A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Ser professor particular: as vantagens para o seu currículo vitae

Par Fernanda le 31/01/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Dar aulas particulares: uma bela experiência para o seu CV
Table des matières

Se tornar professor particular é também abrir novas oportunidades profissionais. Sim! Por quê?

Saiba que:

  1. Ensinar é aprender.
  2. Você faz depressa seu network depois de tantos encontros e aulas.
  3. Você se torna um bom mentor (coach) e possivelmente um excelente gestor de pessoas e de projetos.

Descubra as cinco qualidades mais procuradas pelas principais empresas de Recursos Humanos:

  • Relacionamento Interpessoal
  • Liderança
  • Comunicação Efetiva
  • Adaptabilidade
  • Busca por conhecimentos

Ora, qualidades e habilidades inerentes à sua profissão de professor particular, não é mesmo?

Pois bem! Ensinar sempre foi uma das atividades mais nobres do mundo. E é uma profissão que comprova que o compartilhamento de conhecimentos e saberes enriquece não só o aluno, mas também o professor!

Veja agora como seus alunos poderão ajudá-lo a ter ainda mais sucesso na sua empreitada profissional!

Por que dar aulas particulares?

Existem muitos motivos para começar a dar aulas particulares.

Você acha que o fato de se dedicar ao desenvolvimento de outras pessoas pode contribuir positivamente para sua própria carreira?

Veja algumas questões sobre as quais você pode refletir se você está pensando em se tornar um professor particular.

Em primeiro lugar, a atividade é bem remunerada e isso irá lhe trazer aquele dinheiro extra no final do mês. Ideal principalmente para estudantes, universitários e jovens em geral que procuram por uma fonte de renda alternativa.

Mas além disso, dar aulas particulares é também uma atividade que pode valorizar muito o seu CV. Você quer saber como?

Saiba que a transmissão de conhecimentos é uma qualidade que atrai muitas empresas em processo de seleção.

Entrar para o mercado das aulas particulares

O mercado de aulas particulares está em alta. Antigamente, dar aulas em casa era para poucos. Muitos profissionais não tinham especialização adequada e acabavam optando por outros empregos na área da educação. No entanto, com o desenvolvimento da Internet e das tantas possibilidades de formação online, muitos jovens e pessoas das mais diversas áreas resolveram se lançar nessa carreira. Além de, claro, assistirmos ao crescimento do número de pais e estudantes que solicitam um acompanhamento escolar mais intenso, por diversos motivos.

Setor de educação particular: profissão em alta e que promete! Aulas em casa: um mercado que cresce a cada dia no mundo inteiro.

Do professor independente que atende o aluno em casa a empresas especializadas em ajudar o estudante a passar de ano, o reforço escolar se tornou um negócio próspero. A rotina de aulas extracurriculares cresceu tanto que, no fim do mês, muitas famílias chegam a gastar o equivalente ao valor de uma segunda mensalidade escolar, algo entre R$ 700 e R$ 1 mil. Ter sucesso na escola, obter boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passar o vestibular de universidades federais são os principais motivos.

Segundo dados divulgados pelo Inep –  – em 2015, a taxa de reprovação (considerada um dos principais indicadores de qualidade na educação em todo mundo) do primeiro ano do Ensino Médio no Brasil chega a 16,6%, índice considerado alto. Para a UNESCO, a reprovação reflete « condições insatisfatórias de ensino e de aprendizagem ».

Embora este número reforce a necessidade de melhoria na rede oficial de ensino, ele também serve para ilustrar o tamanho do mercado de trabalho para os profissionais que desejam trabalhar com educação no país, como a prestação do serviço de reforço escolar.

Ainda não existem estatísticas oficiais revelando o número ou a porcentagem de estudantes que optam pela contratação de um professor particular. Mas ao observar o cenário educacional brasileiro, é fato que o mercado de aulas particulares cresce cada vez mais, e está cada vez mais sólido e promissor.

Dar aulas particulares como universitários

Uma pesquisa da companhia de seguros Endsleigh mostrou que três entre quatro estudantes trabalham para ajudar a pagar pela universidade. O estudo mostrou que essa proporção aumentou se comparada a de 2014: passou de 59% para 77%. Desses, 63% dos jovens trabalham durante meio período.

Muitos são gastos que um estudante universitário tem atualmente. Aluguel, mensalidade, ajuda à família, material acadêmico, deslocamento, alimentação, vida social… Apesar de todos os benefícios que o estudante ainda possui (meia entrada, redução de tarifas diversas), manter sua vida estudantil não é nada fácil.

Mas qual o trabalho ideal para o estudante? Difícil conciliar estudos, emprego, vida social… Pois bem, saiba que ser professor particular pode ser o trabalho perfeito para você! Conheça as principais vantagens:

  • você dispõe de uma flexibilidade nos horários e pode planejar suas aulas em função da sua disponibilidade;
  • você tem a possibilidade de rever conteúdos da sua própria especialidade ao ensinar para seu aluno;
  • você terá condições de trabalho ideais, em um ambiente tranquilo, e que não é nada cansativo;
  • você terá o prazer de transmitir seu conhecimento a alguém e ter um papel importante no seu processo de ensino-aprendizagem.

Dar aulas de reforço escolar pode ajudar a fechar as contas do mês. Universitário: que tal mergulhar fundo no universo das aulas particulares?

Enquanto estudante acadêmico, você possui conhecimentos valiosos que podem ser muito úteis para alunos que frequentam o ensino fundamental ou o ensino médio. Outra opção é oferecer cursos preparatórios para exames, provas, concursos e vestibular: algo que não está distante da sua experiência e pelo qual que você já passou com sucesso.

Em vez de se sacrificar trabalhando com coisas nas quais não acredita – como em uma rede de fast food ou como auxiliar de escritório -, pense mais longe. Utilizar os conhecimentos que você já possui para ajudar o desenvolvimento de outras pessoas é profissão nobre e pode contar bastante no seu currículo. Além de contribuir para a construção do seu network, claro! Uma experiência para toda a vida!

Por que empresas de RH apreciam sua experiência como professor particular

Quer mais razões para começar a dar aulas em casa? Fique tranquilo, nós temos todos os argumentos possíveis 😉

Você sabia que as principais habilidades que você adquire ao longo de sua experiência como professor particular atraem muitas empresas hoje em dia? Estudos revelaram que as grandes empresas de Recursos Humanos buscam profissionais que possuam, sobretudo, Relacionamento Interpessoal, Perfil de Liderança, Comunicação Efetiva, Adaptabilidade e Busca por conhecimentos.

O que isso tem a ver com o professor particular?

Vejamos:

  • Relacionamento Interpessoal: você precisa conhecer o seu aluno e estabelecer uma relação sólida, sã e de confiança com ele. Por isso, é uma das principais qualidades do educador.
  • Liderança: ninguém melhor que o professor para saber sobre liderança. Liderança de pessoas (atribuição de tarefas, acompanhamento do desempenho, feedback) mas também de projetos pedagógicos.
  • Comunicação Efetiva: você precisa se fazer entender o tempo todo. Oralidade, apresentação e escuta são qualidades inerentes ao professor.
  • Adaptabilidade: dar aulas particulares também é reinventar uma metodologia de ensino para cada aluno. Cada estudante tem suas particularidades, suas dificuldades, pontos fortes e fracos. O professor deve se adaptar a cada realidade para atingir seus objetivos.
  • Busca por conhecimentos: um bom professor é curioso e se mantém atualizado. Um bom professor está sempre atrás de novos saberes!

Sem contar que o professor particular é o único responsável pelos projetos que desenvolve. Portanto, tem todas as qualidades de um gestor de projetos.

Dar aulas também é ponto positivo no seu currículo. Quem disse que a experiência de professor não atrai empresas de RH?

Quer mais provas de que sua experiência é mais do que valiosa em qualquer processo seletivo que participar? Pois bem, aproveite essas dicas e aprenda a valorizar o seu currículo!

Quanto vale a sua experiência de professor para outra carreira?

Existem tantas razões para você começar a dar aulas particulares…. Se você for estudante, ou se já estiver em atividade, ou se está querendo reorientar sua carreira…. Os benefícios são múltiplos em todos os casos.

Você pode começar com aulas de reforço escolar, ou então aulas para alunos com dificuldades de aprendizagem, aulas de yoga ou até mesmo de música. O fato é que essa atividade pode auxiliá-lo na sua futura profissão.

Dar aulas de reforço escolar pode ajudar na escolha da sua profissão. Com o que você quer trabalhar?

Se você deseja se tornar um professor vinculado a uma rede pública ou particular, saiba que começar com aulas particulares pode ser uma excelente experiência.

Mas se você deseja ingressar em uma outra área, seja em exatas ou em humanas, ministrar aulas de sua especialidade pode ser algo muito valioso.

Por exemplo: se um dia você quiser ser um líder de uma equipe, você já vai ter algumas noções de gestão de pessoas e de projetos.

Se quiser ir para a área comercial, seja como funcionário em empresa ou abrindo seu próprio negócio, você certamente saberá como vender o seu peixe, além de estabelecer e negociar preços e valores.

Capacidades de síntese, facilidade de relacionamento e network também contarão positivamente para a carreira que você escolher seguir.

Além do fato de que falar em público não será mais um problema para você. Como professor, terá praticado toda a oralidade necessária às diferentes profissões.

Muito mais do que um emprego que está na moda, o professor particular adquiriu um novo status hoje em dia: uma atividade que valoriza o compartilhamento de conhecimentos e de experiência de diversas modalidades.

Ao ajudar um aluno a superar suas dificuldades e a reconquistar confiança em si mesmo, você mesmo vai ganhar recompensas: nada mais gratificante do que saber que sua formação e sua trajetória serão úteis para a vida de alguém. Além disso, essa troca favorece e enriquece sua vida profissional.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 1 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar

wpDiscuz