A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Tocar instrumento de cordas com mais agilidade

Par Giovanna le 29/04/2017 Blog > Música > Violão > Como tocar guitarra com mais velocidade?
Table des matières

Quanto mais nós avançamos no aprendizado da guitarra e do violão, quanto mais nós descobrimos novas técnicas, quanto mais nós temos o desejo de ir mais longe … mais rápido será aprender a tocar guitarra.

Muitas vezes, o guitarrista tem a impressão de estar dominando perfeitamente o seu instrumento, as principais técnicas e que os acordes se encaixam muito bem, mas a frustração de não conseguir tocar suficientemente rápido quanto gostaria acaba com suas esperanças. (Como afinar a sua guitarra?)

Mesmo que a velocidade seja apenas um dos numerosos aspectos para se tocar guitarra, ela faz parte da experiência de todo músico realizado e criativo.

tocar guitarra mais rápido Ser um músico completo envolve conhecer seu instrumento e técnicas por completo.

Um guitarrista que se sente impedido ou bloqueado pela sua velocidade ao tocar possui grandes chances de se desmotivar e interromper seu curso de guitarra.

Esta fase de desencorajamento é normal e todos os guitarristas passam por ela.

Em efeito, assim como em todo processo de aprendizagem, a curva de evolução permanece a mesma e o ensino da guitarra segue esta curva, ou seja, nesta fase temos um crescimento acelerado (tudo é novo, aprendemos algo todos os dias).

Após isto, temos um fase mais estável na qual temos a impressão de estarmos estagnados e de não aprendermos nada de novo. E, de repente, a curva volta a subir, pois você conseguiu superar alguns desses bloqueios.

Nós não tocamos guitarra mais rápido somente para impressionar nossos amigos. Tocar mais rápido também significa ter mais agilidade, seus dedos estarão muito mais relaxados, mais flexíveis e você terá mais liberdade em relação ao seu punho.

Mas, então, como tocar guitarra? Quais os truques para conseguir alcançar este objetivo?

Todos os guitarristas podem conseguir isso? Com ou sem um professor de guitarra?

 

Domine tudo sobre a tensão para tocar guitarra mais rápido

Este é O ponto fundamental para todo guitarrista que quer alcançar a velocidade.

Estes conselhos também são valiosos para aqueles que estão aprendendo a tocar guitarra.

É um problema generalizado entre todos os guitarristas, qualquer que seja seu nível de conhecimento.

A tensão errada impede que você toque com fluidez e precisão,  ela desacelera os movimentos e contribui com os aspectos negativos do próprio tocar.

A tensão também é responsável por diferentes problemas enfrentados pelos guitarristas, como câimbras, rigidez (pescoço, ombros, braços, mãos), dormência e possíveis lesões como a tendinite.

O que é preocupante em relação à tensão é que geralmente percebemos isso muito tarde, ou seja, uma vez que o problema já se desenvolveu.

Um teste para saber se você fica tenso ao tocar guitarra

Para saber se você está tenso enquanto toca guitarra, faça este pequeno teste: pegue sua guitarra e se posicione corretamente para tocá-la.

Toque, em seguida, somente a nota sol para cima e para baixo, seja com a ajuda de uma palheta ou com os seus dedos.

Após isso, comece gentilmente a acelerar o tempo, vá tocando cada vez mais rápido e pare de forma brusca.

Como você se sente, então? Quais sensações você sentiu ao tocar? Você percebe alguma dor no nível das mãos, dedos ou ombros?

Para aumentar a sua velocidade com a guitarra, você deve ter consciência física e mental sobre a tensão que compromete e impede você de finalmente avançar.

 

Como tocar guitarra de forma mais veloz Para melhorar sua velocidade, os movimentos devem ser naturais para evitar a tensão.

Pouco a pouco você aprenderá a corrigir os seus erros e terá uma melhor postura ao tocar guitarra.

 

Trabalhando com os dedos para melhorar a velocidade ao tocar guitarra

O corpo possui memória assim como os seus músculos.

Quanto mais você treinar, maior será o ritmo que você impõe a seu corpo, e, consequentemente, maior será o seu controle sobre ele.

Devido às repetições, aos exercícios regulares, mas também ao fazer movimentos diferentes, você aprenderá a fazer com que seu corpo reaja com menos tensão.

Falamos de memória muscular, sendo que esta é independente de nossa memória consciente, intelectual. Quando você está em ação, você não precisa dominar o movimento de seus músculos de forma consciente, pois eles reagem por eles mesmos sem qualquer intervenção exterior.

Por exemplo, uma vez que você aprende a andar de bicicleta ou a correr, você não precisa dizer às suas pernas para realizar o movimento de forma correta, necessitando de grande concentração.

Com relação à guitarra, é a mesma coisa: para tocar de forma rápida e correta, você deve passar por um período de aprendizado que vai requerer toda a sua concentração.

Após esta fase, você terá reeducado seus dedos para tocar de forma descontraída.

Toque guitarra de forma mais lenta no início e, em seguida, aumente o ritmo

O erro mais comum, sobretudo entre os guitarristas iniciantes, é de querer aprender tudo muito rápido e o quanto antes possível, passando, muitas vezes, por detalhes importantes acerca da prática de seu instrumento musical.

Isto acontece tanto na prática do violão como no aprendizado da guitarra elétrica.

Quando você precisa aprender novas séries, aprender novas técnicas, reproduzir um solo de sua música preferida, comece sempre tocando de forma mais delicada.

Tenha um boa postura, posicione seus dedos de forma adequada sobre o braço do instrumento e comece a tocar as notas. Pouco a pouco, intensifique sua forma de tocar e vá acelerando o ritmo com a ajuda de um metrônomo, por exemplo.

Comece tocando sua guitarra lentamente: um momento difícil, mas indispensável

Mesmo que, de início, isto pareça demorado e tedioso, é indispensável passar por esta etapa primordial: antes de correr, você deve aprender a andar, não é mesmo? Com relação à velocidade ao tocar um instrumento, devemos agir da mesma forma.

Como começar a tocar violão de forma mais rápida. Aprender a tocar de forma veloz exige calma e paciência.

Ao tocar de forma delicada, você poderá dominar cada movimento, dissecá-los para ver como funcionam, para conseguir executar o movimento com ambas as mãos simultaneamente.

É a partir deste método que você poderá medir a eventual tensão muscular ao nível de seus dedos, de suas mãos, de seus ombros, etc. O corpo se lembrará destes exercícios e você poderá aumentar sua prática de forma progressiva, deslizando seus dedos sobres as cordas do violão ou da guitarra.

 

Pratique guitarra com ajuda de um metrônomo

Em princípio, este objeto estranho não possui nada de atraente e você passa a se perguntar por que deve utilizá-lo na prática do violão ou guitarra.

De um lado, ele vai ajudar você a manter o ritmo enquanto toca e, por outro lado, será graças a ele que você poderá progredir.

Mas, como tocar com o auxílio de um metrônomo? Como alcançar velocidade utilizando este acessório?

Comece, em primeiro lugar, a tocar sua série ou seu riff da forma mais lenta que você puder, sem a ajuda de um metrônomo.

Você deve prestar uma atenção em particular à eventual tensão que pode surgir. Toque cada nota suavemente para senti-las uma após a outra. É preciso que cada nota soe distintamente e sem ligação entre elas.

Você irá, em seguida, regular seu metrônomo em um ritmo bastante lento, com mais ou menos 30 batidas por minuto e você começará a tocar sobre ele.

Uma vez que você estiver dominando perfeitamente a sua forma de tocar nesta primeira cadência e não estiver sentindo qualquer dor ou tensão, você poderá aumentar o tempo e tocar mais rapidamente.

É um processo que toma tempo, sem dúvida, mas que se revela extremamente eficaz e que se estende a longo prazo. Todo este tempo investido em seu treino e sua prática não será perdido, pois compensará seus eventuais erros.

Será assim que você tocará melhor e que você aprenderá mais rápido.

Você poderá também cantar e tocar violão ao mesmo tempo!

Domine a maioria das técnicas para tocar guitarra

Este é um segredo para todos: os maiores guitarristas que em certa medida conseguem tocar com certa velocidade possuem uma coisa em comum: eles dominam a maioria das técnicas de violão e/ou guitarra.

Qualquer que seja a técnica, harpejo, picking, alternada, tocar com os dedos, com palheta, enfim, eles sabem de cor como fazê-las e como utilizá-las da melhor maneira.

Você também, para tocar mais rápido, deve aprender o maior número de técnicas possíveis: de um lado, isto vai enriquecer a forma como você toca e, de outro, isto lhe obrigará a mover seus dedos de forma diferente sobre o braço do instrumento, a tocar as cordas de outra forma com sua mão direita.

Você ganhará leveza, fluidez e, consequentemente, rapidez.

dicas para melhorar o aprendizado de violão Domine as técnicas para avançar ainda mais na prática de seu instrumento

Comece com um exercício mais simples, como o legato, durante 20 minutos todos os dias e, uma vez que você tenha dominado este movimento, passe para outra técnica.

Este plano de trabalho vai lhe ajudar a chegar mais perto das novas técnicas para os solos ou para sua improvisação.

Trabalhando assim, você contribuirá com o desenvolvimento dos músculos de seu corpo e seus dedos, você treinará seu cérebro para novos hábitos e novas práticas instrumentais e você terá movimentos muito menos robóticos, e, consequentemente, mais naturais.

Pratique regularmente: toque guitarra todos os dias!

Aqui vai outro segredo para tocar guitarra ou violão: quanto mais você tocar de maneira regular, mais você adquirirá segurança e sua forma de tocar será mais fluida e, também, mais rápida e leve. Você poderá aprender a como improvisar com seu instrumento.

Você tocará mais suavemente, sem esforço e isso afetará sua forma de tocar automaticamente, incluindo o som produzido.

Tocar guitarra ou violão de maneira apropriada pode levar meses, ou até anos, dependendo da sua exigência.

O mais importante não é saber quanto tempo você precisa treinar para saber como tocar mais rápido, mas saber se o método que você está utilizando para aprender é o melhor para você. Se você estiver obtendo progresso, pois sim, você está em um bom caminho.

Ao passo que você trabalha seus exercícios e suas músicas, inclua em sua rotina de estudos um tempo de 15 a 20 minutos unicamente para a prática de velocidade.

É sempre preferível que você se exercite todos os dias e de maneira constante, ao invés de um treino intenso em um único dia e os outros sem qualquer treino.

Trabalhe de maneira inteligente, seja organizado e aplique os diferentes conselhos dados anteriormente e você alcançará seu objetivo de tocar guitarra ou violão de forma mais rápida  antes mesmo que você se dê conta disso.

E então… Logo você saberá tocar guitarra muito rápido.

Depois disso, você pode até aprender a como tocar violão com uma mão só.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Giovanna
Aprender de tudo um pouco se tornou minha paixão. Na companhia do meu gato, Robin, escrevo e tento chegar mais perto desse conhecimento todo.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz