A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Aprender o inglês do zero: o guia para estudantes iniciantes

Par Fernanda le 28/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como começar a estudar inglês?
Table des matières

Cansado de perder oportunidades de emprego porque você não fala inglês?

Você quer aprender inglês e poder ler na web qualquer artigo da sua área de interesse (de OVNIs à massagem norueguesa)? Você tem um sonho secreto de falar com qualquer pessoa no planeta com um sotaque perfeito?

Nós afirmamos que sim, é possível começar a estudar inglês do zero e conseguir chegar lá!

Mas como aprender inglês?

Veja como dominar a língua mais falada no mundo, de um jeito para dar inveja a qualquer um.

Treine seu ouvido todos os dias (ou como otimizar seu tempo de deslocamento)

Não importa a sua condição: se sua língua materna for alemão, se você tem mais de 60 anos, se sempre foi um fracasso nas aulas de inglês da escola: é fundamental começar a educar seu ouvido com o inglês.

Mas como exercitar a escuta em uma língua? Na verdade, para falar a língua original de Harry Potter, é preciso se acostumar com seu som, se concentrar nele, e também no ritmo das frases. Dica de iniciante: o inglês não tem nada a ver com o português. Portanto, esqueça imediatamente a ideia de pensar em português e depois traduzir o que pensou.

Pois bem, nada melhor do que ouvir, falar e cantar em inglês para absorver mais rapidamente o conteúdo e a bela musicalidade da língua de Shakespeare. Quanto à música, você pode escolher o que bem entender, de preferência um som que você goste, para não ficar muito traumatizado com ele ;P

E como aprender a falar inglês?

Além disso, você pode, por exemplo, assistir a canais de TV ingleses (ou americano, se o seu sonho é conseguir um emprego lá). Outra dica é deixar o som em segundo plano. Você vai se surpreender com a rapidez com que irá se acostumar às novas pronúncias! Você vai conseguir decifrar as notícias com mais facilidade e vai ficar craque nas aulas de inglês!

Aprenda inglês assistindo programas. Que tal encarar o Gordon em versão original, hein?

Se você preferir, pode assistir aos episódios de Pesadelo na cozinha (Ramsay’s Kitchen Nightmares) em versão original, isso também funciona. Mas tome cuidado para não ficar nervoso com a brabeza do chefe Gordon Ramsay!

Divirta-se em inglês (da manhã à noite e da noite à manhã)

Começar a estudar do zero significa que hoje você não entende (ainda) as letras de suas canções favoritas em inglês. Imagine a sua cara quando você conseguir traduzir « Chandelier » da Sia… Enquanto isso a gente está imaginando a sua cara vendo a Sia pendurada. Há!

Para aprender inglês sozinho e de verdade (e não apenas algumas palavras e expressões), basta estabelecer um cronograma bem divertido do jeito que você gosta:

  • Ver todas as suas séries em Inglês: nós recomendamos que você coloque legendas em português no começo. E porque você é um fã enlouquecido de GOT (Game of Thrones para aqueles que viajam na maionese), que tal assistir a todos os episódios em inglês com legendas em inglês? Chega daqueles SRTs em PT. Promete?

Como aprender Inglês assistindo série? Respeite a voz do George!

  • E o que dizer de assistir a TODOS os filmes em inglês? Você vai ver, a voz original de Ben Affleck no novo Batman é a melhor coisa que você vai encontrar no filme. Idem para as produções infantis e desenhos animados! Aproveite e ponha no áudio original e tente reconhecer a voz daquele seu ator favorito.
  • Comece a seguir blogs originais ingleses, sempre com seus temas preferidos. O mesmo vale para os Youtubers. Quer dicas de viagens, beleza, ou vídeos práticos? Existe uma variedade absurda para escolher. Mas como encontrar esses vídeos? – você vai perguntar. Basta digitar as palavras-chave no Google, acrescentando « em inglês » e pronto. Pequena observação: para fazer exercícios de gramática, é melhor não traduzir ao pé da letra, pois esses vídeos podem conter erros…
  • Compre uma revista em inglês, ou jornais ingleses, e pratique exercícios de tradução.

Estes são recursos excelentes para aprender inglês!

Exercite a expressão oral (trancado no banheiro ou numa praia deserta, a escolha é sua)

Quem dentre vocês, caros leitores, nunca teve medo de falar inglês em público? Seja na aula de inglês, para responder a uma pergunta, ou durante uma apresentação no trabalho ou então em uma reunião?

Fique sabendo que não há nenhum segredo: para acabar com esse medo, você tem que praticar o idioma. Mesmo no chuveiro!

Técnicas para estudar inglês iniciante. Que tal aprender inglês cantando todo dia de manhã?

Em primeiro lugar, comece cantando suas músicas favoritas em alto e bom som (mesmo se você desafinar). Procure imitar a pronúncia, mesmo se for de um jeito exagerado. Por isso, procure um lugar sem ninguém por perto e… Solte a voz!

Em seguida, você pode se divertir lendo as legendas de seus filmes, shows ou séries preferidos em voz alta. Faça ao mesmo tempo em que o ator fala, com o objetivo de dublar sua voz com um nanosegundo de diferença. Que desafio! Cerca de meia hora já é mais do que suficiente para começar o exercício. Não se esqueça de fazer algumas pausas, pois após alguns minutos o cérebro já se cansa!

Finalmente…. Fale inglês! Este conselho parece bem banal, mas no final das contas é o que faz a diferença. Quanto mais você fala, mais você vai se sentir confortável, porque as palavras vêm naturalmente mais rápido para a sua boca. O ideal é conversar com um nativo, para que você perceba as nuances das expressões e da pronúncia.

Você também pode simplesmente decidir falar com desconhecidos (estrangeiros ou não) em uma festa, e se for o caso, adicioná-los no Skype para manter contato.

Mas saiba que talvez falar com um brasileiro fluente em inglês não é a melhor solução. Isso porque quando você fala com um nativo, você assimila seus vícios de linguagem, você pode capturar expressões idiomáticas, e ainda vai ganhar velocidade na troca de informações. Se preferir, faça o jogo do pingue-pongue. De qualquer jeito você vai aprender inglês, e o verdadeiro!

A verdade seja dita: gramática é fundamental (coisa séria)

Àqueles que afirmam que estudar gramática é inútil, podem colocar seu chapéu de bobo. Verdade! Falar uma língua sem decifrar e dominar sua gramática, isto é, sem compreender a sua estrutura, não faz nenhum sentido!

Para falar um bom inglês, você precisa, por exemplo, entender que sempre é preciso inserir uma preposição antes do um verbo em -ING. E que alguns advérbios exigem o tempo no indicativo ou no subjuntivo, dependendo do sentido. Você também precisa conhecer a ordem certa das palavras para ser entendido pelo seu interlocutor, bem como dominar os verbos irregulares e o uso de preterit ou present perfect (para citar apenas dois tempos).

Além disso, conhecer as regras da gramática (ou de conjugação) é essencial para validar o seu nível em inglês (passar o exame Test of English for International Communication – TOEIC, por exemplo).

Para começar, aqui está uma lista de 50 verbos irregulares para turbinar o seu cérebro. Antes tarde do que nunca, fala sério!

Adquira um bom repertório (mas com estilo, por favor)

Bem-vindo de novo ao quinto ano do fundamental (quarta série para os mais velhinhos)! Para falar inglês a partir do zero, devemos, naturalmente, passar pela memorização do vocabulário.

É isso mesmo… Como fazer uma receita sem os ingredientes? Compre um caderno e escreva nele as palavras e frases que você quer aprender e lembrar. É importante dizer que a tradução é recomendada… E se, além disso, você quiser dominar a fonética, lembre-se de incluir a transcrição também.

Que tal montar um caderno de anotações de palavras? Aprenda inglês com a criação de um caderno de vocábulos!

Sempre que você for ler alguma coisa em inglês, reserve um tempo para anotar as palavras que você não entende e procurar seu significado no dicionário. Para fazer isso, visite um dicionário on-line como WordReference ou Lexilogos.

Apesar de o digital ser mais acessível e rápido, você pode muito bem comprar por uma ninharia um bom dicionário usado  num sebo (tipo Oxford), caso trabalhe longe do computador ou do seu Smartphone. E para evitar qualquer distração digital!

Se você realmente quer aprender Inglês, reserve de 5 a 10 minutos por dia para revisar as palavras de seu caderno (página por página), escrevendo e recitando em voz alta. Conselho de amigo: lembre-se sempre de ouvir a pronúncia correta quando você tem uma dúvida. Senão, já viu: durante uma reunião as coisas podem ficar constrangedoras….

Por fim, adicione o site Linguee aos favoritos do seu navegador de Internet: ele tem a vantagem de compilar as expressões inglesas mais usadas ​​e oferece a tradução delas em vários contextos, ou seja, em frases já construídas.

É bem prático e rápido para entender o sentido e as nuances de cada expressão e palavra. Perfeito para escolher a expressão ideal.

Começar do zero não é sair em desvantagem

Tenha certeza: começar a estudar o inglês do zero não é um empecilho para aprender a falar a língua.

Se para você for mais útil recorrer aos conteúdos dados no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, saiba que você pode encontrá-los facilmente na Internet hoje em dia.

Como aprender Inglês a partir de 0? O caminho é longo e nada fácil, mas você chega lá!

Você está realmente motivado?

Aprender inglês estudando 20 minutos por dia é possível?

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz