A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Por que ser professor de aulas particulares à noite?

Par Fernanda le 30/12/2016 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > 5 vantagens de dar aula noturnas
Table des matières

Para alguns estudantes, frequentar as aulas regulares na escola não é o suficiente. Hoje em dia, no setor particular de ensino, muitos pais decidem contratar um professor especializado para dar o reforço necessário para seu filho.

Essa tendência tem suas razões: alguns estudantes precisam de motivação e acompanhamento personalizado e individual para conseguir melhorar seu desempenho escolar. Outros estudantes têm sérias dificuldades de aprendizagem em conteúdos e disciplinas específicas, como matemática ou física.

Outros alunos ainda desejam se preparar para os exames e avaliações nacionais de ingresso ao Ensino Superior, como o Vestibular ou Enem.

Em todos os casos, dar aulas particulares à noite pode ser uma boa solução para auxiliar aqueles que buscam melhorar suas notas ou obter um diploma específico. São necessidades reais e isso já é um ponto positivo para você, professor.

Aulas particulares podem ser ministradas em diversos horários, inclusive aos finais de semana, à noite e até durante as férias escolares.

As aulas à noite, especificamente, visam revisar as lições aprendidas ao longo daquele dia.

Conheça agora 5 motivos para começar a dar aulas em casa, seja no final da tarde, seja à noite, não importa a sua formação.

1. Dê aulas à noite e complemente sua renda

Seja professor no segundo turno! Uma opção para completar seu rendimento no final do mês é dar aulas à noite!

Hoje em dia, principalmente depois da crise, é comum termos amigos ou conhecidos que acumulam mais de um emprego para conseguir se manter.

Tarefa que muitas vezes pode ser bem cansativa, dependendo do tipo do trabalho e o quanto é exigido de você. Mas dar aulas em domicílio pode ser uma boa solução nesse contexto.

Ser professor de reforço escolar pode ser uma boa alternativa de fonte de renda. Ainda mais sabendo que a média de preço da hora aula varia em torno de 50 reais (basta ver os valores no portal do SuperProf)!

Saiba que dar aulas particulares não é nenhuma profissão do outro mundo. Por exemplo: você pode ser um apaixonado por música e toca guitarra muito bem. Ou então tem como principal hobby a pintura. Por que não transmitir os seus saberes para aqueles que estão precisando? Você tem todas as condições de ensinar o conteúdo que domina. Tenha confiança em si mesmo!

O mesmo vale para as disciplinas escolares, sejam da área de humanas ou da área de exatas. Caso você se sinta inseguro para dar aulas para estudantes do Ensino Médio, pode começar com alunos do Ensino Fundamental I ou II.

Dar aulas à noite é uma opção conciliável com seu primeiro emprego diurno. Por exemplo: você pode agendar de duas a três horas de aulas por semana e manter seu trabalho durante o dia.

2. Dê aulas à noite e pague seus estudos

Financiar seu curso como professor particular. Que tal dar aulas para um pequeno grupo de estudantes e, de quebra, pagar a faculdade?

Para muitos universitários, manter a vida como estudante não é nada fácil. É frequente vermos estudantes com muitas dificuldades financeiras e que, ao mesmo tempo, não encontram um trabalho adequado aos seus horários. Muitas universidades e faculdades têm taxas altas de abandono em função disso. Um pena!

Por isso, dar aulas nas horas vagas pode ser uma excelente opção. É totalmente possível ofertar uma aula de reforço ou acompanhamento escolar para um estudante do mesmo nível ou de nível anterior ao seu.

Mas então como criar a sua clientela? 

A faculdade ou a universidade onde você estuda pode ser uma verdadeira mina de ouro para encontrar possíveis clientes.

Muitos estudantes enfrentam dificuldades e precisam de aulas complementares que deem reforço adicional aos estudos.

Você também tem a possibilidade de organizar grupos de estudos ou oficinas, se mais de um estudante demonstrar interesse na mesma matéria ou conteúdo.

Lembre-se de que seus amigos e sua família também podem ser clientes em potencial. E, claro, não se esqueça de bombar nas redes sociais: divulgue seus serviços no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram. São canais eficientes na hora de encontrar alunos.

Depois de conseguir montar uma pequena lista de clientes, você precisa se organizar e estabelecer um cronograma adequado para poder oferecer aulas particulares de qualidade.

Cuidado: nunca faça nada que prejudique seus estudos. É fundamental que você consiga conciliar as duas atividades de maneira harmoniosa. Você precisa manter a motivação para trabalhar à noite e estudar de dia.

Se você é uma pessoa bem organizada, as aulas particulares são uma excelente alternativa para pagar seu curso universitário, às vezes ao longo de todos os anos de estudo. É uma opção adequada para estudantes que precisam financiar a faculdade.

De quebra, você tem a possibilidade de compartilhar seus conhecimentos com os outros!

3. Dar aulas à noite para seguir a carreira de professor

Lecionar e dar aulas noturnas. Você acha que ensinar é sua vocação? Dê aulas noturnas e entre desde já para esse universo!

Ensinar é uma das mais belas profissões que existem. A educação é prioridade e direito de todos, e forma as bases do ser humano que convive em sociedade. Atualmente, a profissão de professor está desvalorizada. Mas, felizmente, ainda são muitos aqueles que acreditam no poder de transformação que uma educação de qualidade pode gerar.

Sabemos também das dificuldades que professores iniciantes ou experientes têm hoje em dia: condições nem sempre favoráveis, realidades socioeconômicas delicadas, problemas políticos e relacionais de ordem interna na escola ou na rede… e com tudo isso, uma turma de 30 a 40 alunos a quem lecionar! Muitas são as dúvidas e as inseguranças nesse contexto, que podem ser origem de estresse, complicando ainda mais a situação.

Dar aulas noturnas pode ser uma maneira de encarar seus medos e receios de outro jeito, principalmente se você está seguindo um curso de licenciatura em uma área específica ou mesmo pedagogia. Veja: preparar aulas particulares pode ser um treino para a preparação de suas aulas regulares. À noite, durante sua aula particular, você também tem a oportunidade de aprender a ensinar para apenas um aluno, aplicando diferentes métodos de aprendizagem e enfrentando situações muitas vezes complexas, como por exemplo uma dificuldade de compreensão por parte do aluno.

É preciso paciência, flexibilidade e consciência para que você encontre a metodologia mais adequada ao seu estudante.

Dar aulas noturnas pode ser uma experiência excelente para que você pratique e aplique na prática o que está estudando.

Além disso, depois que tiver mais à vontade com suas aulas particulares, você pode experimentar aumentar o número de alunos por aula, para que os estudantes possam evoluir nos métodos de ensino. Por exemplo: você pode solicitar a alunos do mesmo nível para que eles reflitam sobre um conteúdo que não tenham entendido muito bem.

O ideal é que você chegue a uma turma com 5 alunos em média. Isso também contribui para que você consiga gerenciar o seu tempo, pensando em sua explicação e o tempo de fala para cada aluno.

Em suma: quando queremos seguir a carreira de professor, dar aulas à noite pode ser um bom método para treinar sua capacidade de lecionar para uma turma de 40 alunos.

4. Dar aulas à noite para mudar de profissão

Aulas noturnas. Pratique suas habilidades como educador: dê aulas de reforço!

É comum hoje em dia ouvirmos falar em mudança de carreira. Executivos que abandonam seus altos cargos, mulheres e homens que decidem investir em qualidade de vida, seja para eles mesmos, seja pensando em suas famílias. Isso, claro, sem falar naqueles que realmente decidem trabalhar com o que mais gostam na vida.  Seguir aquele sonho antigo, ou fazer do seu hobby sua profissão.

Ora, e que tal realizar seu maior e mais antigo sonho, e se tornar um professor?

Você gosta de crianças e de jovens, acredita no poder transformador da educação, gosta de explicar as coisas e compartilhar seus conhecimentos?

Pois bem, ser um bom professor é o seu destino!

Já sabe qual formação deve seguir e quais as experiências necessárias? Um conselho: comece dando aulas particulares. Desse jeito, você vai conseguir testar e vivenciar as metodologias a seu modo, a seu ritmo.

Tente começar com um ou dois alunos à noite. Dessa maneira, nas outras noites que você não tiver curso, tem tempo para preparar suas aulas. Como você ainda tem seu trabalho durante o dia, precisa se organizar bem.

Depois de uma experiência de um mês aproximadamente, você pode fazer uma reflexão:

  • Essa experiência me agradou?
  • Tive tempo para preparar as aulas?
  • Eu gosto de ter alunos?
  • Sou capaz de ensinar para uma turma de 30 a 40 alunos?

Essas perguntas podem lhe ajudar na hora de decidir sua mudança de carreira. E para ter certeza disso, você precisa saber identificar duas coisas:

  • Se você gostou de dar aulas
  • Se você percebeu que os alunos aprenderam.

Caso a resposta seja sim para esses dois pontos, comemore: você pode investir na sua nova profissão! Viva seu sonho!

5. Dar aulas para adultos: por que não?

Quando falamos em aulas particulares em casa, pensamos frequentemente em alunos mais jovens, crianças ou adolescentes.

Mas sabia que muitos adultos precisam de aulas de reforço?

Na verdade, um desses casos, como vimos anteriormente, são as pessoas que desejam mudar de carreira.

Muitas vezes, para conseguir exercer a profissão desejada, é preciso concluir outra formação ou obter um diploma específico. Ou até mesmo prestar de novo o vestibular!

Nessas horas, as aulas de reforço são uma boa saída, seja para estudar um conteúdo específico, seja para rever uma disciplina completa de determinado nível. As aulas dessa modalidade também são perfeitas para aqueles que se prepararam para exames e avaliações.

Portanto, as aulas à noite são ocasião ideal para esses adultos, que em sua quase totalidade trabalham durante o dia.

Mas antes de começar o curso, reserve um tempo para conversar com seus alunos sobre alguns dos seguintes pontos:

  • Qual a profissão que ele gostaria de seguir?
  • Quanto tempo ele tem para a preparação do exame ou da avaliação?
  • Quantas aulas por semana ele pode fazer?

Com essas respostas em mãos, o professor pode elaborar um calendário de aulas especial para o educando. Depois de aprovado, as aulas se iniciam.

Não se esqueça de sempre pedir um feedback para seu aluno: as aulas estão atingindo os objetivos? Ele está gostando da sua abordagem?

A metodologia empregada para adultos deve ser similar àquela utilizada com as crianças. Lembre-se que os adultos, por trabalharem, talvez tenham menos tempo para fazer deveres ou revisar o conteúdo.

Muitos adultos desejam continuar os estudos hoje em dia. Invista nessa clientela! Suas aulas noturnas irão bombar!

Boa sorte!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz