Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Dicas e conselhos para aprender bem a língua inglesa

De Fernanda, publicado em 02/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > O guia para estudar inglês

Se você é um estudante, ou se já deu início à sua vida profissional ou se é aposentado, não importa: sempre é possível aprender inglês.

Hoje, graças à Internet, e também por meio de diferentes recursos educacionais, você pode facilmente descobrir como estudar a língua inglesa.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que aprender inglês?

Em tempos de globalização, ser capaz de se comunicar em inglês torna-se cada vez mais obrigatório para todos.

É a língua internacional por excelência, com quase 2 bilhões de seres humanos praticando o idioma em cerca de 75 países de todo o mundo.

 Saiba por que você precisa falar a língua inglesa. O inglês é a língua mais falada no mundo.

Para onde você olhar, o inglês está literalmente em todos os lugares: durante suas navegações na Internet, quando está assistindo a seus filmes favoritos, no computador, em livros, na ciência, na diplomacia, nos esportes, na música, nos comerciais de televisão…

Você também pode assistir às melhores séries em áudio original, que tal?

Uma vantagem profissional

E o que dizer do aspecto profissional?

Falar inglês é um trunfo considerável se você quiser, por exemplo, progredir na sua empresa ou ser promovido. Você pode representar sua empresa numa missão internacional, realizar uma reunião importante com um cliente estrangeiro, solicitar patrocínio e investimento fora do país…

Dominar o inglês pode contribuir para que você dê um grande salto na sua carreira. Você também pode fazer a diferença frente a outros candidatos durante um processo seletivo (se tiver o TOEIC, por exemplo).

Isto irá aumentar seu potencial na hora de definir sua carreira e criar inúmeras oportunidades para se conectar com tantas pessoas.

Descubra como estudar inglês na sua vida profissional. Você sabe como aprender inglês para negócios?

Estudos têm demonstrado que falar uma língua estrangeira, sobretudo uma linguagem comumente usada como o inglês, pode estimular o seu cérebro.

Abrindo portas para o mundo

As pessoas que estão nesta situação são capazes de ser multitarefa, resolver problemas mais rapidamente e analisar fatos e acontecimentos sob diferentes perspectivas.

Seu cérebro é constantemente habituado a se adaptar e a interpretar uma nova linguagem que trabalha incessantemente.

Para aqueles que gostam de viajar, ver o mundo, esta é a oportunidade perfeita para realizar seu sonho: se você estiver em um país de língua inglesa ou de outra língua, poderá se comunicar e ser entendido pela maioria das pessoas.

Esta linguagem abre portas para outras culturas além da nossa, não importa a área de interesse: literatura, cinema, ciências da computação, no comércio, para melhorar o seu conhecimento do pessoal ou profissional. O inglês está em toda parte é por isso que é aconselhável estudá-lo.

Mas como chegar lá?

Como aprender inglês?

Para aprender inglês não basta improvisar. É preciso concentração, investimento pessoal, disponibilidade e tempo.

Materiais de apoio

Como com qualquer outra disciplina, a aprendizagem de inglês exige uma metodologia: você pode, claro, tentar aprender por si mesmo com o auxílio de diversos softwares de tradução, por meio de vídeos e tutoriais na Internet (a maioria deles são elaborados por professores muito competentes e dedicados a transmitirem seu know-how).

Alguns de vocês também encontrarão apoio por meio de ebooks, audiobooks, com conteúdos em DVD; mas devemos admitir – nada pode substituir um verdadeiro professor de inglês.

Com as novas tecnologias, é possível estudar os conteúdos com a vantagem de escolher os seus próprios horários e tópicos que deseja trabalhar: vocabulário, inglês para negócios, consolidar conhecimentos, verbos, tradução, etc.

 Descubra quais os matérias de apoio para estudar. A nova tecnologia é um ótimo recurso para aprender a falar inglês.

Com smartphones e tabletes, você pode estudar inglês em qualquer lugar e a qualquer hora. O importante é que você esteja motivado a obter sucesso e encarar a aprendizagem como um verdadeiro investimento pessoal.

Há muitos sites e portais on-line, independentemente do seu nível: uma dessas ferramentas é o método Babbel: é uma pedagogia muito bem estruturada que promove a aprendizagem de vários idiomas.

E para aqueles que querem trabalhar com tradutores on-line, softwares de tradução como o Google ou Reverso são excelentes ferramentas que serão de uma utilidade incrível.

Dê vida ao inglês!

O inglês é uma língua viva e, por isso, é preciso que seu ensino também o seja: você não pode ser passivo durante as aulas. Você precisa ser ativo e assumir o processo ensino-aprendizagem como protagonista: troque experiências, discuta, pergunte e argumente em inglês com seu professor. Isso vai ajudá-lo a avançar muito rapidamente.

O outro aspecto positivo é que o professor irá interagir com você, se adaptar ao seu ritmo, à sua disponibilidade. Mesmo se seus métodos forem tradicionais e cumpram um cronograma rígido, ele irá garantir flexibilidade.

Com um professor de inglês, você será capaz de se comunicar, se expressar sobre suas possíveis dificuldades, relatar os obstáculos que você enfrenta com a gramática, a sintaxe ou os verbos irregulares. Além disso, é uma oportunidade para enriquecer seus conhecimentos sobre a cultura anglo-saxã, descobrindo uma forma de ver as coisas totalmente diferente da sua.

Ao estudar inglês você exercita todos os seus sentidos e, portanto, a leitura, a escrita, a comunicação e a audição.

Dicas divertidas

Para que opor estudos e lazer quando na hora de aprender uma língua estrangeira?

O inglês pode ser aprendido fora das aulas tradicionais. Essa é a ocasião perfeita para você encontrar maneiras divertidas, personalizadas e prazeirosas para praticar o idioma. Você vai ver: a progressão vai ser rápida!

Leia inglês

Comece lendo tudo o que passar pelas suas mãos: leia o máximo de coisas que conseguir. Assine uma revista americana, acesse blogs ingleses, assista a vídeos e Youtubers na versão original e legendados em inglês. Você pode até mesmo configurar o seu computador e seu smartphone em inglês.

O segredo é acostumar seu cérebro e seus olhos a lerem outra língua, e assim começar a reconhecer palavras, sintaxes, frases, vocabulário, e até gírias.

Estude a língua inglesa lendo revistas e jornais. Leia notícias em inglês e amplie seus conhecimentos!

Para as crianças, os cartuns e histórias em quadrinhos são uma alternativa muito boa. Você pode encontrar facilmente em livrarias, mas também estão disponíveis na web (webcomic).

Para os maiores, que tal oferecer alguns livros na versão original? Aliás, se seu filho já leu o livro em português, vai ter mais facilidade ainda para compreender.

Finalmente, leia jornais. Se você é fã de redes sociais como o Facebook ou Twitter, inscreva-se em algum grande mídia inglesa: a vantagem é que os textos geralmente são escritos com a gramática correta e são acessíveis a todos. Os Não faltam recursos para aprender inglês na net.

Vivendo em clima inglês

Se você é um fã de filmes americanos ou anglo-saxões, que tal assistir a seus filmes na versão original? Isso vai fazer com que você entenda certas nuances da língua falada, além de adquirir mais vocabulário, claro.

Comece lendo as legendas em inglês: pouco a pouco, criará segurança para assistir sem as legendas. Depois de adquirir vocabulário suficiente, você se divertir reconhecendo palavras e descobrindo o significado de novos termos e expressões.

 Uma maneira divertida de estudar: veja seus filmes prediletos! Aprenda inglês assistindo filmes na versão original!

Para otimizar o seu aprendizado, mantenha um caderninho ao seu lado quando assistir a um filme e escreva as palavras ou frases que você não identificou.

Para os “gamers“, os jogos online são uma boa solução: na verdade, esses jogos acontecem em grupos de usuários online. Você pode, então, escolher parceiros de países de língua inglesa, o que lhe dará a oportunidade de falar o idioma e enriquecer seu conhecimento.

Faça amigos anglófonos: eles podem ser americanos, ingleses, irlandeses, escoceses, galeses, australianos, neozelandeses ou sul-africanos. E faça o favor de manter o contato! Por Whatsapp, por Skype (praticar expressão oral), por correio ou por e-mail. O importante aqui é praticar!!

A vantagem é que você vai falar sobre assuntos de seu interesse e vai treinar o idioma ao mesmo tempo.

Finalmente, para aqueles que gostam de cantar, que tal aprender as letras de suas canções favoritas? Isso vai fazer você dominar a fonética e ainda enriquecer o seu vocabulário.

Dicas mais sérias

As aulas

Claro que, para aprender de verdade a falar inglês, você tem que fazer aulas – não há como fugir da situação! Portanto, você pode:

  • Ou fazer aulas de inglês on-line, como vimos, em web sites que às vezes são pagos, às vezes gratuitos. Saiba que os pagos são melhores.
  • Ou fazer aulas em uma escola, instituto, universidade e até mesmo em casa, com o apoio de um professor particular. Estes cursos de inglês são pagos, mas têm a grande vantagem de prepará-lo com mais eficiência e rapidez do que se você tentasse aprender sozinho na frente da tela do seu computador.

Faça um diário

E por que não?

Por um lado, isso vai ajudar você criar um registro da sua evolução na língua e, em segundo lugar, é uma grande oportunidade para escrever em inglês e exercitar o seu vocabulário. Escrever livremente obriga você a encontrar novas frases em vez de repetir sempre as mesmas, como nos exercícios tradicionais.

Como fazer um diário em inglês? Escreva sobre sua vida pessoal em inglês.

Ao escrever num caderno ou digitar no seu computador, você vai aprender sem perceber.

Viajar para o exterior

Viajar, descobrir novas culturas, conhecer novas pessoas, encontrar um emprego temporário ou um estágio em uma empresa estrangeira vai ajudar você a mergulhar na cultura inglesa e expandir o seu vocabulário. Abra asas e ganhe o mundo!

Crie um ambiente anglófono

Para aprender a falar inglês, você tem de realizar uma espécie de preparação mental para que todo o seu corpo, sua mente e seu espírito pense e reaja em inglês.

Alguns especialistas acreditam quando você começa a sonhar em inglês é que já domina o idioma…

Praticar sempre

Quanto mais você treinar seu cérebro, mais chances de você tem de se lembrar de tudo e progredir.

Especialmente se você começar a aprender inglês do zero…

Comece praticando com algumas palavras e quando você tiver dominado perfeitamente, faça uma lista de novas palavras. Mas vá gradativamente: inclua apenas duas ou três palavras “complicadas” em sua lista.

A melhor maneira de lembrar seu vocabulário é aprender de cor uma lista de 10 ou 15 palavras.

Resumindo

Como podemos ver, para aprender a falar inglês de verdade, é importante investir e muito.

Esse aprendizado gira em torno de três pontos principais:

  • Forçar seu cérebro a pensar em inglês: faça uma imersão total, pratique diariamente o idioma. Não há necessidade de estudar durante 4 horas decorando fichas de estudo; leia um livro, assista a um filme em versão original, converse com amigos que falam inglês, cante canções em voz alta para absorver esta nova cultura e estes novos sons.
  • Siga suas paixões: se você gosta do cinema inglês (americano ou britânico ou irlandês), assista na língua original. Isso também vale para livros de arte, blogs que você gosta: o importante é combinar seus interesses e nutrir essas paixões por meio da leitura.
  • Encontre a sua própria metodologia para falar e compreender o inglês corretamente: defina um cronograma, mês a mês, com objetivos concretos e realistas. Cada semana você vai observar as evoluções e vai perceber que depois de alguns meses de trabalho regular, o seu nível será mais que suficiente…
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *