A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

É possível se tornar bilíngue em 90 dias?

Par Fernanda le 27/03/2017 Blog > Idiomas > Inglês > Como aprender uma língua em três meses?
Table des matières

Aprender uma língua é uma necessidade hoje.

Inglês, espanhol, árabe, mandarim, alemão… Dominar várias línguas é um trunfo importante para a sua carreira profissional e cultura pessoal.

O idioma inglês, com seu 1,4 bilhão de falantes no mundo é a primeira língua internacional. Para se tornar bilíngue Inglês ou em qualquer idioma, não há muitos segredos: é preciso trabalho e paciência.

Quem nunca sonhou em dominar o inglês e toda sua gramática em poucas semanas?

Descubra aqui técnicas e conselhos que lhe permitirão aprender inglês ou outra língua muito mais depressa.

O sistema de repetição espaçada para uma memorização mais rápida e mais eficiente

Memorização é um dos pontos fortes na aprendizagem de uma língua estrangeira.

Como reter uma língua facilmente. Como está sua memória? Você pode confiar em sua própria capacidade de memória ou precisa de dezenas de post-its?

Nem todos os cérebros são dotados de uma facilidade para reter uma grande quantidade de informações.

Para otimizá-lo, é altamente recomendável usar métodos cientificamente comprovados como a repetição espaçada. O sistema de repetição espaçada é uma técnica muito útil para aprender um vocabulário em tempo recorde. Do inglês Spaced Repetition System (SRS), a técnica de aprendizagem consiste em revisar o conteúdo em intervalos regulares.

Foi no século 19 que surgiram os primeiros estudos dessa metodologia. H. Ebbinghaus, um psicólogo alemão, construiu uma lista de sílabas aleatoriamente (Daus, gim, dor, ke4k, etc.) e as memorizou todos os dias durante um ano.

Ao longo do ano, ele observou cuidadosamente os métodos de aprendizagem utilizados e seu progresso. Para verificar os resultados, ele recomeçou a experiência três anos depois.

Sua experiência ajudou a definir a curva do esquecimento (sem revisão ou repetição, o nosso cérebro é capaz de esquecer tudo em poucos dias) e o espaçamento de repetição.

Lutar contra a curva do esquecimento

Esta curva do esquecimento, iniciada pela obra de Ebbinghaus, se resume à rapidez com a qual esquecemos as informações que aprendemos.

Nosso cérebro esquece constantemente os dados que não recebe corretamente ou que ele não considera essencial.

Mas então, você quer aprender Inglês?

Para começar a aprender, você precisa se concentrar no vocabulário de inglês.

Mas, depois de aprender toda uma lista de vocabulário em Inglês, você não revisar o que estudou, sabia que você vai certamente esquecer a maioria das informações em questão de horas, e até esquecer quase tudo em poucos dias?

Obviamente, é possível demonstrar para nosso cérebro que certos conceitos são de extrema importância e que, portanto, ele precisa manter a todo o custo.

Para isso, o psicólogo alemão recomenda rever regularmente de uma maneira espaçada. Esta técnica vai evitar o esquecimento e o cérebro vai entender que ele deve memorizar novos conhecimentos.

Descubra também 7 razões para aprender uma língua estrangeira…

Os cartões de memória Leitner

Sebastian Leitner, jornalista e escritor austríaco, é autor da obra Aprender a aprender, o caminho para o sucesso – um título que se encaixa muito bem com o tema deste artigo, não é mesmo?

O seu sistema de memorização se baseia no uso de cartões de memória. Esta técnica é ideal quando fazemos um curso de línguas. Por exemplo: em um cartão pequeno, basta escrever na parte da frente uma palavra em português e, no verso, a palavra correspondente em inglês.

A tradução lhe permitirá adquirir rapidamente palavras e frases em inglês para construir o seu vocabulário.

No sistema Leitner, os cartões devem ser colocados em 3 ou 5 caixas diferentes, ordenados por nível de conhecimento.

Como funciona o sistema Leitner de memorização. Do lado verde, as cartas que forem respondidas corretamente; do lado vermelho, as cartas que não forem respondidas corretamente.

As primeiras caixas contêm as palavras desconhecidas e as últimas as que você já domina.

Quando você tiver retido o conteúdo de um cartão de caixa de 1, coloque-o na caixa 2, etc. O objetivo é que todos os cartões estejam na última caixa.

Utilizando o método de repetição espaçada Ebbinghaus, é preciso rever com muita frequência o conteúdo da primeira caixa, um pouco menos o da segunda, e assim por diante.

Hoje, o método de repetição espaçada é muito complexo para colocar em prática, ainda mais sem o uso de programas de computador que definem os intervalos de revisão com precisão.

Criar cartões de memória é um trabalho que consome tempo e é muito tedioso; por isso, para automatizar o todo, existem vários softwares que ajudam nesta tarefa, como SuperMemo.

Paul Pimsleur, um linguista americano, estabeleceu uma escala de revisão média muito mais fácil, o que irá ajudá-lo a aprender rapidamente a língua inglesa:

  • 5 segundos,
  • 25 segundos
  • 2 minutos,
  • 10 minutos,
  • 1 hora,
  • 5 horas
  • 1 dia,
  • 5 dias,
  • 25 dias,
  • 4 meses,
  • 2 anos.

Depois, cabe a você se adaptar à escala de tempo de revisão com base na quantidade de informações que precisa aprender.

A técnica da associação para aprender um idioma rapidamente

Melhorar o seu inglês é possível com o poder da associação.

Um exemplo:

  • Você sabe o que a água?
  • Sua fórmula química H2O é familiar para você?
  • Você também já ouviu falar de hidrogênio, oxigênio, moléculas…?

Você ainda não aprendeu que a água é composta de átomos, moléculas, oxigênio, etc.

Isso é o que chamamos os elementos da associação. A partir de uma informação principal (aqui, por exemplo, água), podemos detalhar diversos outros elementos.

O cérebro humano funciona basicamente por associações, por meio de informações lógicas que se conectam entre elas.

Existem 2 tipos de associações:

  1. A primeira é a associação visual. Nossa mente memoriza melhor a informação quando a associa a algo concreto. Com algo visual, a mensagem transmitida para o cérebro é mais simples e significativa. Ele então memoriza mais rápido. Esta técnica de associações é muitas vezes usada na aprendizagem de crianças pequenas, devido ao seu aspecto divertido e lúdico.
  2. A segunda é a associação sensorial. Por mais estranho que possa parecer, quanto mais os seus sentidos são estimulados ao armazenar informações, mais você vai conseguir mantê-las a longo prazo.

Ouvir música, sentir um cheiro, tocar objetos… Todas essas ações podem deixam a lembrança viva.

Como estudar línguas mais rápidamente. Em vez de passar horas refazendo o mesmo exercício, que tal memorizar o inglês por meio de associações?

Quem nunca sentiu o cheiro de algo e se lembrou de uma viagem ou de uma pessoa?

Para explorar plenamente esta associação durante as suas aulas de inglês, por exemplo, utilize perfumes, coloque uma música de fundo…

Uma vez que estes estímulos forem reativados mais tarde, seu cérebro vai resgatar as informações sobre essas sensações.

E mais: aplique um pouco do mesmo perfume dos estudos sobre seu travesseiro. Isto irá ativar as informações pelo seu inconsciente durante o sono e aumentar ainda mais as chances de memorização.

As informação percorrem muito mais depressa pelo cérebro com a ajuda dos indicadores sensoriais.

Descubra as nossas 5 dicas para aprender uma língua estrangeira…

O conceito de « massive input » para aprender inglês mais rápido

Quais são os truques para aprender inglês rapidamente?

A técnica de « massive input« , ou contribuição maciça em português, é um conceito que consiste em imergir 100% na língua e cultura inglesa.

O objetivo é concentrar todos seus esforços na prática da língua.

A aprendizagem do vocabulário em inglês passa geralmente pelas listas de verbos irregulares, pela gramática, pela decoreba. Uma maneira de aprender completamente desmotivadora, não é mesmo?

Se você não tem a possibilidade de fazer uma viajem linguística até países de língua inglesa, ainda é possível usar essa técnica sem sair de casa.

O objetivo: se expressar, comunicar, pensar e escrever em inglês. Esqueça os exercícios de gramática e todos os outros exercícios chatos de inglês.

Se o seu nível de inglês é principiante, você vai cometer erros, é claro, mas não importa! O objetivo é superar obstáculos para progredir rapidamente na pronúncia oral e escrita.

E como aprender inglês com a « massive input »?

Você deve usar materiais de aprendizagem do seu próprio interesse:

  • Assista TV em inglês,
  • Leia em inglês,
  • Ouça música em inglês,
  • Leia jornais de língua inglesa,
  • Altere o idioma de produtos eletrônicos, etc.

Como aprender a língua inglesa no dia a dia? Modifique pequenos detalhes de sua vida cotidiana e aprenda inglês naturalmente!

Para melhorar rapidamente a sua compreensão oral na língua dos Beatles, você também tem a possibilidade de procurar um inglês nativo e começar a se corresponder com ele, seja pela Internet seja por cartas.

Falar inglês em 3 meses: sonho ou realidade?

Infelizmente não existe um método milagroso para aprender a falar inglês ou qualquer outra língua estrangeira.

No entanto, é possível se tornar bilíngue em apenas 3 meses. Desde que você dedique tempo e energia; se você tem a oportunidade de viajar para o país, melhor ainda!

No entanto, cuidado com ofertas tentadoras que você encontra aos montes na internet, prometendo-lhe, por exemplo: « aprender inglês com aulas gratuitas online sem pagar nada; aulas gratuitas de inglês avançado; aprenda inglês em uma semana, compreender o inglês em 3 dias, etc. « 

Efetivamente, nem todos somos iguais perante a aprendizagem. Mas nenhuma mente tem a capacidade de armazenamento como prometem essas receitas miraculosas.

O « massive input » ainda é um método excelente para aprender uma língua estrangeira rapidamente. Imergir diariamente na linguagem que queremos dominar é o melhor caminho a seguir.

Como mergulhar em um outro idioma? Just do it! Se você quer, você consegue! Haja treino e dedicação ;)

O objetivo é praticar o máximo que você puder.

Você sabia que em inglês, por exemplo, você só precisa conhecer 1.000 palavras de vocabulário para compreender e manter uma conversação com uma pessoa que tenha o inglês como língua materna?

Com estas 1.000 palavras, você não vai ser bilíngue, mas você pode com certeza se virar em países de língua inglesa.

Aos poucos, você vai expandir o seu vocabulário e avançar para outras variantes da língua, como o inglês para negócios e o inglês para profissionais.

Que tal descobrir agora as 8 línguas mais úteis para aprender…

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (moyenne de 5,00 sur 5 pour 2 votes)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz