A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Como aprender a tocar seu instrumento de cordas?

Par Giovanna le 08/11/2016 Blog > Música > Violão > Como começar a tocar guitarra?
Table des matières

E chegou o momento tão esperado por todos!

Você começa a sentir uma profunda necessidade, um desejo incontrolável, uma urgência em aprender a tocar guitarra.

Você quer aprender e saber como tocar guitarra?

Desde muito tempo, você observa nas revistas especializadas em música, você vê nos vídeos o seus maiores ídolos – que podem ser Slash, Eric Clapton, Carlos Santana ou mesmo Paul McCartney – sem citar muitos outros nomes – e não consegue esconder e diz: « um dia, eu também serei como eles! ».

E surge, então, a primeira questão: como tocar guitarra?

Faça algumas perguntas a você mesmo antes de começar a tocar

Antes de se lançar nesta aventura musical que é aprender a tocar, e iniciar um curso de guitarra, é importante que você faça algumas perguntas a partir do momento em que identificou o desejo em aprender a tocar este instrumento musical. Desta forma, com apenas algumas pequenas questões você poderá conhecer melhor a qual estilo de música você irá se dedicar e, também, se orientar melhor para escolher a sua primeira guitarra.

O que você quer fazer com a sua guitarra?

Você está ultra motivado a aprender a tocar guitarra e violão e isto é ótimo. Porém, antes de se lançar nessa missão e correr o risco de se perder em meio a tantos tipos de instrumentos, notas, partituras, etc. Que tal começar determinando quais são suas prioridades em relação ao aprendizado do instrumento?

Antes mesmo de consultar um professor de guitarra ou violão, pense: Por que você deseja aprender a tocar guitarra ou violão?

Seria com o propósito de reproduzir os sons e tocar as músicas dos seus artistas preferidos? Gostaria de conhecer o instrumento, suas principais bases e as suas principais técnicas para criar as suas próprias músicas e melodias no futuro?

E quanto às técnicas, você deseja tocar o estilo clássico ou um pouco de blues? Country ou pop? Talvez deseja tocar hard rock?

aprenda a tocar guitarra Você pode tocar diversos estilos musicais. Você já sabe qual deles lhe agrada mais?

Os diferentes tipos de guitarra e violão

Uma vez que você tenha escolhido qual o gênero musical que deseja tocar, você poderá, então, escolher uma boa guitarra ou um bom violão.

Existem três grandes variações destes instrumentos de cordas, sendo: o violão clássico (tradicional), o violão acústico e a guitarra elétrica.

É muito importante que você se oriente primeiro quanto ao estilo musical que preferirá tocar, pois não é útil orientar seu aprendizado ao violão clássico se você pretende tocar as músicas da banda Led Zeppelin, por exemplo.

Esta pequena orientação inicial fará com que você ganhe tempo, economize dinheiro e tenha mais energia para se concentrar no que você mais gosta.

Onde aprender a tocar guitarra?

Se você deseja aprender a tocar guitarra ou violão, mas nunca, na sua vida inteira, tocou neste instrumento, se você não conhece as bases da música, assim como a teoria, tons, intervalos, etc. É extremamente recomendável que você tenha algumas aulas em um curso regular de guitarra ou violão.

Existem diversas soluções para este caso: os conservatórios musicais (existem diversas turmas durante o ano e possuem uma finalidade muito mais acadêmica), as escolas de música, que podem ser privadas ou públicas (nestes locais o ensino de música é realizado por um profissional certificado e com uma metodologia pré-estabelecida), centros culturais, ateliês, associações, e muitos outros tipos de organizações que oferecem cursos e formação musical acessíveis.

Existem também alguns cursos ou oficinais que tratam de técnicas ou assuntos mais pontuais, o que pode ser uma ótima escolha se você sente dificuldade em um assunto.

Escolha, portanto, as soluções que mais se adequem às suas necessidades e possibilidades. Veja quais seus objetivos, seu nível de conhecimento e o que você deve procurar.

Além disso, você ainda tem à sua disposição a opção de contratar um professor particular de guitarra ou violão. Nesta opção, podendo ser realizado até mesmo em sua casa, o professor e você podem ter mais tempo e atenção para o aprendizado. É indicado àqueles que não se sentem preparados para um curso regular ou que acreditam precisar de um curso mais intensivo.

Outra questão que você deve analisar é qual o seu tempo para aprender a tocar um instrumento? Você tem pressa para aprender, tem pouco tempo disponível, etc?

Analise as suas possibilidades de comprometimento com um curso e pense em quanto tempo precisará ter disponível para atingir o seu objetivo de se tornar um guitarrista.

As diferentes técnicas da mão direita (para tocar violão)

Para tocar violão, você deverá aprender diferentes técnicas, especialmente para tocar com a sua mão direita.

 

O rasgueado

Esta técnica é comum em estilo como o flamenco e consiste em um movimento de « beliscar » as cordas com a pontas dos dedos ou com as unhas.

Geralmente, são utilizados no máximo quatro dedos para realizar esta técnica, sendo eles o polegar, o indicador, o médio e o anular.

Nesta técnica também é possível tocar mais de uma corda ao mesmo tempo.

Esta é uma técnica básica para tocar violão e muito utilizada para tocar instrumentos de cordas como a harpa.

O arpejo

Nesta segunda técnica, o toque das cordas é mais regular. As cordas devem ser tocar em sequência.

Nos parece que, ao tocar desta forma, estamos decompondo um acorde em nota por nota.

O picado

Esta também é uma técnica clássica para o violão e muito utilizada na música flamenca.  É, na realidade, uma variação da técnica de rasgueado. Nela, após pressionar uma das cordas, você deve encostar o dedo na corda seguinte, pois isso proporcionará uma vantagem quanto ao volume das notas tocadas.

Picking

Picking significa, em inglês, pressionar as cordas individualmente.

Esta técnica é típica das músicas norte-americanas, muito comum nos estilos country e blues.

O uso da palheta permite acentuar o ritmo e ter um bom retorno do som.

Strumming

Nesta, todas as cordas são tocadas rapidamente para dar a ilusão de um único acorde.

É uma técnica considera simples e muito utilizada, especialmente com violões de acompanhamento (ou mesmo com guitarras e seus riffs), uma vez que proporciona um volume mais alto.

Alternate picking

Está técnica é feita com a ajuda de uma palheta que irá  fazer com que as cordas vibrem de forma alternadas, porém em uma sequência a forma um riff, por exemplo.

É muito utilizada por guitarristas.

Tocar violão com os dedos

Existem três formas de se tocar um violão: com os dedos, com as unhas ou com uma palheta.

Vamos agora falar um pouco sobre as diferentes técnicas para se tocar com os dedos.

usar os dedos para tocar guitarra O violão é um instrumento muito versátil e você pode tocá-lo com os dedos ou com uma palheta.

De acordo com seu estilo, seu desempenho, seu nível de conhecimento, você verá que será fácil se orientar quanto às técnicas para tocar violão e qual a mais adequada para você.

Cada técnica produz um som diferente, é, portanto, uma questão de preferência a seleção da técnica que você irá utilizar.

 

Posicionamento e movimento dos dedos para aprender a tocar

Você pode juntar o polegar e o dedo indicador, como se estivesse segurando uma palheta entre os dedos. O outros dedos não são utilizados.

Será a unha do seu dedo indicador que arranhará as cordas quando você fizer o movimento para baixo com a mão e, em seguida, será a unha do seu polegar que tocará as cordas quando fizer o movimento para cima com a sua mão.

Este não é um movimento fácil de se dominar, é importante manter seu pulso estável e flexível para executar o movimentos.

Seu antebraço não deve se movimentar, somente o seu pulso é que deve.

 

Conselhos para tocar violão com a mão direita

Você pode tocar tanto com suas unhas curtas, como com suas unhas longas. Porém, fique atento, pois todas as unhas unhas devem estar de um mesmo tamanho.

Quando for mover o pulso direito, acentue a rotação da mão para que o dedão se distancie das cordas e seu dedo indicador possa tocá-las.

Não eleve muito o seu pulso, a palma de sua mão deve estar alinhada a seu antebraço.

Tocar violão com as unhas

Para guitarristas ou violonista destros, o comprimento das unhas da mão esquerda não tem importância. Os dedos desta mão são responsáveis por se apoiar nas cordas e tocar para então produzir as notas ou os acordes. Elas não irão se friccionadas contra as cordas. Afine bem a sua guitarra elétrica!

Para a mão direita, temos outra questão: você pode deixar as unhas rentes, curtas ou longas.

A mão direita fricciona as cordas, as faz vibrar e o fato de tem um destes tamanhos de unhas influencia diretamente na sonoridade de seu instrumento.

Para unhas rentes

Nenhuma influência na sonoridade da guitarra ou do violão. Perfeito para aqueles que desejam tocar com palhetas ou para aqueles que tocam com a ponta dos dedos.

 

Para unhas curtas

Neste comprimento, elas servem como complemento quando se toca as cordas com a ponta dos dedos.
Produz uma sonoridade mais vívida.

 

Para unhas longas

Uma prática conhecida entre os violonistas clássicos.

O interessante é que a mão direita pode tocar as cordas diretamente e, portanto, obter um som muito mais definido e vivo.

O único inconveniente é manter cuidados essenciais para que suas unhas se mantenham longas e resistentes.

Tocar utilizando uma palheta

como tocar guitarra sem machucar os dedos A palheta é uma grande aliada dos guitarristas

A última técnica para tocar guitarra ou violão é com a utilização de uma palheta.

A forma de segurá-la deve ser natural. A palheta deve ser segurada com a lateral de seu dedo indicador com a sobreposição do seu polegar de forma leve.

O movimento a ser feito com a palheta não é simples, é um movimento precisa de muito treino para ser aperfeiçoado.

Na realidade, a dificuldade está em se manter concentrado nos ritmos enquanto se preocupa com a precisão do toque com a palheta e flexibilidade dos movimentos.

Flexibilidade do pulso

De forma semelhante, o pulso tem um papel muito importante na hora de tocar seu instrumento de cordas usando uma palheta.

Treine constantemente para fazer os movimentos, para cima e para baixo, sem que movimente o seu antebraço, nem seu cotovelo, somente o pulso.

Dicas para tocar guitarra e violão com uma palheta

Aqui estão algumas dicas para que você se lembre ao tocar:

  • Não eleve muito sua mão
  • Mantenha o punho flexível, este é um ponto-chave
  • Fique atento à simetria de seus movimentos ascendentes e descendentes
  • Mantenha a palheta em uma posição levemente inclinada, pois assim você evitará um toque muito forte.
  • Comece a tocar calmamente e vá aumentando a velocidade e o ritmo pouco a pouco.
  • Use um espelho: isso evitará que você fique com dores no pescoço e também lhe trará um ponto de vista realista em relação aos seus movimentos. Desta forma, você poderá identificar mais facilmente as suas falhas.

Descubra aqui outras dicas:

  • Tocar guitarra e cantar ao mesmo tempo
  • Tocar guitarra mais rápido
  • Tocar guitarra com uma mão

 

 

 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Giovanna
Aprender de tudo um pouco se tornou minha paixão. Na companhia do meu gato, Robin, escrevo e tento chegar mais perto desse conhecimento todo.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz