Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Que tal ser professor de reforço escolar no Distrito Federal?

De Fernanda, publicado em 23/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares em Brasília?

Capital Federal, Capital da Esperança, Cidade-Parque, Capital Mundial das Águas…

Brasília, além de acolher a sede do governo federal, é uma cidade surpreendente, devido aos seus aspectos naturais, culturais e artísticos. Situada estrategicamente na região central do país, a capital é ponto de encontro de pessoas de todos os cantos do Brasil: do norte, nordeste ao sudeste e sul.

Com seus mais de 4 milhões de habitantes em região metropolitana, Brasília também é uma cidade estudantil. Acolhendo grandes universidades, escolas particulares e públicas e projetos educacionais, a cidade atrai estudantes de todo o país em busca de conhecimento, cultura e qualidade de vida.

Graças a Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, suas construções se tornaram patrimônios urbanístico e arquitetônico e até hoje movimentam milhares de visitantes ao longo de todo o ano.

Na área educacional o agito não é diferente. Se você deseja exercer a profissão de professor particular, você está no lugar certo! Aqui, oportunidades não faltam! Neste artigo você encontra dicas e conselhos sobre como começar suas aulas particulares no Distrito Federal.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Dar aulas em organismos particulares de reforço escolar

Muitas são as opções de instituições privadas que ministram aulas de reforço escolar em Brasília. É uma boa alternativa para você, que procura estabilidade, agenda cheia e salário fixo no final do mês.

Conheça algumas escolas que oferecem esses serviços:

  • Filhos Educação: a Filhos é uma empresa de reforço escolar que oferece aulas particulares (podem ser individuais ou em pequenos grupos de até 3 alunos) na residência do aluno. Sua metodologia defende o conhecimento como resultado da interação entre o aluno, que busca descobrir, e aquilo que será conhecido (conceitos, idéias, definições). O aluno é visto como construtor do próprio conhecimento. O professor é o mediador, orientador e incentivador desse processo. Os conteúdos abrangem os ensinos fundamental e médio: Acompanhamento Escolar, Biologia, Ciências, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Literatura, Matemática, Português, Química e Sociologia. Também oferece serviços para os pais – Inglês para Executivos, Inclusão Digital e aulas direcionadas para concursos públicos.
  • Kumon: escola tradicional e conhecida em todo o Brasil, o Kumon América do Sul foi fundado em 1980 em São Paulo, como matriz regional do Grupo Kumon. Desde então, implementou mais de 20 escritórios regionais em seis países, dedicando-se ao desenvolvimento da capacidade das crianças. Sua metodologia, de origem japonesa, visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. Há aulas de português, matemática, inglês e japonês, do pré-escolar ao Ensino Fundamental 2.
  • Ensina Mais Complemento Escolar: escola de complemento escolar, a Mais Complemento faz parte do Grupo Prepara. A Ensina Mais foi criada para capacitar alunos do ensino fundamental em duas situações: que encontram-se em desigualdade, melhorando seu desempenho escolar; e que acompanham bem a escola, mas precisam ultrapassar seus limites escolares rumo a melhores condições de futuro. Sua metodologia oferece aprendizagem individual especializada, com utilização de recursos tecnológicos, aulas interativas e dinâmicas, visando o desenvolvimento da criança na formação e de suas estruturas cognitivas. Possui unidades em todo o Brasil. Em Brasília, são 4 unidades.
  • Escola Tutores: especializada em educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, a Tutores conta com mais de 100 unidades e quer finalizar 2017 com 150 em todo território nacional. Em Brasília, são 2 unidades. A rede é a primeira franquia no Brasil para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. São diversos cursos ofertados: Reforço Escolar, Aula Particular, Tutoria Multidisciplinar, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Superior e TCC, ENEM, Vestibulares e Concursos, Português para Estrangeiros, Tutores Kids, Cursos Livres, Tutores Corporate (traduções juramentadas), Inclusão Digital. As aulas podem ser realizadas na residência do aluno ou nas próprias unidades. A rede já recebeu prêmios na área de franquia educacional.

Onde encontrar alunos no DF? Pelo fato de ser capital do país-continente, Brasília atrai estudantes do mundo inteiro.

Sites internet: educação de fácil acesso

Publicar anúncios online

Uma alternativa mais moderna do que pregar cartazes ou distribuir flyers na padaria, no mercado ou na farmácia são os sites especializados em divulgar anúncios de professores.

Acompanhamento escolar, auxílio no dever de casa, reforço escolar, cursos preparatórios para Enem ou vestibular… A procura é alta em todas as áreas de conhecimento. Veja os cursos mais buscados pelos estudantes:

  • Aula de português
  • Aula de matemática
  • Aula de língua estrangeira (inglês, espanhol)
  • Aula de física
  • Aula de química
  • Aula de geografia
  • Aula de violão

Nesses sites especializados, o professor tem a vantagem de estar em contato com um público amplo, além de poder consultar o perfil de seus alunos tranquilamente, de um café ou um parque, por exemplo!

Sites como Mercado Livre, OLX, fóruns educacionais e blogues especializados são algumas opções. Além, claro, das redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

O problema dessas plataformas é a segurança: você não tem 100% de garantia que vai cair em boas mãos, pois o sistema não verifica nem filtra identidades.

Como encontrar alunos online? Cuidado com os sites que não oferecem segurança e verificação de identidade!

Dê aulas com a ajuda do portal Superprof

Para encontrar um grande número de alunos possível e de um jeito seguro, você tem uma ótima opção: se inscrever no Superprof! A plataforma faz o intermédio entre alunos e professores particulares!

O site possui um sistema de busca prático e eficiente, pelo qual você consegue encontrar professores por disciplina, localização e modalidade de ensino. Você ainda tem a possibilidade de receber elogios e comentários de alunos, além de estabelecer o preço que você achar mais adequado para suas aulas.

Procure levar em conta o valor que outros professores praticam na mesma localidade, em função da área de conhecimento. Por exemplo: a média do valor cobrado pelos professores de dança em Brasília é de 63 reais, enquanto o preço médio da hora aula de um professor de matemática é 49 reais.

Você pode publicar seu anúncio gratuitamente: o site não cobra tampouco nenhuma comissão sobre as aulas que você ministra. Você continua com sua independência e autonomia de professor particular. Veja alguns depoimentos:

  • Superprof ajuda a encontrar muitos alunos!
    Marina, Profe de matemática, física e química, Contagem-MG.
  • Só alunos sérios com o Superprof!
    Beatriz, Profe de Psicologia, Brasília.
  • Não nascemos n°1, nos tornamos com o Superprof!
    Pedro, Profe de violão e guitarra, São Paulo.
  • Profes podem publicar anúncios gratuitamente no Superprof!
    Bruno, Profe de espanhol e italiano, Curitiba.
  • Superprof se tornou a atividade principal de muitos profes!
    Daniel, Profe de inglês, São Paulo.

Associações e projetos sociais de reforço escolar em Brasília

Apesar de ser uma cidade rica (e como!), Brasília ainda apresenta uma desigualdade social importante. Como em qualquer cidade grande, seus arredores concentram comunidades carentes e com necessidades básicas, como por exemplo acesso à educação de qualidade.

Muitas iniciativas e projetos sociais promovem ações educativas para crianças, jovens e adultos. Aqui, o objetivo principal é a inclusão social por meio da educação.

Conheça algumas iniciativas nas quais você pode atuar como professor:

  • Viver: Associação dos Voluntários Pró-Vida Estruturada é uma organização sem fins lucrativos que atua na Cidade Estrutural – DF (Região Administrativa XXV). O trabalho consiste em oferecer atividades socioeducativas no contraturno escolar, visando o fortalecimento emocional e o protagonismo social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Há aulas de apoio escolar, canto coral, flauta doce e violão, jiu-jitsu, balé e hip-hop, informática e artes plásticas. Atualmente são atendidas 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos.
  • Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente: o Sol Nascente é um projeto que possibilita crianças com dificuldades em aprendizagem a terem aula regulares de reforço escolar. Seu objetivo é acolher crianças e adolescentes com privação ou fragilidade efetiva decorrente de pobreza e isolamento social e proporcionar a educação e reinserção social. Atua na região de Ceilândia.
  • Universidade de Brasília: o Núcleo de extensão de São Sebastião foi inaugurado em março de 2006 para proporcionar a interação entre a universidade e a comunidade. Na unidade, o Decanato de Extensão desenvolve o projeto Diálogos Acadêmicos, que oferece suporte aos estudantes do ensino básico da região provenientes das classes populares que buscam ingressar na universidade pública. Por outro lado, os alunos da UnB também são beneficiados ao, durante as aulas, colocar em em prática os conhecimentos aprendidos na graduação. Entre as iniciativas estão o reforço para as escolas, cursos, oficinas pedagógicas e musicalidade infantil para crianças de 2 a 6 anos de idade.
  • Centro Cultural Lajedo: o Centro Cultural busca levar aos seus beneficiários atividades que adicionem conteúdos diversos e promovam uma maior integração entre a realidade dos jovens e as diversas manifestações culturais presentes na sociedade. O centro desenvolve vários projetos com atividades como: monitoria escolar, aulas profissionalizantes para adultos, ateliers de solidariedade, artesanato, culinária, temas culturais, entre outros.  Também dispõe de uma biblioteca aberta com acervo e acesso à internet.
  • Educação Integral & Inclusão Social no Recanto das Emas: o projeto, coordenado pela professora Lenora Gandolfi da UnB, atende a cerca de 170 crianças e adolescentes, entre 2 e 15 anos. Oferece oficinas de reforço escolar e incentivo à leitura, aulas de cidadania, educação artística e esportiva, aulas de música e dança, trabalho terapêutico e sociológico, encontros de integração com as famílias das crianças envolvidas no projeto, além de avaliação odontológica e nutricional.
Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz