Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Conheça os melhores livros para aprender matemática

De Fernanda, publicado em 12/05/2017 Blog > Reforço escolar > Matemática > Como estudar os cálculos com livros?

Por acaso a matemática sempre foi um bicho de sete cabeças e você não vê a hora de conseguir aprender essa disciplina para enfim conseguir passar o vestibular ou melhorar as suas notas no Enem?

Ou então você já é um profissional e está com vontade de retomar as bases da matemática, seja para dar aquela turbinada no seu emprego atual, seja para ajudar seu filho nas lições de casa?

Talvez esteja na hora de procurar ajuda com alguns livros didáticos especializados e assim redescobrir a matemática!

Onde encontrar obras especializadas em números. Você sabe como aprender matemática com livros?

Aqui estão algumas dicas para ajudar você parar de fugir dos números pela tangente!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que estudar a matemática com livros e não num site?

É claro que hoje em dia existem milhares de sites na Internet que reúnem conteúdos e aulas de qualidade sobre a disciplina.

Caso você queira verificar por si só, trazemos a seguir algumas sugestões de sites onde você pode aprender matemática por meio de fóruns, vídeos, testes e simulados.

  1. Khan Academy: é uma ONG educacional criada por Salman Khan. Com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”, oferece uma coleção gratuita de vídeos de matemática, entre outras matérias.
  2. Olimpíada Brasileira de Matemática: com 30 anos de existência, a OBM disponibiliza download de provas e de gabaritos anteriores.
  3. Calcule Maisvideoaula e exercícios de matemática do ensino fundamental ao ensino superior e concursos públicos.
  4. Aula Livreno Aulalivre.net, você tem acesso a um curso completo de revisão para vestibular e Enem totalmente grátis.
  5. Site Maisaqui você encontra uma lista com vários recursos educacionais multimídia gratuitos para utilização de professores e estudantes de matemática.
  6. Só Matemática: São mais de 3.000 páginas de conteúdo, onde você irá aprender matemática de maneira descontraída, tanto na teoria como na prática.
  7. Matematiquês: Questões, provas, curiosidades, resumos e muito mais.
  8. Portal Matemática: site que visa auxiliar alunos do ensino fundamental e médio. Seu foco principal é o pré-vestibulando e os interessados que visam ingressar na carreira pública por meio de concursos.
  9. Me Salva: o projeto tem a motivação de ajudar estudantes de todo país na compreensão da temida disciplina de cálculo diferencial e integral.
  10. Kuadro: no kuadro, os usuários aprendem por meio de vídeos e exercícios, trocam conhecimento e tiram dúvidas.

Aprenda os cálculos com livros. Você sabe por onde começar seus estudos de matemática?

Mas claro, fazer um curso pela Net ainda requer um computador com bateria, uma conexão que funcione e uma boa dose de paciência para ficar em frente à tela.

Para estudar matemática em qualquer lugar, seja perto de um lago, num parque, numa biblioteca ou na casa de um amigo, e a qualquer momento (seja no ônibus em trânsito ou na cama antes de dormir), nada como um bom e velho livro didático ou paradidático.

Em geral, um livro não pesa mais do que um McBook Air, você pode carregá-lo para onde quiser, sem se esquecer de que ele sempre traz uma série de exercícios para praticar.

Como dominar a matemática do fundamental ao médio

Desde os primeiros anos do Fundamental ao último do Ensino Médio, sabemos que existem alunos que só de ouvir a palavra números já entram em crise! A matemática é conhecida por provocar pesadelos em muitos!

Se os alunos e seus pais decidirem realizar uma complementação de estudos em casa ou com um professor particular, temos aqui algumas sugestões de livros que podem ajudar nesse processo.

Nessa seleção de livros de matemática que podem ajudar nos estudos, separamos os títulos por ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e matemática financeira.

Para aqueles que procuram livros do ensino fundamental, podemos citar: Desafios e Enigmas – uma forma descontraída de colocar à prova seu raciocínio, Matemática para Todos e também Matemática: Ideias e Desafios.

Já para o ensino médio, os mais recomendados para os estudantes são: Matemática: Contexto e Aplicações, História da Matemática, Fundamentos da Matemática Elementar: Geometria Plana e Matemática para o Ensino Médio.

Por fim, para aqueles que frequentam o ensino superior e procuram livros que aprofundem um pouco mais os estudos, estão: Cálculo – Volume 1, Cálculo: Funções de uma e Várias Variáveis e Cálculo com Geometria Analítica.

Claro, não podemos esquecer dos títulos voltados exclusivamente para a matemática financeira: Matemática Financeira e Suas Aplicações e Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada.

Qual o seu livro para aprender cálculos? Há uma infinidade de livros que auxiliam estudantes e profissionais a evoluírem nos estudos de matemática. Descubra o seu!

Cálculo para leigos: o livro que vai finalmente fazer você aprender matemática

Com uma abordagem irreverente e nada tradicional, o livro Cálculo Para Leigos ajuda você a colocar a mão na massa quando o assunto é números.

Com este livro, você vai ganhar a autonomia para exercitar a matemática no seu dia a dia: desde o cálculo para um empréstimo bancário até o cálculo de quantos litros de tinta são necessários para pintar sua sala de estar do chão ao teto. Uma obra especializada em como aprender matemática do zero e em aplicar seu conteúdo nas situações cotidianas.

Veja o que o autor, Mark Ryan, afirma na introdução da obra:

Cálculo Para Leigos é destinado a três grupos de leitores: Estudantes que estão no seu primeiro curso de cálculo, estudantes que precisam rever cálculo para se preparar para outros estudos, e adultos de todas as idades que gostariam de uma boa introdução ao assunto.

Se você está matriculado em um curso de cálculo e acha que seu livro não é muito claro, este é o livro para você. Ele abrange os tópicos mais importantes do primeiro ano de cálculo: Diferenciação, integração e séries infinitas.

Se você teve cálculo intermediário, mas faz alguns anos, e quer revisar os conceitos para se preparar para, digamos, algum programa de pós-graduação, Cálculo Para Leigos vai lhe dar um curso de reciclagem completo e sensato.

Os leitores que não são estudantes vão considerar a exposição clara e acessível. Cálculo Para Leigos tira o cálculo de dentro da torre de marfim e o traz de volta a terra.

Este é um livro de matemática amigável. Sempre que possível, eu explico os conceitos de cálculo mostrando as conexões entre as ideias do cálculo e as idéias mais fáceis da álgebra e da geometria. Eu então mostro como os conceitos de cálculo funcionam em exemplos concretos e apenas depois é que mostro as fórmulas de cálculo mais sofisticadas. Todas as explicações são em português claro, e não em linguagem matemática.

Da mesma colecção, há também Pré-Calculo para Leigos e Cálculo Para Leigos II. Um megakit para sair dominando tudo sobre números!

Para os curiosos, altamente motivados e apaixonados, há muitos livros que traçam a história da matemática com seus grandes personagens e grandes descobertas.

Para começar, dê uma olhada na modesta História da Matemática de Richard Mankiewicz (apenas 190 páginas!).

Você também pode encontrar livros que trazem um conteúdo específico dentro da matemática, como o livro Introdução à teoria dos números analítica e probabilística (escrito por Gérald Tenenbaum) que aborda a aritmética. Se você quiser um livro que trate apenas de álgebra, opte por exemplo pelo famoso tratado de Serge Lang, Álgebra Linear.

Como encontrar livros baratos de matemática?

Pronto: você acaba de decidir começar a estudar matemática com a ajuda dos livros, mas está com um probleminha: não tem grana nenhuma!

Nós temos a solução para você: compre livros usados! Na verdade, existem muitas maneiras de comprar livros de matemática sem deixar toda sua carteira, especialmente porque no mundo maravilhoso de Tales e Pitágoras nada mudou tanto assim… Portanto, você pode muito bem adquirir uma edição mais antiga: não precisa ser aquela mais atualizada de todas.

Onde encontrar livros semi-novos. Que tal mergulhar no universo dos livros usados? Seu bolso agradece!

Mas onde encontrar tais livros?

Solução # 1: em sebos virtuais (o mais famoso deles é o Estante Virtual) ou em sites de venda e troca de objetos usados, como OLX e Mercado Livre. Apesar de você não conseguir avaliar exatamente o estado do livro, a vantagem desse método é a facilidade que tem para encontrar a obra que está procurando, por meio dos mecanismos de busca.

Solução # 2: os famosos sebos. Faça uma busca de todos os sebos existentes na sua cidade. A vantagem de pesquisar pessoalmente é poder reservar um tempo para vasculhar toda a seção de Matemática…

Solução 3: feiras de livros nas escolas e nas universidades. Esse tipo de feira reune geralmente obras especializadas e de qualidade, com barracas também para livros usados.

Solução # 4: recorrer às Bibliotecas! Sim, você pode tanto se cadastrar em uma biblioteca pública da sua cidade ou do estado (geralmente são mais genéricas em termos de acervo) ou então recorrer à biblioteca da universidade ou da própria escola.

Para concluir: há uma infinidade de obras para descobrir e aprender a matemática. Existem livros para todos os estilos e bolsos; nosso conselho é definir primeiro qual o seu objetivo ao estudar a disciplina. Você quer aprender matemática financeira? Ou quer apenas relembrar os conteúdos básicos? Ou está estudando para o vestibular? Ao estabelecer suas metas de estudo, fica mais fácil de escolher suas referências bibliográficas.

E claro, se for possível, consulte sempre um professor da área. Ele com certeza será mais qualificado para indicar as obras que lhe servirão de apoio.

E você, já sabe qual será o seu próximo livro de matemática?

Ou será que você prefere aprender matemática com LEGO?

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *