Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Como dar aulas de geometria e álgebra em domicílio?

De Carolina, publicado em 15/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Como tornar-se professor particular de matemática?

Dar aulas de matemática é possível para todos que gostam e têm conhecimento na matéria.

Mas geralmente são os estudantes especializados nessa disciplina ou professores experientes que propõem esse serviço.

Dar aulas de matemática pode ser uma experiência muito enriquecedora pelo seu trabalho, pela aproximação com a disciplina e pelo o lado humano.

As vantagens são os horários flexíveis e a remuneração interessante.

Sem mais espera, descubra como transmitir seus conhecimentos com pedagogia para dar aulas particulares de matemática sendo bem pago.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Tornar-se um professor particular de matemática

Normalmente, quando pensamos em ser professor particular de matemática, pensamos também nas condições para tal.

Ele deve preparar vários tipos de aulas, cada uma com suas exigências e problemas diferentes.

As diferentes formas de aulas de matemática

As 3 grandes opções que se oferecem aos professores particulares são:

  • Reforço escolar: é uma ajuda personalizada e frequente para alunos que têm dificuldades em matemática.
  • Ajuda nas lições de casa: conferir se as tarefas da escola foram bem feitas e tirar dúvidas sobre elas, se necessário.
  • Aulas particulares: é uma ajuda mais pontual para o aluno que tem dificuldades. As aulas particulares parecem com o reforço escolar, mas se diferenciam pelo conteúdo: as aulas têm o objetivo de explicar algo que não ficou claro para o aluno em sala de aula. Já o reforço é um trabalho contínuo para alunos que têm dificuldades na disciplina como um todo.

Dar aulas particulares pode ser um bico, um trabalho temporário ou uma atividade permanente. Vai depender de suas necessidades e vontades.

Reforço escolar, ajuda nas lições de casa, tudo pode ser feito pelo educador Professores particulares devem adaptar suas aulas para cada aluno

E como conselheiro pedagógico, você tem que fazer sempre as boas perguntas para guiar bem seus alunos.

E você, também tem dúvidas?

Quais são as competências pedagógicas necessárias para dar aula em matemática? Você conseguiria acompanhar alunos que estejam estudando para o vestibular, Enem? Conseguiria tirar suas dúvidas? Ou ajudar alguém que quer fazer um concurso específico? Você poderia dar aulas em nível universitário?

Você pode dar aulas em domicílio (se deslocando na casa do aluno)? Ou os alunos terão cursos em sua casa? Quantas vezes por semana? Todos os dias?

Como você vai organizar suas aulas de matemática para que seus alunos evoluam?

Pré-requisitos para dar aulas de matemática

Aparentemente, basta ser bom em matemática para dar aulas particulares. Será que qualquer estudante de exatas ou professor digno de seu título pode ensinar? Veja algumas qualidades que diferenciam os bons e os maus professores de matemática.

Escutar

Para dar aulas de matemática de maneira eficaz e pertinente, a gente tem que diferenciar as aulas do aprendizado clássico em salas de aula. A atenção tem que ser direcionada exclusivamente para o aluno.

Se seu aluno faz aulas particulares, é porque o ensino nas salas de aula não foi o suficiente para que ele aprenda. Ele precisa de um novo método para assimilar alguma noção ou uma matéria específica.

A primeira qualidade, então, é a empatia, a escuta: você deve se colocar no lugar do aluno nas aulas particulares e procurar soluções adaptadas as suas dificuldades e a seu nível.

Paciência

É bem natural ter que repetir várias vezes uma lição ou ensinar a mesma coisa de várias maneiras diferentes até que o aluno entenda.

Cabe a você, professor particular experiente e precavido, de usar as boas palavras e o método adequado para acabar com o bloqueio de seu aluno na frente dos exercícios.

Esse processo de compreensão e escuta requer muita paciência.

Conhecimento

Um professor de matemática precisa saber tudo sobre a matéria. Isso parece ser impossível por causa da quantidade de conteúdos existentes na disciplina. Mas aceite! O conhecimento profundo é uma condição essencial.

Na verdade, dar aulas particulares para um aluno é poder responder a todas as suas questões, explicar os enunciados, as teorias e guiá-los nos mais diversos exercícios.

A gente sabe que nossa cabeça não é um computador. Por isso, antes da primeira aula com o aluno, informe-se em qual ano ele está, quais são seus objetivos, quais matérias são mais difíceis para ele. Assim, você poderá fazer aquela revisãozinha para ter certeza de não ter esquecido nada!

Não deixe de ser paciente e compreensivo para entender a necessidade de seu aluno Dar aulas particulares de geometria e álgebra requer muitas qualidades

Para alunos que se preparam para o vestibular de exatas, é interessante achar um professor que já fez o curso que você quer fazer. Por exemplo, se você quiser cursar engenharia, tente achar um engenheiro que é professor particular. Assim ele vai te passar algumas dicas.

A pedagogia

Dar aulas de matemática requer um bom senso de pedagogia.

Um bom professor de matemática deve saber enquadrar, compreender, orientar o aluno em seu único objetivo: aprender matemática.

É pela evolução do aluno que a gente mede a qualidade das aulas.

A pedagogia se aprende com a experiência, encontrando diferentes tipos de alunos. Mas ela se baseia em uma noção primordial: a adaptação.

Você deve aprender a adaptar suas aulas e seus métodos para cada perfil. Você tem que reaprender matemática em casa, com os alunos com dificuldades.

Às vezes, o aluno precisa de exemplos concretos para aprender Você pode utilizar alguns materiais como estes para dar suas aulas particulares

É preciso saber resumir e simplificar suas explicações criando esquemas explicativos ou pegando exemplos concretos da vida do dia a dia.

O respeito

Dar aulas de matemática é ser respeitoso com com você e com seu aluno.

Seja sempre pontual e avise com antecedência se não puder dar a aula combinada. Todas essas coisas que para muitos são pequenos detalhes servem para criar uma relação de confiança entre você e seu aluno (e com os pais).

É importante que as aulas tenham uma regularidade, seja uma vez por semana ou duas por mês. Isso para acompanhar os avanços de seus alunos. Além disso, ver como seu aluno processa as informações vistas e revistas nas aulas.

Você pode estabelecer um determinado número de aulas em curto ou longo prazo desde o início. Assim você saberá como dar continuidade e acompanhar melhor o aluno.

Etapas para dar aulas de matemática

Investimento pessoal

Não dá para improvisar dando aulas de matemática.

Isso requer organização e disciplina.

Cada aula deve ser preparada antes. Então, não deixe de ler em voz alta, de reler seu plano de aula para ver se ele está claro para você. Já é um bom começo para saber se suas aulas vão ser claras para o aluno também. Uma boa maneira de passar o conteúdo é fazer fichas explicativas, fazer exercícios juntos.

Não é bom fazer seu plano de aula no mesmo dia ou improvisá-lo.

No final de cada curso, pergunte para seu aluno quais pontos ele entendeu e o que ele gostaria de aprofundar mais da próxima vez.

Se ele estiver se preparando para um concurso, vestibular, Enem, faça exercícios das provas dos anos anteriores. Essa é a melhor coisa para testar o estilo dos enunciados e deixar seu aluno mais confiante.

O mais importante é se colocar no lugar do aluno. Pense sempre assim porque isso vai te ajudar a entender suas dúvidas e expectativas.

Com esse objetivo, faça uma avaliação com ele sobre os seus pontos fortes e fracos, suas lacunas e suas necessidades. É interessante fazer um balanço no fim de algumas aulas para observar seu desenvolvimento.

Um professor particular de matemática é um tipo de mentor: você deve se dedicar ao sucesso de seu aluno. Então, não deixe de felicitá-lo e apoiá-lo.

Não o repreenda pelos seus erros. Isso não é produtivo e não é o seu papel.

Mostre-se positivo e dê aquele empurrãozinho para que ele se saia melhor da próxima vez.

Ache alunos

É preciso ter alunos para dar aulas particulares de matemática, claro.

Não deixe de pegar algumas aulas para ficar craque no conteúdo Muitos alunos precisam de uma ajuda extra classe para ir bem na escola

Existem vários jeitos de encontrar alunos e locais para deixar seus anúncios de aulas particulares.

  • Sites de pequenos anúncios: uma solução fácil e barata, mas que nem sempre é eficaz por causa da grande quantidade de ofertas.
  • Boca a boca: a gente não diz sempre, mas a solução pode estar bem na frente de você. Avise para todo mundo: amigos, colegas de trabalho, suas crianças. Deixe eles saberem que você está procurando novos alunos.
    Fazendo um bom trabalho com um aluno, pode ter certeza que ele vai te recompensar e dizer para outros, seja família, amigos, etc.
  • Organismo de reforço escolar: plataforma escolar, agência, outro tipo de organização: isso pode ser uma solução simples. Você será pago pela instituição, não pelos pais dos alunos. Para os professores que não sabem se organizar muito bem, esse pode ser o caminho porque você deve prestar contas para a agência. Por exemplo, você deve fazer relatórios sobre a evolução de seus alunos, acompanhamento e um balanço das aulas. Em contrapartida, o aluno pode te avaliar também.
  • Vídeo-aulas online: você pode ou não aparecer no vídeo. Normalmente, as aulas ensinam uma noção de cada vez. Com os vídeos, você precisa sair do contexto matemático e apresentar seu conteúdo de uma maneira mais lúdica e adaptada ao dia a dia.
    A vantagem é que o professor e o aluno podem estudar à distância. Você pode postar seus vídeos em sites especializados ou ao vivo por meio de programas como Skype.

O pagamento das aulas de matemática

Saiba que o preço da hora pelas aulas particulares pode variar de acordo com vários fatores: seu nível de estudos, o nível de estudos de seus alunos, o jeito de ensinar, o conteúdo das aulas, o objetivo, a cidade e as eventuais taxas de deslocamento.

Então, tente se informar sobre o preço da concorrência. Você terá que comparar seu preço com o de professores com o mesmo perfil que o seu (mesma experiência, estudos, etc) dando aulas no mesmo bairro, cidade etc.

Se você der aulas em um organismo privado, normalmente o preço das horas de aula é fixo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz