A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Dê aulas particulares de preparação para exames e avaliações

Par Fernanda le 30/12/2016 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Vestibular e Enem: professores de cursos preparatórios
Table des matières

Anualmente, mais de 8,5 milhões de estudantes realizam suas inscrições no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, as universidades abrem suas inscrições para os alunos prestarem o vestibular. Só na USP – Universidade de São Paulo, cerca de 136.736 mil candidatos se inscreveram em 2016.

Certamente uma etapa delicada na vida dos estudantes – uma etapa que irá definir a sua vida acadêmica e profissional. Para muitos, esses exames são motivos de estresse e angústia. E por quê?

  • Há o medo de fracassar no Enem, o que dificulta ainda mais o ingresso na universidade e impossibilita a obtenção de bolsas e auxílios financeiros.
  • Há também o medo de fracassar no vestibular e ter de passar mais outro ano se dedicando exclusivamente a esses estudos.

Em todos os casos, uma boa alternativa é recorrer aos serviços de especialistas como os professores particulares, que podem direcionar os estudos para ambas as provas, fazendo um intensivo preparatório.

Nessas aulas, que acontecem geralmente em domicílio, o professor acompanha a evolução do aluno gradualmente, e tem o papel de dar conselhos, orientar, motivar e revisar os conteúdos. Claro, tudo isso com uma metodologia que facilite a vida do aluno, fazendo com que os estudos deixem de ser um pesadelo.

Como profissional da educação, seu papel é trazer uma contribuição concreta para o estudante, com o desafio de transmitir o máximo de conhecimento possível nesse período de preparação.

O professor particular especialista na preparação de exames e avaliações deve ter didática e metodologia eficazes. Seus alunos precisarão de um programa rigoroso de estudos, sem deixar que a desmotivação abale seu emocional.

Descubra neste artigo como se tornar um professor particular especializado na preparação para exames e avaliações.

Acompanhar a atualização dos exames: tarefa obrigatória

Como se atualizar conteúdos do Enem e vestibular. As provas e exames sofrem alterações a cada ano. Não fique de fora!

Você tem um papel importante na vida dos seus alunos: o professor que acompanha os estudos de preparação do Enem e do Vestibular pode fazer a diferença para sempre. Não importa qual curso ou área eles desejam ingressar.

O objetivo principal das aulas em domicílio é oferecer toda a base necessária para que o estudante vá bem nas provas. Seja por meio da aprendizagem de alguns conceitos, pela consolidação de noções já adquiridas ou então pela assimilação de dicas, conselhos e truques que façam a diferença.

Para isso, você precisa obrigatoriamente estar atualizado em relação às provas existentes.

Na verdade, a cada ano, tanto o Enem quanto os vestibulares sofrem uma mudança, não apenas em questões de novos conteúdos, mas de abordagens, competências e habilidades. É preciso ficar atento e acompanhar de perto essas mudanças, verificando a cada ano as tendências. O objetivo é de ter todos os elementos para enquadrar seu aluno nesses modelos de raciocínio.

Para se manter atualizado, veja algumas dicas básicas:

  • Converse bastante com seus alunos ao longo das aulas de revisão. Isso é importante para você identificar quais são as informações que eles já possuem em relação às provas e o que seus professores de Ensino Médio já lhe passaram a respeito delas.
  • Leia e acompanhe os jornais e as notícias na área de educação: hoje em dia, a mídia brasileira está começando a dar mais enfoque aos temas educacionais. Sobretudo aos assuntos relacionados ao Ensino Médio, nível de ensino em destaque devido aos resultados de avaliações e pesquisas nacionais.
  • Acompanhe o site oficial do Enem, que contém todas as informações e notícias importantes;
  • De mesmo, acompanhe os portais das principais universidades como USP, PUC, Unicamp…
  • Crie um alerta de pesquisa no Google com algumas palavras-chave relacionadas ao assunto. Dessa maneira, você terá não apenas notícias atualizadas, mas também análises de blogueiros especializados e outros sites.

Essas dicas são apenas atitudes básicas e rotineiras que você deve adotar para ajudar seu aluno. É o mínimo que você deve fazer! Outra dica é se inteirar sobre quais são os critérios e pesos das notas, principalmente em provas específicas como a redação. Uma vez que o estudante tiver compreendido e internalizado o que é exigido, sua produção de conteúdo seguirá automaticamente essas linhas de abordagens.

Dica: consulte sempre as últimas provas do seu aluno ao longo do ano letivo. Isso permite rever os erros frequentes e as principais dificuldades.

Um programa de revisão sob medida

Estudos preparatórios em casa. É mais fácil ir bem nos exames com o apoio de um professor particular!

Revisar para um exame ou prova do nível do Enem não é tarefa fácil.

Um dos papeis do professor particular é motivar seus alunos a estudarem num momento tão delicado e estressante. A assimilação dos conteúdos nessas horas, sob pressão, pode ser mais lenta e complicada.

Mas nada com o que você não consiga lidar. As aulas de revisão precisam ser programadas com antecedência para que você possa se organizar. Elabore um programa individual para cada estudante, com foco em suas principais lacunas e dificuldades.

E se você aplicar um teste curto de conhecimentos no primeiro encontro? Isso pode ajudá-lo a medir e a definir as dificuldades que o estudante mais enfrenta. Tranquilize-o, dizendo que esse é apenas um teste de conhecimento que irá ajudá-lo em seus estudos. Dessa maneira, com os resultados em mãos, você pode elaborar o programa de estudos com propriedade e, acima de tudo, personalizado.

Vocês podem, se preferir, realizar as aulas no período noturno ou então em parte das férias escolares. Faça uma proposta com várias possibilidades de programas, para que o estudante possa escolher a mais adequada.

Conheça alguns perfis de estudantes em nível preparatório:

  • estudantes já formados e que desejam ingressar uma universidade;
  • estudantes no último ano do ensino médio;
  • adultos que desejam mudar de carreira e voltar a estudar outro curso;

O papel do professor particular: uma metodologia de revisão

Como preparar sua aula para alunos que vão prestar exames. Organização e planejamento: elementos-chave na preparação de suas aulas particulares!

Para se sair bem em uma prova ou um exame importante, um elemento chave pode ser a metodologia de ensino. Seja para revisar uma aula de inglês, redigir uma redação ou resolver equações matemáticas: é preciso seguir certas técnicas de estudos.

Um dos seus papeis enquanto professor de aulas particulares é ensinar as diferentes técnicas para a revisão dos conteúdos. Seja qual o for o perfil de seus alunos!

Uma das técnicas mais utilizadas é a de fichas de estudos. Use e abuse delas!

Ajude seus alunos na hora de redigi-las, resgatando elementos das aulas e sublinhando os trechos mais importantes, que precisam ser colocados em fichas. Por exemplo: conceitos resumidos, dados geográficos, fórmulas matemáticas – tudo é válido, se bem redigido e de maneira bem resumida. O importante é que as fichas sejam legíveis e claras.

Outra dica é sempre pedir aos alunos para que estejam com seus deveres e exercícios em dia, passados a limpo. Organização e disciplina são elementos mínimos para esses estudos preparatórios.

Vez ou outra, peça para seus alunos lerem os conteúdos em voz alta. Na verdade, esse método auxilia na memorização dos conceitos, sobretudo para aqueles que possuem uma memória auditiva.

A memória determina nossa individualidade como pessoas e como povos: eu sou quem sou porque me recordo de quem sou (…) Se eu esquecesse quem sou, não seria ninguém ou seria outro (Izquierdo, 2000)”.

Ingressar em grandes universidades

os cursos e as universidades mais concorridas Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – uma das mais visadas.

Qual seria sua reação ao escutar seu filho de 16 anos revelar: quero prestar medicina na USP! Felicidade ou angústia antecipada? Pois bem, as aulas particulares preparatórias podem ser uma excelente alternativa para aqueles que querem encarar o desafio das universidades e cursos mais concorridos.

Como professor particular, seu papel também é o de passar segurança e conteúdo de maneira organizada para amenizar ao máximo o estresse e a pressão que estes estudantes certamente sofrerão. No entanto, fique atento: não basta começar a revisar dois meses antes da prova. É preciso começar os estudos complementares com bastante antecedência, para que o programa seja respeitado, sem pressa nem pressão!

Nessa hora, o professor pode dar dicas e obter conselhos importantes:

  • principais técnicas para estudar: fichas de estudo. Atenção: as fichas devem ser um resumo e não uma cópia da aula!
  • treinar com simulados, testes de lógica, testes rápidos: quanto mais testes o estudante fizer, menos nervoso ficará. Alguns estudantes entram em pânico apenas ao saber que estão sendo testados. Daí a importância de « banalizar » a avaliação.
  • informe-se sobre as provas e passe as informações aos seus alunos;
  • mantenha-se sempre atualizado em relação aos conteúdos, abordagens, habilidades e competências exigidas em cada exame.

Saiba que se tornar um especialista em aulas preparatórias é uma grande responsabilidade, pois o aspecto emocional e o aspecto psicológico dos alunos estão em jogo. Por isso, é importante que você sempre se mantenha informado e atualizado. Tanto para passar segurança a seu aluno, como para não deixar nenhuma orientação importante de fora!

Auxiliar seu aluno a passar pelo Enem

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio, apesar de todas as polêmicas envolvidas, ainda é uma das etapas mais importantes para alunos que frequentam a última etapa da Educação Básica. Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Seus resultados são analisados pelo governo e podem contribuir para o ingresso em universidades, além de permitir o benefício em projetos e programas de auxílio financeiro.

prestar exame nacional do ensino médio Como ir bem no Enem? Que tal um professor particular especializado?

Conheça um pouco da importância do Enem:

  • O Enem ajuda a ingressar em Universidades Federais: instituições federais têm toda autonomia para escolher de que forma vão usar o Enem em seu processo seletivo, mas muitas delas ainda preferem fazer uma combinação entre a nota do Enem e a nota do próprio vestibular.
  • Você precisa do Enem para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o sistema de reserva de vagas, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos com bom desempenho.
  • Você precisa do Enem para participar do Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece milhares de opções em cursos profissionalizantes para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e precisam ter um curso de qualidade.
  • Você precisa do Enem para participar do ProUni, o Programa Universidade Para Todos (Prouni), medida do governo federal que oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em uma universidade privada.
  • Você precisa do Enem para participar do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
  • Você precisa do Enem para participar do programa Ciência sem Fronteiras.

Ou seja, deu para perceber que esse Exame é um marco na vida do estudante, não é mesmo? Portanto, como você professor pode ajudá-lo nessa empreitada?

Comece elaborando um programa personalizado para seus alunos. Quais as principais dificuldades, lacunas e bloqueios? Não se esqueça também de ter em mente todas as habilidades e competências exigidas na prova. Os exercícios devem sempre estimular esses elementos, de maneira que o estudante incorpore essas características em seu raciocínio, redação e pensamento lógico.

A redação do Enem é outro grande momento que exige dedicação, trabalho e prática. Informe-se sobre os temas mais recorrentes e as formas de abordagem possíveis. Seu papel é fundamental nessa hora!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz