A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Tudo que você precisa saber antes de comprar a sua primeira guitarra e de começar a tocá-la

Par Giovanna le 28/10/2016 Blog > Música > Violão > A compra de seu primeiro violão e acessórios
Table des matières

Querer aprender a tocar guitarra ou violão é uma coisa, porém, você deve tentar ao menos aprender as bases destes instrumentos: saber como afinar e trocar as cordas, escolher a guitarra, os acessórios indispensáveis, etc.

No aprendizado de um instrumento musical não é possível improvisar, assim como no caso da guitarra e do violão. Vamos falar aqui sobre o que você deve saber para começar a tocar seu instrumento.

Além disso, você verá algumas dicas de como escolher os melhores acessórios e ferramentas para que você se torne um músico preparado para todos os momentos.

 

Comprar a sua primeira guitarra

Para comprar a sua primeira guitarra, é necessário saber escolhê-la muito bem, mesmo que, depois de algum tempo, você passe a se interessar mais por algum modelo do que por outro. Porém, saiba que o primeiro instrumento sempre carregará um grande valor sentimental.

Assim, vale à pena conhecer um pouco melhor quais as características que você deve levar em conta na hora de comprar a sua primeira guitarra ou seu primeiro violão.

 

comprar-seu-primeiro-instrumento-1 Os diferentes tipos de violão

Estilos de violão e de guitarra

Antes de escolher o seu violão ou guitarra, você deve pensar nos estilos de música que deseja tocar: rock, música erudita, pop, reggae, etc.

Será a partir dos estilos musicais que você escolher que você deverá orientar a sua busca pelo instrumento ideal, assim como as técnicas a serem aprendidas e os acessórios necessários.

Existem três grandes tipos destes instrumentos:

  • Violão folk (ou acústico): é um violão acústico com cordas de metal e, permite tocar os mais variados estilos musicais (rock, pop, jazz, country, etc.), menos os estilos clássico ou metal.
  • Violão clássico: é também um violão acústico, mas com cordas de nylon. Ele é muito utilizado para a música erudita ou clássica. É de fácil transporte e manuseio e pode ser tocado em qualquer lugar, sem necessidade de se ter um amplificador disponível.
  • Guitarra elétrica: não é como um violão acústico e, por isso, sempre será necessário utilizar um amplificador para tocá-la. Possui cordas de metal e é ideal para estilos de música essencialmente elétricos, como o rock, o metal, heavy metal, etc.

Tamanhos

É bom lembrar que existem instrumentos com tamanhos diferentes e adequados para crianças, aprendizes e profissionais.

Para as crianças, os instrumentos de tamanho reduzido auxiliam e facilitam o aprendizado, pois são proporcionais ao tamanha delas.

É aconselhável, portanto, que você veja e experimente o violão e a guitarra para saber se são ou não os mais adequados para você. Existem diferenças também quanto ao tamanho do braço da guitarra e outros pequenos detalhes que podem frustrar o comprador ou o músico iniciante.

Valores

Não se esqueça da questão financeira.

Escolher o instrumento mais adequado para o seu estilo musical e nível de conhecimento, é essencial para que você não faça um investimento equivocado.

Tenha em mente que o instrumento dos seus sonhos pode não ser o mais adequado para este início. Ganhe confiança com suas aulas de violão ou aulas de guitarra e descubra novos sons e estilos.

Para você ter uma ideia, existem hoje no mercado guitarras que variam entre R$ 300 e R$20.000, 00! Não se assuste, pois você pode optar por comprar um instrumento de segunda mão, e isso não quer dizer que seja algo de má qualidade.

 

Escolhendo sua primeira guitarra

Um último conselho para que você compra sua guitarra ou violão: mesmo que você esteja pensando em comprar a sua guitarra pela Internet, visite primeiro uma loja de instrumentos musicais para testar diferentes modelos que você tenha visto ou selecionado para a compra.

Neste local você poderá pedir algumas dicas aos vendedores e aos especialistas da loja. Além  disso, faça um pesquisa em artigos na Internet sobre os modelos, melhores estilos de músicas para utilizá-los, as técnicas, etc.

 

escolher seu primeiro instrumento Faça uma boa escolha!

A guitarra será o seu instrumento! E ela te acompanhará por muitos anos. Por isso a importância de se escolher muito bem o seu primeiro instrumento musical.

Vocês pode optar pelo modelos mais clássicos com a Fender Stratocaster e Telecaster ou mesmo um modelo como a Gibson Les Paul. Experimente quantas achar necessário, pois este é um momento de se descobrir diferentes sons.

Escolhendo suas cordas de guitarra

Saber como escolher suas cordas de guitarra não é realmente uma tarefa muito fácil, ainda mais quando se está começando a aprender a tocar o instrumento.

Existem muitos modelos e ficamos confusos quando não sabemos muito bem qual o mais adequado para cada estilo musical ou técnica.

 

como escolher o modelo certo de cordas de violão Elas também são essenciais para se tornar um ótimo guitarrista

Duas questões importantes são colocadas e das quais você não pode se esquecer:

  • Você deve se lembrar dos diferentes tipos de cordas de violão e guitarra. Lembre-se que podem ser feitas de diferentes materiais (metal, nylon, etc.) e possuem espessuras (diâmetro da corda) e revestimentos diferentes.
  • Se você não faz a menor ideia de qual a espessura e modelo de suas cordas, busque a ajuda de um músico ou em uma loja de instrumentos musicais para que eles possam lhe ajudar a escolher as mais adequadas para o seu caso.

Fique atento! Não podemos utilizar o mesmo tipo de cordas para o violão clássico, o violão folk  e a guitarra elétrica, ou mesmo outros instrumentos de corda.

Existem cordas adequadas para cada um destes instrumentos de forma a não lhes causar danos e, por fim, para que você possa usufruir da melhor qualidade de som que seu instrumento pode oferecer.

Dá mesma forma, fique atento à tração das cordas, pois isso também pode danificar a sua guitarra ou violão. O braço pode « empenar » ou outros componentes também podem ser danificados.

 A caixa de ferramentas ideal para um guitarrista

Um guitarrista não está somente na companhia de sua guitarra e algumas partituras ou tablaturas na hora de tocar.

Assim como para outros instrumentos musicais, a guitarra demanda certos reparos e um músico prevenido sempre leva consigo algumas ferramentas para resolver estes pequenos problemas.

 

ferramentas para violão Bons acessórios contribuem com os melhores músicos!

Aqui vão as dicas básicas de todos os guitarristas sobre quais acessórios e ferramentas você deve ter sempre disponíveis com você:

  • Um capotraste: acessório que deve ser afixado no braço da guitarra ou do violão e que tem como função mudar facilmente a tonalidade do som de seu instrumento.
  • Um afinador: pode ser elétrico ou eletrônico. Este acessório permite afinar sua guitarra em poucos instantes. Além destes métodos, você pode usar um aplicativo para smartphone que possua a mesma função de afinador.
  • Um suporte para partitura: pode parecer estranho, mas a maioria dos guitarristas não utiliza este acessório. É uma ótima escolha se você pretende fazer alguma apresentação para o público e não pode errar em momentos cruciais. Com isto você mantém a partitura ao seu alcance e não corre o risco de se confundir com tantas notas, principalmente quando está acompanhando algum cantor.
  • Um jogo de palhetas: é sempre bom ter mais de uma palheta à sua disposição. Ela pode se quebrar, cair e você não poderá parar tudo para procurar outra. Coloque algumas no seu bolso ou prenda em algum suporte específico para elas. Assim, você não precisará parar de tocar.
  • Um jogo de cordas: tenha sempre um jogo completo de cordas, principalmente para as cordas mais agudas. Nunca se sabe qual delas pode se partir.
  • Um apoio para os pés: este acessório é essencial para quem toca violão clássico ou folk, pois dá muito mais estabilidade ao tocar.
  • Uma correia: para os guitarristas este item é quase obrigatório, pois garante o posicionamento correto do instrumento e você terá mais facilidade em tocá-lo. Também pode ser utilizado junto aos outros tipos de violão, como o clássico e o folk.
  • Um cabo: ele permitirá que você conecte seu instrumento, sua guitarra ou violão, a um amplificador, uma mesa de mixagem ou outros equipamentos de som.
  • Um case: este item é imprescindível par manter o seu instrumento seguro em casa e quando você o transporta. Com isto, você evita possíveis batidas, arranhões ou outros danos mais graves à sua guitarra ou ao seu violão.
  • Um estante para guitarra: um pequeno artefato para acomodar o seu instrumento em casa ou no palco. É uma ótima escolha para evitar que seu violão ou guitarra fiquem soltos ou corram o risco de cair.

Todos estes acessórios podem ser adquiridos com o tempo, o mais importante é se lembrar e respeitar as características de seu instrumento musical.

Conheça bem os produtos que você irá comprar, pois muitas vezes o preço será algo secundário. No entanto, isso não significa que o melhor instrumento e acessórios no mercado, assim como os mais caros, sejam o mais adequados para você nesse momento. Leve em consideração o seu nível de aprendizado e onde pretende chegar com este instrumento, assim, você fará a escolha certa.

Por fim, siga as dicas e fique sempre informado sobre como cuidar do seu primeiro instrumento de forma adequada. Você pode prolongar a vida útil dele, além de ter uma peça de valor inestimável a seu lado por longos anos.

 

 

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Giovanna
Aprender de tudo um pouco se tornou minha paixão. Na companhia do meu gato, Robin, escrevo e tento chegar mais perto desse conhecimento todo.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz