Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Descubra a melhor maneira de estudar a guitarra

De Fernanda, publicado em 06/10/2016 Blog > Música > Violão > Aprender a tocar violão: qual o melhor jeito?

No começo, achamos que a guitarra e o violão são instrumentos fáceis de se aprender. Ou então que aprenderemos de uma hora para outra, treinando em casa sozinhos, ou apenas com o auxílio da Internet e todos os tutoriais disponíveis no Youtube.

Ok, é possível.

Mas aprender a tocar violão e guitarra exige muito mais do seu tempo se quiser alcançar resultados efetivos: como com qualquer instrumento musical, não basta um final de semana de prática para se tornar um excelente guitarrista. O resultado não vem do nada.

Você precisa aprender algumas técnicas mesmo se tiver talento: seja como iniciante ou se já tiver algum conhecimento como a pegada no braço, os principais acordes, como segurar uma palheta – sempre é possível aprender ainda mais. É isso o que faz da guitarra e do violão instrumentos tão interessantes!

tocar violao ou guitarra: quais os melhores métodos Curso online, aulas particulares com um professor de música, estudar as noções básicas em livros, ebooks ou DVD, ou então tocar com amigos ou em casa por conta própria: são muitas as maneiras de estudar guitarra ou violão!


Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Os diferentes jeitos de aprender guitarra e violão

O primeiro deles é o método autoditada: você vai aprender sozinho com a ajuda de diferentes materiais de apoio.

Seja um autoditata

A primeira condição para ser autodidata é ter concentração, energia e motivação suficientes. É fundamental ser capaz de identificar as informações que são úteis e não perder tempo com o supérfluo. Fora isso, precisa praticar muito. Seja persistente!

seja autodidata no violão É preciso muito treino e força de vontade para praticar o violão como autodidata!

Nossa primeira reação ao comprar uma guitarra é correr para tocar em casa ou com os amigos. Alguns deles podem tocar melhor que você, então aproveite para se inspirar e captar algumas notas e acordes que enriquecem seus estudos.

Praticar em grupo também tem outras vantagens maravilhosas: você escuta, observa, compara, ouve e conversa com seus amigos sobre as técnicas possíveis. Além de aprender truques e dicas que podem te salvar na hora do aperto!

Mas nem tudo são flores! Esses estudos coletivos podem gerar certos vícios prejudiciais na hora de tocar (pegada com a mão esquerda, segurar a palheta de forma incorreta, posições erradas de acorde )… E nessa hora, não vai ter ninguém para te salvar!

Outro risco é o de ficar estagnado: depois de aprender as noções básicas e tocar algumas músicas, você não consegue avançar para coisas novas e se sente desmotivado.

Aprendendo guitarra e violão com materiais de apoio pedagógico

Muitos métodos ainda são impressos: você ainda encontra muitos livros e materiais específicos para diferentes estilos de guitarra e violão (mpb, rock, blues, reggae, samba etc.).

Os materiais são geralmente de boa qualidade e com muito conteúdo pedagógico, muitas vezes acompanhados de um CD ou DVD com áudios e exemplos de prática.

No entanto, esses métodos são elaborados para guitarristas iniciantes e, depois de um certo nível de aprendizagem, você não progride mais nos estudos como deseja.

métodos impressos para aprender guitarra e violão Às vezes os materiais impressos não trazem conteúdo suficiente para aprender guitarra e violão em um nível mais avançado!

Vídeos tutorias para tocar guitarra

Outra solução são os vídeos: hoje em dia você encontra DVDs divididos em capítulos de acordo com o andamento dos estudos ou seu nível de aprendizagem da guitarra ou violão.

A vantagem é que este material oferece uma qualidade de som e imagem perfeita e permite que você observe todos os detalhes dos posicionamentos de dedos e mãos, sequência de acordes, posição do corpo etc. Pelo fato de trazer exemplos sonoros e visuais, esse material é muito eficaz e didático: quase como se houvesse um professor de verdade na sua frente (sem nenhuma interatividade, claro!).

métodos de violão e guitarra em DVD Aprender a tocar guitarra com DVDs pode ser uma boa solução para aqueles que não querem interagir!

Aprender guitarra com as revistas

Outra maneira é com as revistas especializadas: elas são muitas! Apesar de não conterem uma parte pedagógica tão forte assim, você encontra uma série de exercícios rápidos e trechos ou cifras completas de músicas conhecidas. Além de trazer novidades sobre seus artistas preferidos. Há também artigos sobre os materiais complementares da guitarra e do violão: amplificadores, cordas, afinadores etc.

melhor jeito de tocar guitarra Na verdade, as revistas não vão ensiná-lo a tocar guitarra perfeitamente, mas podem dar um bom apoio e servir de base para os estudos (a baixo custo!).

Aprender violão pela Internet

Um dos métodos mais utilizado é certamente a Internet. Impossível não entrar na onda. Aliás, não conseguimos mais imaginar o mundo sem ela, não é mesmo? Quando o assunto é guitarra e violão, nada mais atraente e lúdico que todas as imagens, vídeos e tutoriais encontrados na web.

Na Internet você com certeza encontra muitos exemplos de práticas com o estilo de guitarra ou violão que escolher, além de vídeos pedagógicos, fundos de acompanhamento para você tocar em cima.

cursos de guitarra ou violão na internet Saiba como garimpar o que encontra na Internet: entre os mais diversos conteúdos, escolha aquele que se adapta melhor ao seu estilo e ritmo.

O problema da Internet é também a sua maior vantagem: o número de resultados por pesquisa. Lá encontramos de tudo um pouco, do melhor ao pior: vídeos e cursos gratuitos, indicações de aulas na sua localidade,  métodos de ensino pagos, sites especializados para guitarristas iniciantes…

Para poupar seu tempo gasto em frente à tela, defina exatamente o que está procurando.

Experimente cruzar informações de diferentes fontes e sites, consulte os fóruns temáticos (talvez você encontre guitarristas com as mesmas duvidas que você!).

Aprender violão e guitarra com um professor particular

Finalmente, a nossa última alternativa – e certamente a mais clássica e eficaz de todas: as aulas de guitarra e violão com um professor. Seja em conservatório, escolas de música, associações, ou em qualquer outro local: o importante é contar com a presença do professor e do aluno.

Fazendo aulas com um professor particular, você se beneficia de uma relação privilegiada com seu instrutor. Você pode, por exemplo, tirar diretamente todas as suas dúvidas: como tocar guitarra sendo canhoto?

Você pode ainda escolher seu professor e a frequência das aulas em função do estilo de guitarra desejado ou então do quanto tem para gastar.

As vantagens são muitas: aprendizagem progressiva e acompanhada, correção rápida dos vícios e erros, motivação quando estiver evoluindo ou quando estiver estagnado, trocas de conhecimento sobre guitarra e violão, sobre o universo dos instrumentos e sobre música em geral.

aulas com professores de música A relação entre aluno e professor enriquece a aprendizagem e traz confiança na hora de dúvidas e incertezas.

Trata-se de uma verdadeira relação de compartilhamento entre professor e aluno, uma troca de ideias que vai trazer ganhos para ambos durante o processo.

O único inconveniente desse jeito de aprender guitarra é seu custo, inevitavelmente. Se compararmos aos métodos citados mais acima, que são gratuitos ou bem baratos, com professor particular você vai ter de desembolsar da carteira.

Outro inconveniente é de não encontrar um professor de música que dê aulas perto de sua casa, sobretudo se você mora longe do centro ou em uma cidade pequena.

Nesse caso, não desanime: procure bem nos anúncios da Internet, em lojas e escolas de música, ou até nos classificados. Você vai encontrar o professor ideal para o seu estilo.

Descubra a receita que serve para você

Vimos que existem inúmeras formas de aprender guitarra e violão: aulas online, aulas com um professor ou ainda os diferentes métodos apresentados pelas revistas e livros especializados. Tem para todos os gostos!

Mas não se esqueça: faça uma escolha consciente!

guitarra e violão: possibilidades e maneiras de aprender Como qualquer outro instrumento musical, não existe apenas um método para se aprender guitarra ou violão. Para cada tipo de aluno, um método adequado.

Aprender guitarra e violão só é fácil se você é daqueles que se contentam em arranhar alguns acordes e agitar uma galera na balada! Mas se você quer se tornar um bom guitarrista e dominar completamente o instrumento, precisa ir atrás de todas as opções que se apresentam.

É simples: mais você conhece seu violão ou sua guitarra e seu funcionamento, mais terá vontade de praticar e melhor tocará.

A antiga e melhor maneira de aprender a tocar violão e guitarra

Saiba que o melhor caminho não é o mais curto. Uma boa aprendizagem de violão ou guitarra pode ser resumida da seguinte maneira: ela faz o aluno ser um guitarrista melhor. Uma aprendizagem ruim só piora as coisas.

Por exemplo: com a ajuda de um bom professor de guitarra, aos poucos o aluno passa a aprender sozinho, pois não espera mais as soluções prontas. Ele vai buscar, experimentar, exercitar e compartilhar suas percepções com o professor.

Um bom aluno de guitarra sabe identificar o que precisa para evoluir e se tornar um excelente guitarrista.

Escolha o método mais adequado para estudar, pratique constantemente, e dê o melhor de si. Com esses conhecimentos você não vai demorar para aprender guitarra ou violão. Em poucos meses, já vai perceber a diferença: saberá tocar mais trechos, decifrar algumas músicas e, no final, sua relação com a guitarra ou o violão será ainda mais rica!

Siga nossas dicas, não desanime e tenha esperança: você chega lá!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz