A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Qual é o conteúdo da língua inglesa no colégio?

Par Carolina le 15/05/2017 Blog > Idiomas > Inglês > O que aprendemos de inglês nas escolas?
Table des matières

O inglês é uma das matérias preferidas dos alunos quando estão no colégio e ensino médio.

As razões são simples e lógicas: a língua de Shakespeare obtém o título da terceira língua mais falada no mundo. Ela faz parte integral do cotidiano de brasileiros através da música, séries, televisão e filmes.

A onipresença do inglês na escola e nas nossas vidas faz com que a gente esqueça que essa língua não é tão fácil de ser aprendida e dominada. Principalmente na linguagem oral.

Aprender a falar inglês requer um treinamento regular e uma forte implicação da parte do aluno.

No Brasil, no final do ensino médio, cada aluno deve se expressar em uma língua estrangeira adquiridas durante sua escolaridade.

O idioma ensinado no colégio e no ensino médio Todos os meios são válidos para ensinar o aluno a língua inglesa

O ensino no nosso país evoluiu na tentativa de preparar os alunos para um mundo globalizado.

Desde a 6ª série do ensino fundamental, os alunos são sensibilizados à língua estrangeira e, mais tarde, a prática oral se torna (ou deveria ser) prioridade.

Mais tarde, os alunos vão se preparar para o vestibular no ensino médio e deverão fazer a prova de língua estrangeira, na maioria das vezes o inglês.

Então, eles se preparam para as provas de inglês do vestibular!

As escalas de competência em inglês

Cada escala coloca em evidência os conhecimentos e as competências que cada estudante deve adquirir. Essas referências são de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas, porém, podemos adaptá-lo para a realidade brasileira.

Escala 1

Nível A1: fim do elementar
Quando há uma troca simples e explícita, o aluno pode comunicar com as palavras simples do cotidiano.

Nível A2: fim do ensino fundamental
O aluno de nível A2 pode trocar e compartilhar informações simples e básicas sobre assuntos do cotidiano e familiares.

Escala 2

Nível B1: fim da escolaridade
O aluno tem competência para contar uma viagem ou manter uma conversa sobre outro assunto. Em uma troca, ele pode defender ideias pessoais ou projetos escolares, profissionais.

Nível B2: prova para o vestibular de inglês
O aluno deve compreender o essencial sobre um assunto ou de uma ideia em um texto. Ele pode dar sua opinião sobre um fato atual e conversar sobre ele. Ele também pode manter uma conversa espontânea em inglês com outras pessoas, sejam elas nativas de um país anglófono ou não.

O programa de inglês no colégio

Nas aulas no colégio, a aprendizagem da língua inglesa é baseada essencialmente na interação oral e compreensão escrita do idioma. O inglês, diferentemente de outras matérias, pode englobar facilmente outros assuntos de outras disciplinas. De acordo com um processo contínuo, a aprendizagem da língua inglesa no colégio visa a consolidar e enriquecer as bases linguísticas adquiridas antes pelos alunos.

A escola, através da aprendizagem de inglês, permite aos adolescentes de se abrirem a outras culturas, melhorar seu senso crítico e permite igualmente de se abrirem a outros hábitos e modos de vida.

Os indianos falam o idioma também A Índia é uma ex-colônia inglesa e muitos de seus habitantes falam a língua inglesa

O aluno pode se expressar por meio de suas competências linguísticas, gramaticais, fonéticas e lexicais.

A aprendizagem do inglês baseada em 5 eixos principais

No colégio, as competências culturais, léxicas, gramaticais, fonéticas são integradas em 5 eixos principais:

  1. Compreensão oral: esse eixo permite ao aluno de compreender uma frase ou uma formulação se ela é simples e clara. Várias noções são aprendidas no quadro da compreensão oral como: o tom e as expressões empregadas, preposição, pronomes pessoais…
  2. Expressões orais contínuas: os alunos devem se referir a vários assuntos sobre as pessoas e coisas utilizando termos simples. Os assuntos tratados: os pronomes, os adjetivos possessivos, pretérito, descrição, advérbios, conjunções… e as diferentes pronúncias do inglês.
  3. Interação oral: o aluno será capaz de se comunicar de maneira simples com outra pessoa, de acordo com seu nível. Ele deve ser capaz de se apresentar, cumprimentar alguém, agradecer, parabenizar ou perguntar algo em inglês.
  4. Compreensão escrita: descrição de si, paisagem, acontecimentos, escrever uma carta postal ou um email. A expressão escrita permite ao aluno de saber escrever textos simples, curtos e breves.

As noções de sintaxe, monovsintaxe e fonologia essenciais a aprendizagem de inglês são igualmente incluídas através de cinco grandes seções.

Acrescenta-se igualmente nos cinco principais eixos vistos acima: a iniciação às diversidades culturais, aos marcos da história, às origens de alguns clichês, etc.

Aprender alguns códigos da cultura norte-americana. Essa seção pode ser chamada de conteúdo cultural.

Conteúdos culturais anglo-saxônicos no colégio

  • Hábitos e ambiente cotidiano: escola, hábitos alimentares, casa, família, trabalho, diferentes códigos socioculturais fazem parte dos temas tratados.
  • História e cultura: as diferentes religiões nos países anglófonos, monumentos norte-americanos, britânicos, as festas…
  • Referências geográficas: fauna e flora, América do Norte, ilhas britânicas, continente Índico, Austrália…
  • Patrimônio artístico e literário: personalidades (Charlie Chaplin, Isaac Newton…), referências ligadas ao cinema, músicas, literatura jovem e clássica.

Os programas de inglês no ensino médio

No ensino médio, a prática de inglês oral normalmente é valorizada e integrada ao conteúdo da língua.

Os alunos devem ser capazes de trocar ideias, se comunicar para favorecer a mobilidade internacional.

Estudantes devem evoluir no idioma no último ano antes do vestibular Os alunos devem estar preparados para se comunicar na língua oralmente e pela escrita

Ensino médio normal e técnico: os objetivos linguísticos

Na continuidade de suas aulas dadas no colégio, o programa de inglês das classes de 2º grau visa desenvolver as competências de comunicação nas seguintes atividades:

  • Recepção: compreensão oral e escrita da língua inglesa (compreensão de termos simples, intervenção clara, termos essenciais em uma conversa).
  • Produção: expressão oral e expressão escrita (se expressar simplesmente, produzir enunciados básicos, compreensão de textos simples e curtos, expressões familiares, linguagem informal).
  • Interação oral: situações interativas, trocas coletivas (copiar e escrever palavras e formulários breves e simples, escrever um extrato coerente sobre temas ordinários).

Os principais pontos abordados do inglês

As noções aprendidas anteriormente pelos alunos estabelecem uma comunicação imediata, primeiramente. No ensino médio, elas podem ser analisadas no objetivo de fazer evoluir o nível de comunicação e melhorando suas trocas.

Léxico: nesse nível, a léxica linguística do aluno será orientada e complementada. Treinos serão incluídos para aprofundar a léxica da narração, descrição e argumentação de suas trocas.

Gramática: o aluno aprende alguns pontos mais aprofundados da comunicação e expressão. A organização de suas ideias e as escolhas de seus discursos mais complexos fazem parte dos conhecimentos a serem consolidados.

Fonologia: graças a treinamentos específicos, a integração da dimensão sonora e oral permitem ao aluno de perceber os componentes fonológicos ligados a aprendizagem de uma língua estrangeira.

Os alunos do ensino médio devem saber as diferenças dos códigos da língua escrita e oral e jogar com essas diferentes formas de linguagem: tom formal, familiar, literário…

Ciclo de inglês para o 3º ano

Sempre na continuidade da aprendizagem do inglês do colégio e do 1º e 2º ano do ensino médio, o ciclo de inglês no 3º ano revê as competências escritas e orais adquiridas anteriormente (recepção, produção, interação, oral, dicas para as provas de vestibular, Enem).

Novas aprendizagens aparecem aqui como:

  • os recursos às tecnologias de informação e comunicação: enfim, a modernidade! O objetivo aqui é o de privilegiar o trabalho durante o ensino médio mas na vida cotidiana: compreensão e expressão oral são reforçadas com a ajuda de recursos digitais.
  • mobilidade: manter algumas relações com alguns estudantes estrangeiros.
  • acesso à leitura e à escrita: o aluno descobre novos textos. A leitura de uma obra inteira que pode ser guiada por um professor ou participar da exploração de um documento que poderá ser estudado em sala de aula.

Outros temas poderão ser propostos para que o aluno aprenda a situação atual de países anglófonos. Por isso, vários assuntos são propostos no programa tais como as crenças, história da arte, literatura, sociologia, ciência e tecnologia, história e geopolítica.

Nesse nível, os alunos do ensino médio normalmente devem ser capazes de ter uma conversa fluída e estruturada. Além de entender um texto complexo, detalhado, escrever, sintetizar as informações e ainda corrigir seus erros no plano oral e escrito.

Esse programa parece ser perfeito na teoria. O problema que, na prática, as coisas acontecem diferentemente.

Normalmente, os alunos têm muita dificuldade de aprender uma língua estrangeira em uma sala de 30, 40 alunos.

Isso porque, como dito acima, o aprendizado de um idioma requer muita troca, expressão oral, etc. Esses pontos são muito difíceis de serem tratados em uma sala cheia de alunos.

Os alunos devem dominar o idioma no final de seus estudos Prepare-se para as provas da língua inglesa do Enem e outros exames

Alguns também apontam que o problema muitas vezes está nos professores que não têm um nível bom no inglês. Por isso, a transmissão do conhecimento complica quando nem o professor sabe tantas coisas para passar para o aluno.

A verdade é que as aulas de inglês no ensino público e particular estão muito aquém de todas essas referências apontadas em nosso post.

Lembrando que esse conteúdo da língua inglesa é o exigido pelo sistema francês de educação. No Brasil, o currículo é diferente, mas não muda tanto com relação aos pontos tratados no post.

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Carolina
Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz