Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Bilíngue na língua espanhola in loco?

De Carolina, publicado em 14/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Torne-se fluente em espanhol fora do país!

Você quer ter a profissão de professor de espanhol um dia?

Primeiro critério: ser bilíngue!

Você tem boas notas, já viu todos os filmes do Almodóvar sem legenda, você conversa com os latinos americanos e espanhóis que encontra na rua, na universidade…

Mas você domina o espanhol (quase) tão bem quanto o português?

Uma língua é viva. Ela evolui. Ela pode ser falada em vários países, mas a gente sempre vai notar a diferença dela em cada lugar.

Então, antes de se tornar professor de espanhol e transmitir seus conhecimentos a futuros alunos, saiba que algo a ser feito! Partir para a aventura de ter a sua própria experiência da língua que você gosta tanto!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Top 11 de boas razões para aprender espanhol no exterior

Você é caseiro? Já pensou em viajar para o desconhecido?

Saiba que um intercâmbio linguístico é uma etapa indispensável para um professor de espanhol. Porque é sempre melhor estudar a língua em seu contexto.

É normal ter muitas dúvidas quando a gente toma a decisão de partir. Para não desistir no último momento ou não aproveitar plenamente dessa oportunidade, esse projeto deve ser pensado detalhadamente e ser muito incentivado.

Ganhe em fluência na expressão oral, melhore suas competências linguísticas, aperfeiçoe sua gramática, descubra uma nova cultura e um novo modo de vida… São tantos os benefícios de uma imersão em um país hispânico!

Aprenda o idioma vivendo no país Viva a cultura mexicana e a língua espanhola!

Pergunte-se por que você quer fazer uma longa temporada em um país hispânico e, principalmente, o que você vai aproveitar dessa experiência.

Para te ajudar, veja nosso top 11 sobre o assunto:

  1. Você vai avançar rapidamente até se tornar bilíngue! Assim, você poderá ser professor sem uma formação específica como professor particular!
  2. Você aprende a língua espanhola do cotidiano como ela é falada e enriquecerá seu vocabulário!
  3. Você vai passar da teoria à prática praticando sua conversação com os nativos hispânicos.
  4. Você talvez encontre o homem/a mulher de sua vida (sim, em 30 anos, o programa Erasmus é também um milhão de bebês!).
  5. Você vai descobrir novas culturas e fará encontros muito enriquecedores.
  6. Você vai provar as melhores especialidades da culinária local.
  7. Você terá mais confiança em si… Tudo vai parecer possível como se o mundo não tivesse mais limites para você!
  8. Cada dia vai ser único e longe da rotina (é a vantagem do desconhecido: tudo para ser descoberto!).
  9. Você vai aproveitar o sol (melhor que partir para um lugar frio como a Noruega, Finlândia…).
  10. Essa experiência contará muito em seu currículo.
  11. Você poderá dizer aos seus amigos quando voltar: “Como assim? Você nunca foi à Espanha? Ao México? À Guatemala?… Você não sabe o que está perdendo!”

A gente acrescenta que essa viagem faz parte de um percurso escolar ideal para ensinar espanhol!

Quais destinações para aprender o espanhol?

Pronto, você já tomou sua decisão? Você vai morar fora para melhorar sua fluência na língua e aperfeiçoar seu aprendizado com o objetivo de se tornar um professor de espanhol?

Agora basta saber qual é a destinação mais adequada para você e seus interesses!

Estudar espanhol na Espanha

O espanhol é a terceira língua mais falada no mundo! É a língua materna de mais de 470 milhões de pessoas em todo o planeta. Há 21 países que têm a língua de Cervantes como língua oficial, principalmente na América Latina.

Mas tudo começou na Espanha, país que partiu em busca das descobertas marítimas na época do mercantilismo junto com Portugal (sim, nós também conhecemos essa história de perto…).

Então, você pode ir para o país que deu origem à língua! O país é muito rico em história, patrimônio e diversidade cultural! Porém, atenção!

Se quiser se tornar bilíngue em castelhano, não vá a uma cidade ou região que fala outro dialeto. Por exemplo, Barcelona é a capital da Catalunha e as pessoas se comunicam principalmente em catalão, a língua da região. Às vezes, será mais difícil se comunicar em castelhano que em catalão.

Além dos encantos naturais e históricos, a Espanha possui muitas vantagens com relação à segurança (se comparada aos países do nosso continente).

Saiba o idioma e a história do país Conheça a língua espanhola e os monumentos do povo maia em Chichén Itzá!

A grande desvantagem é o custo do euro. O ideal é ter permissão para trabalhar no país e estudar ao mesmo tempo. Assim, você não tem que pagar em reais os custos que terá em euros.

Outro ponto muito importante (às vezes bem complicado) é o visto! Se você não tiver nacionalidade europeia, você terá que fazer um visto de estudante que é concedido pelo consulado da Espanha. Para isso, você terá que fazer uma inscrição em um curso de línguas certificado pelo governo espanhol e obedecer a vários critérios!

Estudar espanhol na América Latina

Se você não tem o hábito de viajar sozinho, inútil se lançar em uma viagem do outro lado do oceano. Nossos vizinhos poderão te acolher sem problemas!

O custo de vida pode ser menor que no Brasil em alguns países. Para ter certeza disso, é melhor fazer uma pesquisa antes.

As aulas de espanhol têm um preço acessível. Uma boa oportunidade de se aprofundar no espanhol com os nativos!

Se você não puder partir por muito tempo, você pode organizar uma temporada linguística com um programa de aulas intensivas e, por que não, morar na casa de um dos habitantes.

Entre os vários países, vamos falar de dois da América Central para mudar um pouco da América do Sul, o México e a Guatemala.

Aprender a língua espanhola no México!

O México é o queridinho do momento, lançando várias tendências e sendo o centro das referências na América Latina.

Veja aqui algumas de suas qualidades:

  • Cultura rica e variada,
  • População cosmopolita,
  • Rico patrimônio,
  • Paisagens lindas do lado do Golfo do México e do oceano pacífico…

Para partir ao México, os brasileiros não precisam de visto se forem ficar até 180 dias no país. Veja aqui as informações do site do consulado brasileiro no México:

É necessário, porém, contar com:

  • bilhete aéreo de ida e volta;
  • cópia de voucher do hotel onde deverá ficar hospedada a pessoa (ou carta de cidadão mexicano que deverá hospedá-la, se for o caso), a fim de poder informar o endereço onde ficará hospedado no México pelo tempo previsto de permanência;
  • comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país (cartão de crédito, dinheiro em espécie ou travellers checks); e
  • outros documentos que comprovem o motivo da viagem (convite para participar de eventos, reuniões de negócios etc)”.

Aperfeiçoar seu espanhol na Guatemala

Se você adorou suas aulas sobre a civilização maia, por que não se aventurar na Guatemala?

Conheça o idioma e o país hispânico! Você terá grandes surpresas em terras guatemaltecas!

É uma excelente destinação turística na América Latina!

A grande maioria da população descende dos maias. Eles conservaram muito bem algumas tradições desse povo. Você descobrirá, entre os lagos e vulcões, paisagens maravilhosas e sítios arqueológicos. Uma verdadeira lição de história que você poderá compartilhar com seus alunos.

Para os brasileiros, não é necessário um visto de turista para ficar até 90 dias.

Organizar sua temporada linguística em um país hispanófono

Melhor preparar bem a sua viagem antes de passar longos meses longe e em outro país.

Então, vamos lá aos passos essenciais:

  • Decidir onde e quanto tempo ficar no país: a escolha do país vai depender de suas afinidades com ele. Se sempre gostou de tango, carne e vinho, por que não ir para a Argentina? O tempo também é algo importante. Você precisa avaliar o tempo necessário para ficar fluente na língua e que não vai te prejudicar nos estudos e sua vida futura no Brasil.
  • Como pagar as contas? É importante ir com um dinheiro guardado. O que você pode fazer é ver se tem a possibilidade de trabalhar no local.
  • Onde ficar? Alugar um apartamento ou uma casa só para você, viver em uma república, etc. Há várias opções de onde ficar, mas isso vai depender do seu bolso e dos seus objetivos. Ficar em uma república com nativos é perfeito para evoluir seu nível de espanhol. Mas dividir uma casa com brasileiros, por exemplo, pode diminuir (e muito) a velocidade de seu aprendizado.
  • Encontrar e contatar pessoas que já tiveram a mesma experiência: isso é essencial para você ficar mais seguro e aprender as dicas de onde morar, trabalhar (se quiser e puder), o que levar… Além de conselhos práticos, ela poderá te explicar algumas diferenças culturais. A lista de “o que fazer e não fazer no país”, por exemplo, pode te salvar de situações traumatizantes e que podem até mesmo por fim a sua experiência de morar fora.

Saiba o idioma e os costumes do país Aprenda sobre os hábitos e a língua espanhola in loco!

  • Resolver questões burocráticas no Brasil e no país: depois de decidir quanto tempo vai morar fora, você pode ver questões como: cancelar seu plano de celular, alugar seu apartamento ou seu quarto no Brasil, pedir o visto (se for ficar mais tempo que o permitido sem o visto), inscrição em uma escola de línguas no país, como transferir dinheiro de um país para o outro, etc.

Pronto, agora você já tem as chaves para aprender a língua em um país hispanófono. Pode ter certeza que vivenciará uma das melhores experiências de sua vida e melhorará muito seu nível de espanhol!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz