Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Dicas para atrair alunos às aulas particulares de língua portugusa

De Camila, publicado em 13/07/2017 Blog > Reforço escolar > Português > Formar boa clientela de ensino da língua do Brasil

Existem várias etapas a seguir assim que decidimos nos tornar professor(a) particular de língua portuguesa.

Primeiramente, é importante amar muito o idioma que herdamos de Portugal. Parece óbvio, mas é esta paixão que motivará o tutor a transmitir seus conhecimentos. Sem contar com as competências pedagógicas adquiridas ao longo do caminho.

Você é daqueles(as) que ama nossa língua portuguesa? Fala e escreve bem? Conhece as regras de gramática, ortografia e conjugação? Além disso, você ainda possui um rico vocabulário? Então, com certeza, você pode dar aulas do idioma.

Ajudar jovens estudantes a alcançarem o sucesso escolar transmitindo o gosto pelo aprendizado do português é uma tarefa gratificante.

A realização profissional, no entanto, não está apenas ligada ao prazer de trabalharmos com o que gostamos. O retorno financeiro também é muito importante, pois, afinal de contas, precisamos de dinheiro para viver bem.

Sendo assim, umas das primeiras etapas a ser ultrapassada antes de entrar de cabeça na carreira de professor(a) particular é a de estabelecer quanto você pretende ganhar por mês.

Anteriormente ao início do desenvolvimento de cronogramas adaptados ao perfil dos estudantes, uma tarefa é imprescindível: atrair alunos interessados em fazer aulas de português.

Aprenda a aumentar sua lista de alunos particulares. Conseguir alunos não é assim tão difícil.

Se você é marinheiro(a) de primeira viagem, então deve estar se perguntando: como me inserir neste meio e fazer com que as crianças em idade escolar conheçam tanto a mim quanto ao meu serviço? Um professor particular iniciante consegue começar suas atividades rapidamente?

Fique calmo(a), pois Superprof.com.br está aqui para te orientar!

Pensando em nossos leitores que acabaram de se interessar por esta profissão mágica, preparamos uma lista com várias dicas para que irão te ajudar a angariar seus primeiros clientes e – dedos cruzados! – se transformar no tutor mais requisitado das redondezas.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Ficar conhecido através da internet

Se você não passou as últimas duas décadas isolado(a) em uma ilha deserta com todo e qualquer tipo de contato com a civilização cortado, então você está ciente que a internet está em constante desenvolvimento.

web é, incontestavelmente, parte integrante de nossas vidas. Consequentemente, assim como para vários outros assuntos, ela é muito importante no mundo dos cursos privados.

Agora que você está decidido(a) à dar aulas individuais, será  indispensável a criação e a manutenção da sua “e-reputação”.

Criar uma página na internet

Assim que alguém começa um novo negócio, uma das primeiras ideias que vêm à mente é a da criação de uma página na internet. Desta forma, futuros clientes poderão encontrar o serviço online, facilitando o contato.

Entretanto, este não é o primeiro pensamento que vem à cabeça de quem quer começar a dar aulas particulares.

Mas por que não? A internet está à disposição de todos. Ela é uma ferramenta preciosa e poderosa para os mentores que desejam se aventurar a oferecer cursos individuais.

O trabalhe na divulgação do seu serviço é imprescindível e nada melhor do que isso como uma página na internet. Nela você “venderá seu peixe”, descrevendo sua formação e suas competências linguísticas, pedagógicas e culturais ligadas ao ensino do idioma português.

Se suas habilidades em informática não são as melhores, não se desespere: não é preciso criar uma página mirabolante para atender às suas necessidades.

O mesmo vale para os recursos financeiros a serem disponibilizados, pois é bem provável que a grana seja curta se você ainda não possui clientes.

Você deve investir em um simples site vitrine. Ele ressaltará sua capacidade de ensinar o idioma português e mostrará o perfil dos alunos que você procura (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, preparação para vestibular ou Enem, etc.)

A sua página também contará com um breve currículo pessoal, sempre direcionado para seu campo de atuação e seu público alvo: estudantes e pais de estudantes. Neste CV você terá a oportunidade de mencionar seus cursos de capacitação, suas experiências profissionais e seus diplomas ligados ao ensino da língua.

O facebook te ajuda a conseguir alunos As aulas ganham cada vez mais espaço fora do quadro negro.

Seu site também será o espaço no qual você vai apresentar sua metodologia de ensino, suas motivações e um – ou vários – meio de contato. É através dele que seus clientes em potencial se comunicarão contigo.

Existem inúmeras plataformas disponíveis que permitem a criação de páginas na internet gratuitamente. Wix e WordPress são alguns bons exemplos.

Participar das redes sociais

A grande maioria dos seus alunos serão jovens do ensino fundamental e médio à procura de um aperfeiçoamento da língua portuguesa. Vale lembrar que as redes sociais fazem parte de suas vidas cotidianas.

Hoje, mais do que nunca, Facebook e cia. participam tanto da realidade privada quanto estudantil de seus futuros clientes.

Falando em Facebook, ele é um bom exemplo de como utilizar esta ferramenta a seu favor. A plataforma permite a criação de páginas e você poderá criar uma com propósitos profissionais. Para que ela funcione, a atualização com postagens deve ser constante. Se isso não acontecer, ela cairá no esquecimento e todo trabalho terá sido em vão.

A rede social criada por Mark Zuckerberg também poderá ser utilizada por amigos e ex-alunos. Nela, eles poderão deixar impressões e comentários sobre experiências profissionais que viveram ao seu lado. Os alunos atuais terão também um espaço para contar sobre o progresso que fazem nas aulas que seguem.

Outra plataforma que vale a pena o investimento é a profissional Linkedin. Sua página criada nela servirá como um belo cartão de visitas aos pais dos estudantes.

Ela funciona como um currículo vitae virtual no qual você detalhará todo o seu percurso na área da educação da língua portuguesa.

Os alunos passam muito tempo nas escolas. O ambiente escolar é um dos lugares para se encontrar alunos particulares.

Anúncios online

As páginas de pequenos anúncios nos jornais impressos está praticamente em extinção. No entanto, o seu correspondente na web só ganha força.

Para tirar proveito deste serviço, basta se inscrever gratuitamente em um site especializado em pequenos anúncios, como Jornal Balcão, Classificados.Com.Br, Anúncios Brasil, dentre outros. Neles você poderá oferecer seus serviços de aulas particulares.

É importante, no entanto, utilizar um site de buscas para detectar quais são aqueles mais acessados na sua região.

Lembre-se de colocar o link para suas páginas (site e rede sociais profissionais) dentro da nota, pois algumas pessoas ainda se sentem inseguras em contratar serviços a partir de pouca informação.

Superprof.com.br

Com o intuito de suprir a necessidade de um local de comunicação direta entre aluno e professor particular, nós criamos o Superprof.com.br.

Aqui, futuros alunos que anseiam atenção individual podem encontrar o professor que melhor se encaixa à suas necessidades.

Nosso diferencial é que, além de proporcionar contato entre ambas as partes, nós só registramos tutores que passaram pelo crivo da nossa equipe. Sendo assim, pais e estudantes têm certeza da veracidade do serviço quando encontram o anúncio.

Superprof.com.br é, então, outro ótimo meio à sua disposição para atrair novos alunos e entrar no mercado das aulas particulares. Basta criar um perfil para conseguir divulgar suas aulas. O processo é inteiramente gratuito e nenhuma comissão é descontada das tarifas cobradas por curso. Lembrando que é você quem estipula o preço da sua aula!

Encontrar alunos inseridos no sistema de ensino

Tirando os adultos em supletivos, a grande maioria dos seus futuros alunos se encontram inseridos no sistema escolar de base.

Pré-universitários, jovens do ensino médio ou fundamental, uma coisa é certa: eles passam grande parte do tempo na escola.

Posto isto, outra boa estratégia de aproximação do seu público alvo é a abordagem direta no ambiente escolar. Os alunos te conhecerão pessoalmente e saberão te indicar caso algum colega esteja à procura de um tutor de português.

Não pense duas vezes antes de entrar em contato com escolas do sistema de base e com cursinhos. Isso permitirá a ampliação de suas conexões profissionais e poderá abrir portas para um relacionamento estreito com instituições de ensino de possíveis futuros pupilos.

O boca em boca é um método que funciona. A indicação é o melhor jeito de conseguir novos alunos.

Utilizar o de boca em boca

Este é um método primitivo, mas que funciona muito bem até hoje.

Apresentar sua área de atuação assim como seus campos de atividade é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho.

Pense na seguinte situação: durante um jantar entre amigos, você menciona sua ocupação como professor particular de português. No dia seguinte, um de seus conhecidos que estava à mesa fica sabendo que um colega de trabalho procura um tutor para seu filho. Basta que seu amigo fale sobre você, sua experiência e os coloque em contato para que um novo cliente bata à sua porta!

Outro fator importante da comunicação de boca em boca é a fiabilidade empregada ao profissional. Nada melhor do que contratar alguém que teve os serviços indicados por um conhecido. Se a indicação sair de um aluno então, melhor ainda: isso quer dizer que você está indo no caminho certo.

Trilhar o bom trajeto é super importante: uma aula dada com amor e dedicação será bem aproveitada pelo estudante que, por sua vez, aprenderá mais, terá bons resultados e falará bem do seu professor particular. Outros jovens com dificuldades no aprendizado da língua portuguesa ficarão empolgados com a evolução do colega e procurarão o mesmo professor, pois estarão em busca do mesmo êxito. Ou seja, um evento em cadeia que será benéfico para todos!

Depois de todas essas dicas de como ficar conhecido no mundo das aulas particulares, você ainda está esperando o que para começar?

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *