Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Saiba como ser personal trainer ou professor desportivo

De Carolina, publicado em 07/03/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como planejar aulas particulares de esporte?

A profissão de coach esportivo não para de crescer! Há cada vez mais professores e alunos interessados em ter aulas de esporte, musculação, yoga no conforto de suas casas! Somente no Superprof, temos mais de mil coachs esportivos inscritos e eles não param de criar seus perfis no site!

Também, os brasileiros são muito preocupados com a saúde e a forma física! Quem não quer ter aquela barriga chapada e o bumbum na nuca como as celebridades? Além disso, existem aulas e personal trainer para todos os preços, gostos e especialidades.

Então, você que é doido por esportes desde pequeno, por que não ser professor de alguma modalidade ou personal trainer?

Mas como fazer para dar aulas de esporte para os alunos?

Quais são as principais bases para ser coach esportivo em domicílio?

Como abordar cada aula particular e cada novo aluno?

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

O que é coach esportivo?

Apaixonado por esportes depois de anos, você começa ter a ideia de que pode ganhar dinheiro com seu hobby.

Sabe esses indivíduos, esses extra-terrestres, artistas, geeks que largaram tudo para viver de suas paixões? Você com certeza deve conhecer alguém assim!

A gente sempre os olha com espanto, desconfiados: “mas como é que eles conseguiram?”. Digamos que eles tiveram muito foco e não pensaram em outra coisa além de seguir essa linha reta sem hesitar.

Personal trainer também é responsável pelos seus objetivos O treinador sempre está ali para testar seus limites

É uma força e um risco ao mesmo tempo!

E você? Que adora descobrir seus limites do seu corpo sem parar, competir com outros atletas ou ficar em forma? Por que não fazer do esporte o seu ganha-pão?

O trabalho de coach esportivo é perfeito para isso! Coach esportivo em domicílio, online, personal trainer, coach pessoal, coach, coach, coach… Tem para todo mundo! Note que mais de mil estão inscritos no exército de professores de esporte no Superprof e estão presentes em todo o Brasil.

Mas um coach em domicílio não é somente um treinador de alto nível. É muito importante esclarecer esse aspecto da profissão. Se suas qualidades físicas de atleta são importantes, é também essencial ter uma boa pedagogia e um excelente conhecimento sobre o corpo humano.

Fazer aulas intensivas, programar exercícios de musculação ou de fitness (peitoral, braço, bíceps, coxa, glúteos, abdominais, costas) é também estar consciente dos movimentos para evitar lesões. Para isso, uma formação superior de Educação Física é muito bem-vinda!

Enfim, o coach esportivo deve saber lidar com vários tipos de situações e objetivos. Normalmente, os alunos que querem esses serviços estão desmotivados, com baixa autoestima, estressados, com muito peso, obesos.

Por incrível que pareça, não será o abdômen ou as pernas que o coach vai mais trabalhar em suas aulas. Pode ter certeza que a parte que ele vai mais trabalhar com seus alunos é a sua cabeça! O discurso, o jeito de falar, a mobilização e o andamento das aulas serão cruciais.

É importante conhecer seus alunos e seus objetivos

Por isso é tão importante conhecer seus alunos antes de começar um programa intensivo. Eles querem ganhar resistência? Fortalecer os músculos? Perder peso? Participar de maratonas? Esses são alguns exemplos dos possíveis casos de seus futuros alunos.

A gente não consegue ter na cabeça a imagem de um coach que fica olhando para seu smartphone sem parar, sem nenhuma implicação, dizendo mecanicamente a quantidade de séries que você deve fazer (mesmo se esse profissional existe em muitas academias…).

Esses comportamentos devem ser evitados ao máximo! Se não, você corre sérios riscos de perder seus clientes.

Não, um coach se envolve em cada caso como se o objetivo do aluno fosse automaticamente o seu. Sua atividade e seu salário dependem a curto e a longo prazo dos frutos de seu trabalho. Bons resultados vão trazer novos alunos para as aulas de esporte pelo boca a boca!

Por isso a necessidade de treinar bastante, sendo um verdadeiro personal trainer com seu cliente. Saiba de cor quais são as ambições de seus alunos, quais as razões (físicas e psicológicas) de estar em forma e fazer esse tipo de aula, as partes do corpo que ele quer trabalhar…

Atingir seus objetivos físicos fica mais fácil com um coach Músculos e boa forma são possíveis com um personal trainer

Esse primeiro contato não é necessário somente no esporte, mas em várias outras aulas em domicílio ou aulas de lazer: aulas de matemática, aulas de português, reforços escolares, ajuda nas lições de casa, aulas de idiomas (curso de inglês, espanhol, alemão, russo…), aulas de economia, aulas de filosofia…

Mas também tudo que envolve preparações para provas e concursos de grandes universidades e órgãos públicos.

Fitness, musculação, fortalecimento muscular: dicas cruciais do coach

A gente falou sobre a segurança nos movimentos realizados pelos alunos. Isso é vital para a longevidade de sua atividade como coach.

Um cliente machucado não somente deixará de fazer aulas com você como vai contar para todo mundo que foi sua culpa. Ou seja, sem boca a boca – ou pior – com má reputação, com certeza sem alunos!

Então, a saúde e o bem-estar de seus clientes são essenciais para o seu trabalho. Sem isso, o seu bolso vai sentir, e muito!

De fato, seja para exercícios cardiovasculares, perda de peso, ganho de massa muscular ou outros, o coach esportivo se compromete com o aluno para que ele consiga o seu objetivo.

A atividade de personal trainer ou coach esportivo requer responsabilidade porque o aluno está totalmente sujeito a seus conhecimentos e sua metodologia.

Assim, em caso de (grave) ferimento, é bem provável que o aluno culpe o professor particular. Para prevenir isso: é importante controlar o programa dado ao aluno. Suas dicas e exercícios devem ser impecáveis para prevenir qualquer tipo de acidente.

O personal trainer tem que bons argumentos psicológicos Tem que ser um Dalai Lama com os músculos de Schwarzenegger para ser coach

Note que você pode ter um seguro coach esportivo ou personal trainer em caso de problemas físicos com um aluno. Isso vai te cobrir financeiramente e juridicamente.

O papel de orientação do personal trainer/professor não é só exclusivo no domínio esportivo.

Você deve saber com certeza que as aulas particulares em domicílio reúnem várias matérias onde o coach comportamental tem uma dimensão crucial: em aulas de matemática (para a preparação de provas, por exemplo), em aulas de física ou aulas de química (para vestibulares na área de exatas), aulas de piano (para aprender o solfejo) ou em aulas particulares de português, aulas de canto…

Cada aluno espera de você a sua seriedade e sua experiência nas aulas.

Perda de peso: o professor de esportes “expert” em diabetes e cardiovascular

Em muitos casos, os professores são procurados por pessoas que querem perder peso.

Pode ser somente para entrar em forma, para perder aquela barriguinha antes do verão. Mas isso pode ir muito além, claro.

Um coach esportivo deve estar preparado para atender casos de sobrepeso ou obesidade. O objetivo:

  • Recuperar a forma física,
  • Ter motivação para praticar exercícios físicos,
  • Perder gordura,
  • Recuperar a autoestima

Não é um simples desafio fazer uma pessoa perder 40, 50, 60 kg ou mais! Então, é preciso estar preparado e seguir uma especialização nesses casos.

Para uns, o trabalho de coach é muito mais difícil Chegar à forma tão sonhada não é fácil

A dieta e a alimentação estão sempre juntas na hora de entrar em forma. Nesse tipo de programa, o professor deve aconselhar o cliente em seu regime alimentar além de passar exercícios cardiovasculares (bicicleta, caminhada, corrida, natação, crossfit etc).

Vários novos hábitos são encorajados como a troca de alimentos mais calóricos por mais proteinados e leves.

É importante saber que esses treinamentos podem ser estressantes. Os alunos podem criar uma certa ansiedade e angústia para atingir logo o seus objetivos. Stress e bloqueios são, aliás, sentimentos comuns em várias outras disciplinas de aulas particulares como:

  • Aulas de violão,
  • Engenharia,
  • Reforços escolares,
  • Aulas de línguas,
  • Biologia,
  • Contabilidade,
  • Aulas de informática,
  • Aulas de francês ou cursos de idioma em geral,
  • Aulas de canto…

Por que isso acontece? Seja para correr atrás do tempo perdido na escola ou qualquer outro tipo de aula particular, esses sentimentos são constantes. Ou seja, as aulas particulares têm um papel muito especial: recuperar a motivação e confiança dos alunos.

Portanto, seu discurso e conselhos servirão justamente para evitar esses bloqueios. Além disso, é através deles que você vai conseguir conquistar a confiança e a simpatia de seus alunos, o que vai te trazer sempre mais e mais clientes!

O personal trainer deve ter uma ou mais especialidades?

Tudo depende de sua trajetória esportiva!

Você dedicou sua vida inteira a um esporte específico?

Ou você fez ou faz várias atividades esportivas a ponto de poder dar aulas de todas elas?

Duas ou três especialidades nos parece ser o máximo para não dar a impressão de ser 1001 utilidades…

E ser especialista em uma modalidade não é ruim, ao contrário! Você será uma referência naquilo que faz. Seja para a perda de peso, musculação, pilates, yoga, alongamento, massa muscular, preparação física…

O importante é você ter experiência, dedicação e amar a sua modalidade! Se você tiver essas três principais características, temos certeza que vai encontrar vários alunos!

Por isso não perca tempo! Faça logo a sua inscrição no Superprof e prepare suas aulas particulares de personal trainer e coach esportivo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz