Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

O que você deve saber antes de fazer o GMAT

De Carolina, publicado em 04/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como estudar para ter uma boa nota no GMAT?

Inventado em 1953, o Graduate Management Admission Test (Exame de Admissão para Graduados em Administração) – GMAT –  é uma ferramenta muito utilizada por universidades americanas (mas também em outros 110 países).

O teste é um crivo para selecionar os estudantes que querem fazer seus estudos superiores em gestão (administração de empresas, escolas especializadas em comércio exterior, MBA, etc).

Você é estudante de administração e quer aproveitar para fazer um intercâmbio universitário, aprender inglês e viver nos Estados Unidos?

Viver fora, estudar em uma outra língua diferente da sua materna – pior – escrever Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são desafios muito grandes, mas muito gratificante!

Como tudo tem um começo, o melhor é começar a se preparar para fazer o GMAT!

O GMAT certifica o seu nível de inglês além de avaliar seu raciocínio matemático.

O teste é um dos principais para medir a proficiência dos candidatos na língua inglesa.

Não basta saber só inglês! Ele cobra questões de raciocínio e de matemática de nível fundamental e médio.

Antes de você pensar: “vai ser moleza”, a dificuldade é: você tem que responder a maioria das questões em menos de dois minutos.

Preparado?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O que é o GMAT?

O GMAT é um teste padronizado em língua inglesa cujos os resultados se estendem de 200 (nota mínima) a 800 (nota máxima).

O teste é feito de tal maneira que a metade dos candidatos têm mais de 500 e a outra menos de 500 pontos.

Não há uma boa nota: tudo depende das exigências da universidade. Não é uma prova como as outras que a gente faz nos cursos de inglês.

Uma nota de 550 já é o suficiente para entrar em uma pequena universidade. Porém, você deve ter entre 650-700 pontos para entrar em Harvard!

O GMAT: um teste adaptativo

O teste de inglês é realizado em um computador e ele se adapta ao nível do candidato. Isso quer dizer que as primeiras questões têm um nível de dificuldade médio.

Se você responder certo as questões, as próximas aumentam de nível. Se você erra as questões, o nível diminui. O objetivo: impulsionar você até seus limites e saber qual é o seu valor.

O GMAT: um teste dividido em duas partes

Com relação ao teste, ele é composto de duas partes: uma parte verbal e uma quantitativa.

A parte verbal do GMAT

A parte verbal tem o objetivo de determinar a capacidade de entender um texto. Nessa parte se encontra questões que avaliam sua compreensão do texto (reading comprehension), seu conhecimento em morfossintaxe inglês (sentence correction) assim que seu raciocínio e seu espírito crítico (critical reasonning).

A parte quantitativa do GMAT

A parte quantitativa tem por objetivo avaliar as capacidades lógico-matemáticas dos candidatos. Essa parte comporta uma seção intitulada “Data Sufficiency” que tem duas opções e você decide se as duas são suficientes para você responder à questão. A parte quantitativa comporta duas opções de respostas para os problemas (problem solving), como por exemplo:

Problema: Se 3 pedreiros demoram 3 dias para construir 3 metros de muro, quanto tempo 6 pedreiros constroem 6 metros de muro?

Quanto tempo é necessário para se preparar bem para o GMAT?

O inglês e matemática são exigidos nos exames para entrar em MBA internacionais Você deve revisar pelo menos 15, 30 minutos por dia para passar no teste

O tempo necessário para se preparar bem para o GMAT depende de qual nota você quer tirar, do seu nível de inglês (para poder responder as questões da parte verbal) e de seu nível de matemática (para poder responder as questões quantitativas).

A dificuldade do GMAT não está nas questões (por exemplo, as questões da parte quantitativa têm o nível de colégio ou ensino médio), mas no fato de responder rápido (menos de 2 minutos para cada questão) e bem (porque o teste é adaptativo). Com o objetivo de ter um bom resultado no GMAT, é preciso preparar-se antecipadamente para:

  • Assimilar a metodologia: como identificar as falsas respostas rapidamente? Como escolher se a gente fica em dúvida entre duas questões?
  • Ter as competências linguísticas e matemáticas necessárias.
  • Revisar os anais para aumentar a rapidez na hora de responder corretamente as questões.

Para otimizar as chances de conseguir, comece a preparar o GMAT um ano antes da data do teste. Revisar seu GMAT nos últimos minutos não é aconselhado (veja a excelente matéria do Magazine Bloomberg)!

A nota 700 é só para os estudantes que estudam muito! Veja relação nota vs. tempo de estudos dos candidatos no teste

Como estudar para o GMAT?

Como falado acima, preparar bem para o GMAT implica em três coisas: assimilar a metodologia, ter as competências e revisar para ganhar rapidez. Veja aqui alguns conselhos para revisar bem o seu GMAT.

  • Planeje seus horários de estudos: dedique um tempo cada semana para a preparação do seu GMAT. Não procrastine e avance em suas revisões, mesmo quando seu tempo estiver curto.
  • Leia revistas anglófonas (como a Time) um ano antes de passar o seu GMAT para desenvolver sua cultura geral, enriquecer seu vocabulário em inglês e se acostumar com as pegadinhas da língua. Crie o hábito de consultar os documentos em inglês cada vez que tiver a oportunidade.
  • Se seu inglês é fraco, compre um livro de gramática ou dê uma olhada em sites gratuitos com lições de inglês para revisar a base (present, present perfect, preterit, etc) e as preposições. 10, 15 minutos de trabalho por dia (todos os dias) são o suficiente para progredir rapidamente.

Já o lado da matemática, compre um livro especializado no GMAT e tente responder às questões. Verifique suas respostas e leia os comentários dos professores no caso das “questões pegadinha”. Se você não conhecer algumas noções de matemática, reveja suas anotações de colégio e ensino médio (se você não tiver mais nada, você pode comprar livros sobre a disciplina).

Revisar os anais vai permitir que você avalie os seus pontos fortes, ganhe agilidade, adquira as competências linguísticas e matemáticas e ganha rapidez (você vai acostumar com os mesmos tipos de questões, o mesmo tipo de pegadinha. Além de ganhar mais tempo e responder melhor às questões).

Quanto mais tempo você dedicar ao seu GMAT, nais você terá chances de conquistar boas notas (veja a infográfico abaixo):

Não deixe de se preparar muito bem para os exames de inglês O teste também é assunto de muitas pesquisas no Google

Conselho: cronometre seu tempo quando você estiver estudando para ver se você está respondendo rápido as questões.

Por que procurar um professor particular para o GMAT?

A preparação do GMAT é um trabalho a longo prazo. Além disso, é difícil ter motivação para ficar sozinho com o livro.

Ainda por cima, não é fácil resolver problemas de matemática sozinho. Por isso, por que não chamar um professor particular de inglês e de matemática?

Um professor particular poderá te dar aulas de inglês e:

  • Ajudar a construir um programa de revisão em função de seus pontos fortes e seus pontos fracos
  • Dar a motivação necessária para avançar em suas revisões
  • Explicar os pontos de matemática que você não entendeu
  • Dar dicas para você responder o mais rápido possível as questões limitando o risco de erros

Os conselhos dos experts para evitar as pegadinhas do GMAT

Se não existe receita milagrosa para ter uma boa nota no GMAT, pelo menos há algumas dicas para otimizar as suas chances de conseguir no dia D:

  • Leia atentamente os enunciados para não marcar na trave na hora H
  • Marque as respostas em um papel de rascunho antes de responder no computador
  • Olhe o relógio: organize o seu tempo de prova. Seria uma pena perder o seu GMAT por ter atrasado em uma questão
  • Se um problema de matemática é muito difícil, elimine as respostas falsas e teste as opções restantes
  • Na parte “setence correction”, se você ficar em dúvida entre duas frases, escolha a mais curta
  • Na parte “reading comprehension”, leia a questão antes de ler o texto. Isso vai te ajudar a ter uma leitura ativa e eficaz das opções porque você vai saber qual é a questão que você está procurando

Depois dessas dicas, vai ficar fácil estudar para o GMAT!

Algo importante a ser definido são seus objetivos com o GMAT. Qual é a escola que você quer entrar? Qual é a nota exigida no GMAT para entrar na escola de sua escolha?

Não deixe para revisar o exame na última hora A prova tem questões de raciocínio

As respostas a essas perguntas vão te ajudar a conquistar seus objetivos e o mais importante: sabendo bem o que quer, é mais fácil você criar motivação.

E agora uma dica essencial para qualquer prova: tenha confiança em si e não fique nervoso. Algo a se lembrar nessas horas é que matemática (do nível exigido) nem inglês não são bichos de sete cabeças.

Então, não esquente a cabeça na hora! Pense que você já se preparou, já conhece o tipo de questões pegadinhas da prova e já treinou o suficiente para responder da maneira mais eficaz possível.

Obedecendo todos esses passos, você vai tirar de letra o GMAT! Nós já estamos te vendo em Harvard fazendo o seu MBA, sendo um profissional de muito sucesso.

Mas no pior das hipóteses, você vai aprender mais inglês o que já não é nada mal!

Hoje todos os trabalhos exigem a língua da globalização! Então, nenhum conhecimento é em vão, muito menos o inglês!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz