Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Guia para sua primeira experiência com guitarra

De Giovanna, publicado em 30/04/2017 Blog > Música > Violão > Como aprender a tocar violão?

Você sempre quis tocar violão ou guitarra, mas sempre lhe faltou tempo, disposição e entusiasmo. Se você ainda se vê pensando nisso, então, você está sentindo que este é o momento certo para aprender a tocar um dos instrumentos. Quem sabe até os dois!

Aqui vamos colocar algumas das dicas mais importantes para você que é músico de primeira viagem ou que está iniciando agora suas aulas.

Serão informações valiosas para que você aproveite ao máximo seu tempo e aprendizado na hora de tocar.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Como começar a tocar violão?

Querer aprender a tocar violão já é um grande passo, mas como fazer isso? Como começar a tocar violão?

Apesar da dificuldade inicial, já que você ainda não conhece muito bem as técnicas necessárias, sendo um músico amador ou profissional, você terá uma única coisa com a qual se preocupar: as bases para aprender a tocar serão sempre as mesmas para qualquer pessoa.

Iniciando o aprendizado de violão. Os primeiros passos com o violão!

O que você deve fazer em primeiro:

  • Escolher a guitarra ou violão que melhor corresponde ao seu estilo musical e altura.
  • Conhecer seu instrumento: saiba distinguir as diferentes partes de um violão e/ou de uma guitarra.
  • Assista a algumas aulas para ter noção sobre o tempo das músicas e, também, para saber como posicionar bem seus dedos sobre o braço do instrumento e como tocar as cordas com os dedos de sua outra mão.

Existem diversas possibilidades para aprender as primeiras lições com seu novo instrumento: você pode ter aulas com um professor particular, se juntar a uma turma em uma escola de música, tutoriais na Internet, etc.

 

Um aprendizado estruturado

Para começar a tocar guitarra ou violão, você deve, em primeiro lugar, aprender as bases e as principais técnicas de seu instrumento. Você pode passar pelos acordes maiores, os menores e assim por diante.

Você deve ter também uma noção sobre a relação do tempo na música e saber ler partituras e tablaturas. Não é necessário dominar tudo, mas ter uma boa noção de como utilizar estas técnicas em seu favor na hora de tocar.

Um professor poder ser muito útil neste momento inicial, pois ele pode lhe ajudar, lhe aconselhar quanto ao seu desempenho, se está tocando de maneira correta ou não e também lhe dará muitos conselhos para melhorar a sua prática.

 

Saiba como se equipar

Para tocar violão ou guitarra, você precisará do instrumento em primeiro lugar. Sendo assim, você precisa estar atento para escolhe-lo adequadamente: é importante determinar qual o estilo musical que você pretende seguir.

Será blues, rock, jazz, clássico, MPB?

Para cada estilo existe um instrumento muito preciso. Se você pretende adotar um estilo musical mais rock’n’roll, com sons mais elétricos, a guitarra seria a escolha perfeita ao invés de um violão acústico que seria perfeito para um músico de blues, pop, ou mesmo jazz.

Para aqueles que estão começando coma música flamenca, o violão clássico é o modelo que melhor combina com este estilo.

Lembre-se, também, que existem tamanhos variados de guitarra e violão. Para escolher o tamanho adequado para um adulto, criança, etc. deve-se levar em conta a altura do músico.

Em seguida, você deverá se equipar com alguns acessórios indispensáveis:

  • Um afinador elétrico ou eletrônico para afinar mais facilmente as cordas de seu violão ou guitarra
  • Um jogo de palhetas para tocar as cordas
  • Um capodastro (ou braçadeira) para lhe ajudar a modificar a tom
  •  Um jogo de cordas para substituição, caso seja necessário e para manter a qualidade do som

O importante não é tanto a finalidade de seu aprendizado, mas o percurso do mesmo, o prazer com o qual você irá aprender a tocar seu instrumento musical.

Como afinar seu violão?

Para tocar seu violão ou guitarra de forma adequada, é necessário que eles estejam perfeitamente regulados, começando pela regulagem de suas cordas: o afinamento.

Afinar seu instrumento de cordas é extremamente necessário para que você tenha um bom resultado em sua prática e ao se apresentar. Manter uma boa regularem das cordas permite que você ouça os sons e os reconheça de forma muito mais nítida, além de prevenir possíveis danos ao braço de seu violão ou sua guitarra.

Como regular sua guitarra. Afine seu instrumento!

Existem diferentes formas de se afinar sua guitarra ou seu violão, desde o meio mais tradicional até o mais sofisticado:

  • O diapasão
  • O som de seu telefone fixo (com o som da nota LA)
  • A técnica das cordas adjacentes
  • O afinador elétrico ou eletrônico
  • Afinador online
  • Seu smartphone através de um aplicativo com a função de afinador

Como tocar guitarra?

Aprender a tocar guitarra não é uma tarefa mais difícil do que aprender a tocar violão e suas variações.

Em comparação com o violão, a guitarra é um instrumento muito mais versátil do que outros tipos de violão (acústico, elétrico ou clássico), você pode conectar uma nota a outra de forma mais rápida, pois o seu braço é mais estreito e longo, facilitando assim o posicionamento de seus dedos ao longo do mesmo. Além disso, se torna muito mais fácil “passear” pelas casas e construir melodias mais velozes.

Aprender a tocar guitarra elétrica. A musa do rock: a guitarra!

Para tocar guitarra, procure por um curso junto a um professor que utilize este tipo de instrumento para tocar blues, rock, funk, jazz, etc.

Neste caso, as aulas particulares são uma excelente alternativa aos cursos em escolas de música, ou em associações, pois pode ter seu programa personalizado e direcionado exatamente de acordo com suas necessidades de aprendizado.

 

Como tocar violão e cantar ao mesmo tempo?

Aprender a tocar um instrumento e estar mais próximo da música nos traz grandes questionamentos quanto à nossa prática. Assim, ao aprender a tocar podemos evoluir nossa técnica e alcançar outras vertentes que antes não estavam dentro de nossos planos.

Seria, portanto, conseguir cantar suas músicas preferidas ao mesmo tempo em que consegue tocá-las em seu violão (ou em sua guitarra) o máximo da prática de um instrumento? Dominar solos, fazer riffs, cantar sem desafinar ou perder o ritmo?

É possível cantar e tocar violão ao mesmo tempo, mas isto requere muita prática e tempo dedicado aos estudos de canto e violão.

Cante e toque violão ao mesmo tempo. Tocar e cantar ao mesmo tempo não é um sonho distante!

Para avançar neste objetivo, temos duas dicas cruciais. Primeiramente, tente dominar uma das duas técnicas necessárias para que você tenha maiores estruturas para trabalhar a música.

Em segundo lugar, treine e trabalhe as duas técnicas (canto e instrumento) de formas separadas.  Desta forma, você se organizará de melhor forma e poderá dedicar um tempo mais concentrado em juntar estes dois elementos.

 

Como tocar guitarra mais rápido?

Tocar guitarra não se resume a fazer alguns solos de tempos em tempos ou a tocar as cordas em um mesmo ritmo durante 3 minutos e 30 segundos sem parar.

Para tocar guitarra mais rápido, você deve decompor os exercícios, os arpejos e suas músicas para compreender as combinações musicais e interpretar as tablaturas e partituras.

Como tocar guitarra mais rápido. Acelere a forma como você toca!

Em seguida, você deve começar a fazer os exercícios sempre de forma progressiva. Inicie de forma lenta e vá aumentando progressivamente a dificuldade e complexidade dos exercícios, assim como a velocidade do seu toque e das músicas escolhidas.

Para que você possa executar seus exercícios cada vez melhor, procure utilizar um metrônomo para auxiliá-lo com a contagem do tempo e em treinos de velocidade. Você terá maior dimensão de seu progresso.

Além disso, não se esqueça de treinar os músculos de seus dedos e fazer exercícios que contribuam para aumentar a flexibilidade de seu pulso. Assim, você obterá mais fluidez em seus movimentos.

 

Como tocar guitarra com uma só mão?

Para aprender a tocar guitarra com um só mão, tenha ideia de que este instrumento facilita a prática desta técnica pois o mesmo possui um braço mais fino e comprido para que você deslize seus dedos sobre ele sem grandes dificuldades.

De forma similar, a guitarra é um instrumento que permite ampliar a distorção dos sons ao tocar suas cordas. Com isso, você conseguirá alcançar efeitos sonoros únicos e muito interessantes para executar em suas músicas.

Como tocar sem uma das mãos. Tocar guitarra com uma das mãos dentro do bolso!

Após algum treino, seria interessante que você aprendesse algumas técnicas como o legato, pull-off, tapping ou hammer que permitem a emissão de mais notas ao tocar somente uma corda, potencializando sua técnica e seu efeito.

Dicas para dominar todas as técnicas 

Lembre-se de que para aprender a tocar um instrumento você terá que se dedicar a muito estudo e horas praticando. Procure por novos desafios, tente aumentar a dificuldade das músicas de acordo com as técnicas que você aprendeu e que está tentando aprender.

É importante também contar com um professor que esteja à disposição para auxiliá-lo e guiar seu aprendizado para que em um futuro próximo você se torne um exímio guitarrista ou violonista.

E, tenha sempre em mente, escolha seu estilo musical, invista nas melhores técnicas, pois você será capaz de aprender a tocar qualquer música e logo começará a compor suas próprias canções.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *