A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Como escolher o instrumento ideal para Iniciantes

Par Giovanna le 10/10/2016 Blog > Música > Violão > Qual o melhor violão ou guitarra para começar a tocar?
Table des matières

Queremos aprender coisas novas, fazer algo diferente ou realizar um sonho antigo. Aprender a tocar um novo instrumento musical pode estar em seus planos para adicionar uma nova habilidade ou mesmo um novo passatempo para o seu dia-a-dia, não é mesmo?

Você deve conhecer ao menos um amigo com o mesmo objetivo e que acabou se inscrevendo em aulas de violão.

Aprender a tocar violão ou guitarra vai exigir algumas aulas, muita prática e principalmente, vai depender do seu entusiasmos e vontade de aprender.

Se decidiu que vai começar as tão sonhadas aulas de violão ou de guitarra, está na hora de pensar em comprar o seu próprio instrumento. Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar a escolher o violão ou guitarra mais adequados para você.

Como não acabar escolhendo a guitarra ou o violão errados?

A primeira guitarra será sempre um instrumento de grande valor sentimental e, por isso, se você pretende mantê-la e tocá-la por um bom tempo, este é o momento de escolher o modelo certo para você.

Tenha em mente que você está apenas iniciando seu curso de violão ou de guitarra, que ainda irá evoluir e progredir em seu aprendizado. Além disso, é um momento de descoberta de novos sons e estilos musicais.

Além de tudo isso, você se interessará por adquirir mais de uma guitarra, mais de um violão. As possibilidades de sons, estilos, versatilidade de alguns modelos, etc. Um novo leque de opções se abrirá para você!

Ser iniciante em um curso de violão não significa que você não possa se identificar mais com um estilo musical, o que quero dizer é que você está em formação. Irá aprender sobre as diferenças de sonoridade entre os vários tipos de guitarra e violão, conhecerá qual o modelo mais adequado para este ou aquele tipo de música, etc.

Estas informações também são importantes na hora de adquirir a sua primeira guitarra ou violão, pois eles serão muito especiais para você. Por isso, analise bem as informações que você já tem, procure ajuda de um músico, professor ou amigo que já tenha passado por esta experiência e que possa lhe ajudar a fazer a escolha certa.

Quais os diferentes tipos de guitarra e violão que existem e o que devo analisar ao comprar o meu primeiro exemplar?

como escolher um guitarra Chico Buarque ou The Rolling Stones?

Existem  ao menos três tipos principais de violão e guitarra que você deve conhecer. Além disso, muitos modelos possuem diversas variações que podem influenciar em sua sonoridade.

Vou apresentar aqui os três modelos de violão e guitarra mais versáteis considerando suas características e sua sonoridade.

O Violão Clássico: a escolha mais comum entre os iniciantes e se adéqua melhor à bossa e aos estilo clássico

Primeiro Violão Clássico Violão Clássico para os mais tradicionais

Como o próprio nome indica, o violão clássico é destinado aos que apreciam as músicas mais clássicas.

Podemos encontrá-lo nas mãos de músicos de diversos gêneros musicais, como bossa nova, jazz, sertanejo e até mesmo pop.

Possui um braço mais largo do que outros modelos e utiliza cordas de nylon. Estas duas características podem dificultar um pouco o seu primeiro contato com este modelo de violão, pois com o braço mais largo e cordas mais flexíveis você precisará de bastante destreza para tocá-lo.

Geralmente este é o modelo mais comprado por iniciantes, pois tem preços mais acessíveis. No entanto, as características sobre as a quais falamos aqui geralmente não são levadas em conta.

Se o seu objetivo é tocar algo no estilo bossa nova ou clássico, este é o modelo ideal para você. Se pretende se aventurar em outros estilos como folk, pop e rock, procure outros modelos de violão, como o violão folk.

O Violão Folk: o modelo ideal para os iniciantes por ser polivalente e possuir braço mais fino

violão folk para iniciantes O Violão Folk é ideal para todos os iniciantes!

Este modelo de violão folk é, na realidade, um violão acústico e se diferencia do violão clássico por ter cordas de aço e o braço mais fino.

Ideal para todos os estilos musicais, o violão folk também é ideal para todos que estejam começando um curso de violão. Ele se adapta muito bem à música pop, rocks, blues, jazz e muitas outras.

É um violão muito versátil e pode ser usado para suas aulas e para a prática do instrumento em casa, para cantar e se divertir com seus amigos, etc.  Se você procura um violão que te acompanhe a todos os lugares e ocasiões, este é o seu modelo.

Por possuir um braço mais fino, tocá-lo é muito mais fácil. Você consegue posicionar adequadamente seus dedos e não precisa de tanto esforço para alcançar algumas notas.

É o violão mais confortável e recomendável aos alunos iniciantes.

A Guitarra: mais cara e mais pesada do que os violões e a melhor escolha para aqueles que só curtem Rock

primeira guitarra A Guitarra… a mais Rock’n’Roll !

A guitarra elétrica, ou só guitarra, é um parente próximo do violão, tendo como principal diferença a falta de uma caixa acústica para ressonância do som produzido.

Isto é, o violão possui uma caixa de ressonância, já a guitarra precisa estar necessariamente acoplada a um amplificador para que possamos escutar o seu som real. Assim como o violão clássico e folk, a guitarra também possui variações, como a guitarra semi acústica.

A guitarra é um instrumento versátil e podemos encontrá-la nas mãos de músicos de jazz, rock, blues e até mesmo da música pop. Com toda tecnologia de captadores, pedais e amplificação, podemos transformar o som da guitarra e adicionar milhares de efeitos ao tocá-la.

A guitarra se tornou um símbolo da música, e principalmente do Rock’n’Roll. Jimi Hendrix, Eric Clapton, The Beatles e The Beach Boys são alguns dos exemplos internacionais que mudaram a história da música e também de como tocar uma guitarra.

A primeira guitarra elétrica

Sua história data da década de 1930, quando Georges Beauchamp decidiu transformar a ideia de uma guitarra havaiana no que poderíamos chamar de guitarra elétrica. Foi através de uma adaptação e instalação de captadores que a chamada « Frying Pan » tomou forma.

Há mais de 85 anos, a guitarra tem sido um instrumento obrigatório para a música popular, rock, jazz, etc.

Um jeito desafiador e único de se expressar culturalmente nasce com o surgimento da guitarra elétrica. Temos hoje, inúmeras bandas, inúmeros artistas que conseguem dar a este instrumento um novo significado.

A guitarra e o Rock mudaram o mundo da música.

Foi Sister Rosetta Tharpe que, ainda nos anos 30, pegou uma guitarra e deu um novo significado para a música de seu tempo. Trouxe uma nova experiência ao misturar o ritmo de rock a letras gospel. Influenciou grandes nomes do nosso tempo com Elvis Presley e Aretha Franklin.

A guitarra não mudou somente a música, mas deu lugar a um novo tipo de artistas, dando também um lugar para a mulher no mundo do rock.

Guitarra Maciça versus Guitarra Semi Acústica

Como disse anteriormente, assim como o violão, a guitarra possui variações quanto à forma como seu som é produzido e emitido.

As guitarras maciças são as mais conhecidas. Modelos como Fender Stratocaster e Telecaster, Gibson Les Paul possuem um corpo maciço geralmente fabricado em madeira.

Por não possuírem uma caixa acústica e, podendo ser construída em um peça única (braço e corpo), o material utilizado influencia muito no timbre da guitarra. Você pode encontrar guitarra feitas em diferentes tipos de madeira, acrílico e até mesmo fibra de carbono.

Seu som é « mais claro e seco » e você pode facilmente adicionar efeitos de pedais para descobrir novos sons. É ideal para quem curte heavy metal e outras vertentes do rock

Já as guitarras semi acústicas são dotadas de uma caixa acústica, o que ajuda a propagar o som. Estes modelos são geralmente mais robustos que o das guitarras maciças e possuem um som mais intenso também.

Geralmente é vista nas mãos de músicas e artistas com influências de jazz e blues.

Também causam muita microfonia. Para isso, a guitarra semi-sólida aparece como um meio termo entre a guitarra maciça e a guitarra acústica, mantendo o som intenso característico da guitarra acústica e a sustentação da guitarra sólida.

comprar uma guitarra rock and roll A Guitarra não pode ficar de fora do Rock’n’Roll !

Resumo: qual modelo escolher?

A guitarra ou violão perfeitos realmente não existem. Por isso, você precisa pensar nas necessidades que você, como aluno e iniciante, pode ter.

Talvez comprar um instrumento que exija muitos aparatos, como a guitarra, ou um que seja mais difícil de aprender a manejar, de posicionar os dedos, não seja a melhor ideia para começar.

Tudo isso depende do seu objetivo, pois se o seu sonho é aprender a tocar guitarra, é isso que você deve ter em mente na hora de comprar seu primeiro instrumento musical.

Avaliar o preço não é a única coisa a se observar. Existem instrumentos de diversas faixas de preço, de qualidade, de material e tudo isso deve estar alinhado ao fato mais importante: seu estilo e sua necessidade como aprendiz musical.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Giovanna
Aprender de tudo um pouco se tornou minha paixão. Na companhia do meu gato, Robin, escrevo e tento chegar mais perto desse conhecimento todo.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz