A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Onde encontrar aulas de geometria e álgebra na capital do Brasil?

Par Carolina le 29/12/2016 Blog > Reforço escolar > Matemática > Onde aprender matemática em Brasília?
Table des matières

A matemática faz parte da nossa vida, você queira ou não.

A gente a utiliza em nossa vida cotidiana, para fazer compras, ir na padaria, criar um projeto para uma casa, calcular o total de um salário.

Independente da atividade, idade que você tiver, a matemática estará sempre presente nos seus hábitos.

Mas como fazer para melhorar seu nível de matemática quando se vive em Brasília? Como correr atrás do tempo perdido quando as aulas de matemática no colégio ou no ensino médio, superior não são suficientes?

Onde aprender matemática em Brasília?

Existem instituições ou estruturas que podem ajudar nessa aprendizagem?

Por que aprender matemática em Brasília?

Essa questão pode parecer boba porque aprender matemática é importante em qualquer lugar desse planeta Terra. A não ser que você vai mudar para outro planeta (mesmo assim, a matéria pode ser muito importante!).

Na verdade, o que queremos expor aqui não é necessariamente a importância de aprender a disciplina na capital do Brasil.

Oscar Niemeyer sabia tudo da matéria dos números Como seria possível fazer isso sem a geometria?

Queremos explicar como a matemática é essencial no nosso dia a dia.

Claro que você não precisa se tornar um Ph.D. na disciplina só para fazer as contas de casa. Porém, se quiser seguir carreira acadêmica na matéria, esse título pode ser muito válido. Então,  seus esforços e investimentos vão depender de seus objetivos, por exemplo: se quiser somente melhorar o seu nível durante o ensino fundamental ou médio, se quiser passar de ano na escola ou ir bem na prova do vestibular, do Enem, se quiser entrar em um curso de exatas em uma boa faculdade especializada e com várias opções em matemática.

Quando o assunto é entrar em uma boa faculdade de exatas, pode ter certeza que o esforço e o investimento pessoal terão quer ser dobrados!

As vantagens da matemática

Então, por que você quer aprender matemática em Brasília?

É uma boa questão para aqueles que gostam de um desafio intelectual e que têm senso de análise.

Se inscrevendo em um curso de matemática, você vai entrar em um universo que vai desenvolver suas capacidades intelectuais. Além disso, o curso de exatas exige um rigor científico que vai te abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Os trabalhos ligados à matemática

Para confirmar a pertinência de sua escolha pela matemática, veja aqui alguns empregos que utilizam dos cálculos frequentemente em grande ou pequena escala.

  • O ensino e a pesquisa: a gente pensa principalmente no cargo de professor de matemática no ensino fundamental e médio. Mas é possível ser professor na universidade ou faculdade de ciências exatas.
    Para a opção pesquisa, há oportunidades ligadas ao meio ambiente, desenvolvimento durável, energia, astronomia, climatologia, física, engenharia etc.
  • Informática: uma grande parte dos estudantes de matemática ou exatas trabalha atualmente no setor da informática. As aplicações se multiplicam cada vez mais entre os domínios ligados a internet, programação, visualização gráfica ou cálculos formais.
  • Finanças e bancos: impossível de enganar alguém nesse meio se você não for bom em matemática. Por isso, os cálculos e as finanças andam sempre juntos. Cada previsão, cada estudo de mercado permite orientar uma decisão ou investimento.
    Os outros empregos ligados às finanças são administração de empresas, auditor fiscal, contábil.
  • Saúde: as indústrias químicas e farmacêuticas, os laboratórios, raio x, todos esses meios necessitam de um conhecimento matemático.
  • Indústria: várias áreas precisam de competências em matemática como aeronáutica, automóveis, energia, aeroespacial, transportes, indústrias de alta tecnologia, construção naval, mecânica, logística…

As formações e organismos de matemática de Brasília

A capital do Brasil tem muitas opções para se aprender matemática. Algumas delas podem ser muito úteis para você!

Escolas e formações de nível superior

Quando somos adolescentes, pensamos primeiramente na escola quando o assunto é estudar matemática no ensino fundamental, médio e na faculdade.

Esses lugares te ensinam a base da matemática: cálculos, álgebra, equação, geometria, probabilidade, estatísticas.

Como você já deve imaginar, as matérias são mais complexas na faculdade. Você vai adquirir as bases fundamentais sobre a mecânica, óptica, eletrônica, relatividade, física quântica.

Entrando na UnB (Universidade de Brasília), você poderá beneficiar de várias vantagens para melhorar o seu nível: você abordará problemas complexos, vai poder relacionar fenômenos macroscópicos com microscópicos. Você aprende a aplicar um protocolo experimental, utilizar aparelhos e tecnologias de medida em laboratório, fazer estatísticas para tratamento de dados e utilizar a linguagem da programação.

Sem geometria, este prédio não poderia ser construído Dá até gosto de estudar em uma universidade tão bonita!

Esses cursos vão te ensinar a ter pensamentos analíticos, a decifrar um problema e a resolvê-los de uma maneira lógica.

  •  UnB – Universidade de Brasília: você pode encontrar o departamento de matemática no Instituto de Ciências Exatas da UnB. Ele foi aberto em 1962 e era frequentado pelos alunos de arquitetura, administração e economia com disciplinas regulares da matemática além de possuir a graduação em matemática. Os estudantes da disciplina podem optar pela licenciatura e bacharelado. Para a pós-graduação, os alunos podem fazer o mestrado ou o doutorado em álgebra, análise, geometria, sistemas dinâmicos, probabilidade, teoria dos números.
    Se não, você pode escolher outros cursos de exatas como:
  • No campus Gama: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica.
  • No Campus Darcy Ribeiro, você pode fazer cursos de exatas mas outros cursos de outras áreas que também tem disciplinas relacionadas à matemática: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Física, Geofísica, Gestão de Políticas Públicas, Gestão do Agronegócio, Gestão em Saúde Coletiva, Química e Química Tecnológica.
  • Doutorado em matemática da UnB: o curso de pós-graduação da universidade de Brasília é bem conhecido. Ele é destinado aos alunos que querem fazer pesquisas ligadas à disciplina após a graduação e o mestrado.

Aulas particulares de matemática em Brasília

Os reforços escolares e as aulas particulares de matemática são ótimas opções para aprender a matéria em Brasília.

Por que fazer aulas de matemática? Porque as aulas individuais geralmente dadas em domicílio permitem aos alunos ter a atenção exclusiva do professor e de beneficiar de dicas personalizadas.

Em Brasília, existem dezenas e dezenas de professores, de estudantes de ciências exatas que estão prontos para transmitir seus conhecimentos e pedagogia para que a matemática não seja mais um problema para você.

Basta consultar em sua escola, olhar os pequenos anúncios ou na internet: melhor ainda, de entrar na plataforma de reforço escolar Superprof: aqui, o site geolocaliza e faz a mediação entre o professor e o aluno.

Encontre um bom professor particular para te dar aulas de geometria Álgebra se aprende com muita dedicação

Cada professor deve ser escolhido atentivamente em função de sua motivação, diplomas, projetos. Se o aluno aprovar o perfil de um professor inscrito no site, ele coloca em relação os dois interessados. Depois disso, é só combinar o local, a duração e o horário das aulas. Temos certeza que você vai fazer avanços consideráveis na matéria dos números!

Escolher o caminho das aulas particulares ou do reforço escolar é uma boa solução a curto e a longo prazo: a aprendizagem da matemática ou da revisão de qualquer noção importante se faz sob medida. E por que não fazer aulas de matemática pela webcam para otimizar o reforço escolar?

Cada aluno aproveita do conhecimento e das competências pedagógicas de cada professor inscrito em determinada plataforma.

Além disso, o aluno pode interromper as aulas de matemática quando quiser. Normalmente, isso acontece quando o objetivo do aluno é conquistado junto com a ajuda do professor.

Não deixe de ser um craque na matéria dos números A matemática é muito importante para nosso dia a dia

Uma verdadeira relação de troca se instaura com o professor e por isso constatamos geralmente os avanços formidáveis nos alunos que confiam em seu potencial e no do professor.

Mas se quiser estudar pela internet, há muitos sites que disponibilizam material de matemática de graça.

Veja aqui outras soluções de reforço escolar:

  • Plataforma de aprendizagem Khan Academy: ela é direcionada para todos que queiram aprender matemática: em qualquer idade e nível de aprendizado.
    A Khan Academy propõe exercícios e vídeos para entender melhor as matérias. O programa vai do primário à universidade e guia os estudantes utilizando algoritmos que identificam seus pontos fortes e fracos.
    Em matemática, você pode encontrar aulas de bases em cálculo, aritmética, álgebra, bases em geometria, trigonometria, probabilidade e estatísticas, limites e derivadas, cálculo integral, função de várias variáveis, equação diferencial, álgebra linear…
  • Matemática Zup, Só Matemática, Vídeos de Aula são sites que disponibilizam material gratuito para se aprender a disciplina. Cada videoaula corresponde a um conteúdo. Além disso, você pode encontrar exercícios para praticar e correções comentadas para não perder nenhum macete!

Aprender matemática em Brasília com um professor independente, entrar em uma estrutura com um programa preestabelecido vai te ajudar a trabalhar em equipe, obedecer prazos, se autoavaliar, saber seus pontos fortes e fracos e preencher suas lacunas.

Estudar em sites especializados na matéria também pode desenvolver seu autodidatismo e independência.

Escolha a opção que for mais adaptada a sua personalidade e suas necessidades!

Se não mora em Brasília, mas quer saber onde encontrar:

  • Aulas de matemática em São Paulo
  • Aulas de matemática no Rio de Janeiro
  • Aulas de matemática em Belo Horizonte
  • Aulas de matemática em Recife
  • Aulas de matemática em Porto Alegre

Só precisa de um clique!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz