A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Qual a melhor metodologia para ensinar o inglês às crianças?

Par Fernanda le 13/04/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como ensinar a língua inglesa às crianças?
Table des matières

Você já é pai e, para você, educação é sinônimo de dedicação exclusiva, especialmente nos primeiros anos de vida de seu filho.

A idade de colocá-lo em uma escola se aproxima, e você está realmente considerando investir em uma educação bilíngue.

Alguns são céticos e vão dizer que você está pulando etapas, e que está muito cedo para que seu filho comece a falar outro idioma.

Bom, por um lado sim, mas o fato é que aprender o inglês desde pequeno, essa língua internacional, pode ser um elemento importante para o sucesso acadêmico, profissional e futuro social de seu filho.

Aprender línguas estrangeiras estimula a compreensão e o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, a cultura em geral, além do despertar linguístico.

Então, quando observamos crianças alemãs, suecas, dinamarquesas ou holandesas que aos sete ou oito anos falam inglês melhor do que um adulto brasileiro, percebemos que estamos realmente atrasados em relação ao ensino de línguas no Brasil.

É hora de começar! Quanto mais cedo, melhor!

Mas qual o segredo para despertar no seu filho o prazer pela aprendizagem de uma língua?

O que fazer para estimular desde cedo o desenvolvimento linguístico?

Como ensinar inglês para crianças?

Qual a melhor metodologia de ensino do inglês na infância? Como iniciar seu filho na língua inglesa?

Para ensinar inglês às crianças é preciso utilizar técnicas especiais, como uma pedagogia interativa e lúdica, para não desmotivar o pequeno aprendiz.

As crianças de 4 a 12 anos de idade estão na fase de socialização: elas internalizam todos os códigos, normas e valores da sociedade em que cresce.

Por isso é o momento certo para se acostumar com o inglês.

É na infância que a plasticidade neuronal do ser humano é mais potente: as novas palavras que aprenderem em inglês permanecerão gravadas para sempre na sua memória.

Para ensinar o inglês com mais facilidade, vários materiais didáticos e pedagógicos estão ao alcance de adultos, pais, educadores e professores de inglês.

Aqui estão algumas dicas de recursos e metodologias interessantes que podem contribuir no ensino do idioma em qualquer ano da educação básica.

Metodologias de ensino de inglês para crianças

É importante saber que, ao longo do processo de aprendizagem, a criança precisa se sentir segura perante as novas palavras com as quais terá contato.

Dessa maneira, toda e qualquer metodologia de ensino deve utilizar atividades e materiais lúdicos e interativos.

Descubra metodologias de ensino do inglês na infância. Quais são os melhores recursos interativos para ensinar idiomas às crianças?

Materiais pedagógicos interativos motivam muito mais as crianças, e isso fará com que elas fiquem mais suscetíveis à assimilação das primeiras novas palavras, e assim mergulharem fundo no novo idioma.

Para aprender uma língua que não seja a materna, é preciso se acostumar com sua oralidade, seu novo código linguístico; é como um guitarrista experiente em blues tentando aprender outro estilo de música, como samba.

Daí a importância do lúdico neste processo: se a aprendizagem de inglês se tornar uma obrigação para a criança, ela terá menos força de vontade e sua atenção e seus esforços não serão espontâneos.

Para apresentar o inglês às crianças, o professor ou os pais podem, por exemplo, recorrer a cantos, música e jogos; tudo isso hoje é bem acessível, graças às multimídias e às tecnologias digitais.

Ensinar inglês por meio do canto e da música

Sabe-se que a música e o canto têm capacidade de alegrar as pessoas, iluminando corações e contagiando atitudes. Trabalhar uma língua estrangeira por meio da musicalização é uma atividade divertida e eficaz.

Quantas vezes, nós não nos lembramos das canções infantis e daquelas melodias já na idade adulta, como a famosa música do alfabeto em inglês?

A criança pode cantar junto com a música para treinar e assim se apropriar de cada letra do alfabeto.

Para que o aluno assimile a língua, o professor também pode cantar uma canção conhecida por aqui, mas traduzida para o inglês, como « A dona aranha ».

A cultura anglo-saxônica, desde a segunda metade do século 20, domina o mercado de música em todos os países do mundo. Rock, pop, blues, pop, ritmos para todos os gostos …

Assim, a globalização favorece ainda mais a inserção do seu filho no universo cultural inglês. Ouvir músicas americanas ou inglesas faz com que o ouvido se acostume com a sonoridade do idioma.

Ele pode até não entender todas as palavras, mas seu ouvido ficará mais apurado e saberá gradualmente identificar os diferentes sons em inglês. A escuta – ativa ou passiva – de canções irá facilitar a sua aprendizagem escolar futura.

Você também pode escolher métodos lúdicos que associem aprendizagem e diversão.

Ensinar inglês por meio de oficinas de música (exercícios de solfejo, encontrar a chave de sol ou a chave de fá, fazendo exercícios de improvisação, ouvindo o piano ou o violino) é uma fórmula original, acessível e fácil de estimular as crianças.

Ensinar inglês por meio de jogos

Os jogos permitem que as crianças se apropriem da linguagem de um jeito divertido.

Hoje em dia a Internet traz recursos de qualidade: você consegue aprender de um jeito fácil e sem pagar nada (ou pagando pouco).

Um verdadeiro privilégio para toda a geração Y!

O e-learning está revolucionando cada vez mais os materias de apoio pedagógico, sobretudo no ensino de línguas estrangeiras. Na Internet, encontramos formações, cursos e aulas de todas as línguas, inclusive com jogos para crianças.

Por exemplo: pode-se aprender a contar em inglês por meio de jogos. Que tal aprender os números de 1 a 20, 21 a 50, 51 a 100 com animais ou desenhos engraçados?

O site Escola Games, por exemplo, oferece uma variedade de aulas gratuitas de inglês para crianças com recursos divertidos: ditado, caça-palavras, formas e desenhos, pesca letras, aprenda a contar, animais, cores, corpo humano…

Aulas de inglês e oficinas divertidas

Várias escolas e instituições educativas oferecem aulas de inglês para crianças. Conheça algumas:

  • Alumni: Esta famosa escola de inglês tem 16 unidades, todas localizadas em São Paulo. Muito ligada aos Estados Unidos, todos os seus professores são nativos ou viveram muitos anos em algum país de língua inglesa. Os cursos Kids são ofertados para crianças a partir de 3,5 anos de idade.
  • Cel Lep: Tudo começou como o Centro de Ensino de Línguas do Liceu Eduardo Prado. Também com unidades somente em São Paulo, o Cel Lep sempre soube usar o melhor da tecnologia para aprimorar o aprendizado de idiomas. A modalidade pré-kids recebe alunos com a partir de 3 anos de idade.
  • Cultura Inglesa: Com unidades espalhadas por vários Estados, esta tradicional escola de inglês oferece mais opções que as demais. Muito ligada ao inglês britânico, é um centro autorizado para aplicação de diversos exames oficiais. Conta com cursos para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e jovens adultos.
  • Instituto Berlitz: a instituição tem unidades em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná, além de oferecer cursos online. Muito conceituada, tem cursos apara crianças a partir de 4 anos e adolescentes.

Todas essas escolas mencionadas acima dispõem de testes online em seu site e materiais digitais que auxiliam o aprendizado dos alunos, além de atividades extra curriculares, interativas e integrantes.

Estes são alguns dos melhores cursos de inglês no Brasil. Mas e fora do país, será que existem opções de qualidade? Nós afirmamos que sim, e com muitos benefícios! Podemos afirmar com segurança que realizar um intercâmbio é a melhor maneira de aprender uma língua em todas as suas dimensões.

Fazendo um curso de línguas em países de idioma inglês

Não é nada difícil topar com um brasileiro quando estamos numa viagem no exterior, não é mesmo? Pelo contrário! Nosso povo é conhecido por gostar de viajar para estudar, trabalhar e, claro, fazer compras! Pesquisas apontam que mesmo em épocas de crise, com alta de dólar e restrições econômicas, o brasileiro não deixa de viajar. Incrível, não é mesmo?!

E quando o assunto é aprender inglês, uma das melhores maneiras de alcançar seus objetivos linguísticos rapidamente é fazendo um intercâmbio cultural, um programa de estudo ou de trabalho no exterior.

Onde aprender o inglês? Faça as malas e embarque nessa aventura: fazer um intercâmbio é ainda a melhor maneira de se aprender uma língua estrangeira.

O inglês ensinado em faculdades e escolas particulares não é suficiente para falar como se fala em Londres ou Nova York.

Os intercâmbios e cursos de língua em instituições internacionais são uma excelente opção pois facilitam a imersão completa e consequentemente aceleram a aprendizagem: ao vivenciar todos os dias situações cotidianas e extremas em inglês, o seu filho irá aprimorar o nível da língua de uma maneira rápida e significativa.

Pois bem, que tal investir em um curso de línguas no exterior para o seu filho, hein?

Existem várias organizações que oferecem cursos para os jovens aprenderem línguas estrangeiras.

Este é o caso da EC English Language Centres, que oferece uma ampla gama de treinamentos, cursos, estágios e programas de estudo de linguagem para todas as crianças, adolescentes, estudantes e outros adultos.

Seu filho vai estar em boas mãos e terá uma experiência única no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Malta ou África do Sul.

Em imersão linguística e cultural completa, estudando no exterior e sendo alojado em uma casa de família, seu filho voltará para a casa falando fluentemente ou até bilíngue!

Existem opções de cursos a partir de duas semanas e por até 23 semanas!

O Reino Unido pode não pertencer mais à União Europeia, mas continua a ser o principal destino de adolescentes do mundo inteiro para fazer cursos de línguas!

Existem ainda outras escolas, instituições e programas que oferecem cursos em países como Austrália, Nova Zelândia…

Imagine conhecer a natureza exuberante e a riqueza cultural de localidades do outro lado do mundo? Um verdadeiro aprendizado para a língua e para a vida!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz