentes. Para cada atividade, suas competências!

Identificar suas competências

Vamos fazer uma avaliação de suas capacidades como professor antes de começar a dar aulas. Acompanhar o aluno durante todo o ano letivo como um reforço escolar não é a mesma coisa de acompanhá-lo antes do vestibular.

Saiba o que você sabe para compartilhar com seus alunos Avalie suas competências para saber quais são os conhecimentos que você pode transmitir

Veja aqui alguns conselhos para saber seus pontos fortes:

  • Fazer uma avaliação para saber quais são seus pontos mais fortes (aulas para pré vestibular, curso técnico, universidade).
  • Fazer um levantamento de todas as formações que você fez como graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós doutorado (profissionais ou extra profissionais).
  • Perguntar para seus colegas e amigos quais são suas qualidades para identificá-las melhor.

Nessa óptica, um calouro na faculdade é mais apto a dar reforços escolares, ajudar nos deveres de casa para estudantes de ensino médio ou fundamental. Um doutorando pode dar aulas para cursos técnicos ou universitários. Mas não vale virar babá de seus alunos, independente da situação!

Seus alunos ficarão felizes ao aprender tudo o que você tem para ensinar! Transmitir conhecimento é uma das atividades mais enriquecedoras que alguém pode ter!

A ideia, então, é de fazer uma análise de seus conhecimentos para saber qual campo pedagógico é melhor para você.

Nesse plano, a falta de experiência não é um problema. O educador deve ter a capacidade de escuta e compreensão das expectativas de seus alunos. Se você nunca deu aulas particulares, fique atento a esses sinais e comece agora sem ter medo de fracassar.

Em qualquer um dos casos, cada professor vai dar aulas diferentes e de acordo com suas especialidades.

Um anúncio e a oferta de aulas particulares não são os mesmos entre um engenheiro, um estudante de administração de empresas ou de um calouro de comunicação social.

Para alguns, as aulas particulares são somente um complemento na renda e, para outros, elas são somente um começo para despertar a paixão e uma vocação.

O que você vai oferecer como aprendizado em suas aulas sempre deve se adaptar às necessidades dos alunos, dos pais e de todas as pessoas envolvidas nas aulas particulares.

Achar alunos para dar aulas particulares

Você quer dar aulas particulares e você já fez uma avaliação de seus conhecimentos. Agora só falta achar os alunos para dar as aulas.

Os alunos querendo esse tipo de serviço são muitos. Basta encontrar a melhor maneira de captá-los.

Sempre há alguém precisando de aulas particulares, é só encontrá-los Saiba identificar onde estão seus alunos para ter o máximo possível

Vamos apresentar os diferentes meios para divulgar a sua oferta da melhor maneira possível:

  • O boca a boca: seus conhecidos, próximos, sua rede pessoal e profissional (amigos, família, vizinhos etc). Eles são muito eficazes para indicar aquele aluno que está precisando de aulas particulares. Porém, se você quiser dar aulas para muitos alunos ao mesmo tempo, esse modo de divulgação é um pouco limitado.
  • Anúncios nos comércios próximos a sua casa: você pode colocar nos murais feitos para divulgar anúncios na mercearia, padaria ou farmácia perto de sua casa. A única desvantagem desses anúncios é a falta de credibilidade. Os alunos e pais procuram professores que eles têm confiança.
  • Criar um anúncio de aulas particulares em plataformas online: internet é hoje o principal meio de comunicação. No Superprof.com.br, é grátis postar anúncios de aulas particulares. Basta você criar um para encontrar alunos próximos de sua casa ou local de trabalho. Rápido e eficaz, fica a dica!
  • Candidatar-se em um organismo de reforço escolar: é o procedimento mais complexo. Primeiro, você tem que se candidatar online ou enviar seu currículo. Depois de enviar o seu currículo, normalmente você é chamado para uma entrevista. Se você tiver as condições necessárias (diplomas, experiência etc), a instituição vai entrar em contato para você dar aulas em sua matéria. As remunerações não são muito atrativas porque o organismo às vezes se beneficia de 50% do preço da hora/aula. Ser professor dessas escolas nem sempre é a opção mais lucrativa.

E durante as aulas particulares? Como funciona?

Você já entrou em contato com seus alunos, agora vamos passar para a prática e transmitir seus conhecimentos. Se você criou seu anúncio em uma plataforma de aulas particulares, são os alunos que vão entrar em contato com você.

A vantagem de passar por uma plataforma online é de ser referenciado em um motor de pesquisa de aulas particulares e também de poder se organizar com seus alunos livremente.

Outro lado positivo é que você tem a possibilidade de escolher seus alunos e seus alunos escolher seus professores em casa, sem ter muito trabalho.

Como planejar o conteúdo e o tempo do curso? O próximo passo é saber administrar o seu tempo

Nas escolas especializadas em aulas particulares, os professores não podem escolher os alunos e vice e versa.

Na prática, as aulas particulares podem ser lecionadas de várias formas:

  • Aulas particulares em domicílio: o aluno e o professor decidem onde se encontrar. O professor pode dar aulas em sua casa ou ir para casa do aluno. A vantagem da troca direta com o aluno e o professor é a flexibilidade nos horários e no local de encontro.
  • Aulas pela webcam: as aulas online permitem a troca de conhecimento entre o aluno e o professor sem precisar de se deslocar ou se preparar antes para ir às aulas. Os problemas de transporte e distância desaparecem! As aulas pela webcam são uma alternativa bem prática!
  • Aulas coletivas: vários professores propõem aulas coletivas (matemática, esporte etc). A vantagem de dar aulas particulares coletivas é oferecer um preço mais em conta para os alunos. Quanto mais interessados, mais a aula fica mais barata para cada um.
  • Pacotes: eles permitem criar uma disciplina e fixar objetivos com uma quantidade de horas/aula, períodos e preços determinados com antecedência.

As aulas particulares não exigem um currículo do Ministério da Educação (MEC) nem uma formação para ser professor. As competências exigidas pelas instituições particulares e públicas não são as mesmas que as de um educador particular.

Nada de concursos e formações exigidas pelas instituições, reitor ou academia. Suas qualidades e conhecimentos são suas armas para convencer os alunos de suas aptidões educativas.

Organizar-se para dar aulas particulares

Saber quando dar aulas particulares é a chave do sucesso para esse trabalho.

Se você decidir dar aulas particulares no período da manhã para alunos do ensino médio, a gente não garante que você terá muitos alunos…

Você tem que se adaptar com relação às horas de aula na escola e a disponibilidade de seus alunos.

Ser educador é aprender a se organizar para dar suas aulas particulares.

Um professor de violão pode, por exemplo, dar aulas particulares aos empregados de uma empresa durante a hora de almoço. Há muitos que fazem isso!

Muitos professores propõem aulas específicas, pacotes de aulas, para cada objetivo: vestibular, concurso público, provas de fim de ano letivo etc.

Como ganhar dinheiro dando aulas particulares?

Você quer ganhar um extra para complementar o seu salário dando aulas particulares?

Você quer dar aulas para juntar dinheiro para suas próximas férias?

Ou, ao contrário, você quer investir nesse trabalho e viver unicamente dele?

Todas as opções são possíveis! Você pode ganhar dinheiro dando aulas independente do seu objetivo.

Dar aulas particulares é humanamente enriquecedor. Além disso, é um investimento financeiro e próspero para o futuro.

O mercado para aulas particulares é aumenta cada vez mais.

Na prática, há mais de 20 mil demandas de aulas particulares todos os dias no Superprof. Os professores com os anúncios e propostas mais atraentes são contatados por vários alunos.

Como fixar um preço para suas aulas particulares?

Para fixar um preço para sua hora/aula particular, não há uma receita de bolo. Você vai ajustar ao preço de mercado em função de suas competências e de sua experiência.

Veja aqui os fatores que podem influenciar no preço de suas aulas:

  • A matéria ensinada,
  • A cidade e a localização geográfica das aulas (normalmente, o preço das aulas em capitais é mais caro e a distância do local onde acontece as aulas pode reduzir ou aumentar os custos),
  • A experiência do professor (estudante ou professor diplomado),
  • A média de preços de professores com um perfil parecido com o seu,
  • A duração das aulas particulares,
  • O nível do aluno (fundamental, ensino médio, vestibular ou superior).

De maneira geral, o preço de aulas de reforço escolar e ajuda para as lições de casa tem um custo menor que aulas para alunos de nível superior.

As aulas específicas como preparação para o vestibular ou concursos públicos normalmente são mais caras.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz