Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Superprof uma comunidade de
1.421.871
professores particulares independentes
TOP 10 professores
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Matemática
Inglês
Inglês
Italiano
Teatro
Fotografia
Português para Estrangeiros
Inglês
Inglês
Inglês
Programação
Fotografia
Teatro
Química
Inglês
Inglês
Superprof uma comunidade de professores particulares independentes
TOP 10 professores
Música Violão e Guitarra Reforço escolar Matemática Idiomas Inglês Aulas particulares Dar aulas particulares
Compartilhar

Conselhos para regular os seus instrumentos de cordas

De Giovanna, publicado em 21/03/2017 Blog > Música > Violão > Como Afinar sua Guitarra?

Poder tocar uma guitarra elétrica é um grande sonho de muitos músicos em seu início de aprendizado e carreira. Porém, antes mesmo de começar a tocar seu tão sonhado instrumento musical, de deixar seus dedos percorrerem as cordas, você deve se certificar de que elas estejam bem ajustadas!

Para isso, antes de começar a tocar guitarra, não há como fugir: você deve afinar as cordas de seu instrumento.

Após esta pequena tarefa, você poderá tocar sua guitarra ou continuar o seu curso de guitarra tranquilamente.

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Afinal, por que você deve afinar sua guitarra elétrica?

Afinar sua guitarra elétrica é importante, pois suas cordas são submetidas a tal impacto que os materiais que as constituem sofrem com a constante tensão, além de choques térmicos e físicos.

Estes pequenos impactos pode fazer ocasionar a variação de tensão das cordas e você pode, então, perdem o ajuste correto para determinadas notas e acordes.

Além disso, ao afinar sua guitarra elétrica, você poderá otimizar sua prática instrumental, uma vez que cada som soará de forma correta. Você observará de forma mais rápida se uma nota soa estranha e como você mesmo poderá corrigi-la durante sua prática ou curso de guitarra.

 

 

Afinação de instrumento de cordas. Por que afinar uma guitarra elétrica?

Mas, como afinar uma guitarra elétrica antes mesmo de começar a tocar guitarra?

Devo me deslocar a uma loja de instrumentos musicais todas as vezes que precisar fazer isso?

Devo comprar algum aparelho especial? Devo confiar somente nos sons que escuto?

As ferramentas para afinar a sua guitarra elétrica

Ao contrário do que podemos pensar, afinar uma guitarra elétrica não é tão difícil quanto se parece. Qualquer pessoa pode executar esta tarefa sem o auxílio de um profissional.

Tocar guitarra e violão é algo que todos podem fazer!

Antes de começar a descobrir as diferentes formas através das quais você pode afinar sua guitarra elétrica, é importantíssimo conhecer as notas que são produzidas pelas seis cordas de seu instrumento.

Partindo da mais grave (a corda mais alta e mais próxima de você, se você for destro) até a corda mais aguda (a mais fina), você encontrará, portanto, as seguintes notas MI -LA- RE – SOL- SI – MI, ou E-A-D-E-G-B.

Diapasão

Este é, sem dúvida, o aparelho mais simples e menos custoso com o qual você poderá afinar sua guitarra.

Quando você bate o diapasão rapidamente sobre uma superfície dura e você o deixa vibrar na vertical, o som produzido será a nota LA.

Dica: este som é similar ao que você pode ouvir ao pegar o seu telefone fixo.

Como harmonizar seu instrumento de cordas. Afine sua guitarra de uma forma muito simples.

Para afinar sua guitarra, basta tocar a corda correspondente e a ajustar para reproduzir o mesmo som.

Mesmo os melhores guitarristas do mundo ainda recorrem a este método de afinação muito antigo! Para aqueles que cantam enquanto tocam guitarra ou violão, isto ajudará a manter o mesmo ritmo.

No entanto, é importante observar que o som obtido será aproximado, ou seja, o som a ser produzido pela sua guitarra não será 100% idêntico ao som que você procura.

A técnica das cordas adjacentes (usando harmônicas)

Esta técnica pode ser utilizada sozinha ou como complemento à técnica anterior.

Você deve, em primeiro lugar, ter um tipo de referencial poderá produzir a famosa nota LA ou qualquer outra corda tocada de forma solta.

A partir deste momento, você irá afinar sua guitarra utilizando-o como ponto de referência.

Este método, conhecido como método das harmônicas, se baseia em uma corda já afinada e uma corda subsequente. Cada par de notas deve tocar o mesmo som.

Comece, se possível, a afinação a partir da corda grave MI.

Como fazer?

Afinar uma guitarra utilizando pares de cordas. Descubra o método das harmônicas!

A corda LA corresponde à 5ª casa da primeira corda, isto é, a corda MI grave. Comece a tocar a corda LA e, após isso, regule delicadamente a chave que se encontra na ponta do braço da guitarra e que corresponde a esta mesma corda, MI grave.

No geral, meia volta na chave corresponde a meio tom na afinação.

Faça o mesmo procedimento com as demais cordas de sua guitarra.

Atenção: a corda Si corresponde à 4ª casa da corda SOL e não à 5ª como para os outros acordes.

Este método é assim mais preciso do que o método anterior, mas saiba que, a não ser que você tenha uma audição extremamente apurada, a afinação será dada a meio tom a menos ou até mesmo um tom abaixo dos sons reais.

Assim como a prática do instrumento musical, a sua afinação deve ser feita regularmente: isso permitirá que você desenvolve melhor suas habilidades para afinação da guitarra ou violão, assim como conseguirá ter uma percepção mais apurada dos sons que escuta.

Logo você não precisará mais de dicas sobre como afinar a sua guitarra, pois com a prática você será capaz de identificar rapidamente se seu instrumento está bem afinado ou não.

Afinador eletrônico

Este acessório deve estar sempre com você ou dentro do case de sua guitarra, até mesmo durante o seu curso de guitarra.

Como afinar seu violão com um aparelho eletrônico. Para que serve um afinador eletrônico?

 

Uma vez que você passe a utilizar este acessório, dificilmente você deixará de utilizá-lo em suas próximas afinações, mesmo se você estiver afinando sua guitarra somente de ouvido. Esta ferramenta lhe trará muito mais segurança na afinação.

Existem diferentes modelos, mas você pode encontrar facilmente alguns custando em torno de R$ 25,00 a  R$ 70,00.

E, como utilizá-lo?

Primeiro, você deve ligar o seu afinador (ou colocar pilhas e baterias, se necessário), logo, você deve tocar a corda desejada e observa o posicionamento da agulha ou do indicador que deve ficar no meio do marcador.

Se isto não ocorrer, você deve apertar ou afrouxar a corda, tocá-la, e observar até que o indicador se posicione no indicador correto e o som esperado seja escutado.

Colocando o método em prática

Para começar a afinar a sua guitarra com um afinador eletrônico, você deve posicionar o microfone deste aparelho na direção de sua guitarra ou conectá-lo ao instrumento utilizando um cabo que tenha um conector compatível (conector TRS).

Toque primeiro a 6ª corda, isto é, a corda que corresponde à nota MI grave e veja a indicação mostrada na tela do afinador para, então, fazer os primeiros ajustes.

Se a agulha do afinador estiver pendendo para o lado esquerdo, a corda não está apertada o suficiente. Se ela estiver pendendo para o lado direito, ela está apertada em excesso.

Você deve tocar a corda e aguardar até que o som seja quase inexistente para refazer o ajuste, pois, dessa forma, o afinador será capaz de captar o som do seu instrumento sem maiores interferências.

Dica: para afinar sua guitarra como um verdadeiro mestre, se a agulha está posicionada ligeiramente à direita do centro do indicador, pegue a corda que você deseja afinar entre dois dedos e puxe-a cerca de um centímetro. Isto irá retirar um pouco da tensão da corda e proporcionando maior estabilidade para a sua afinação.

Afinação Online

Se você não possui um afinador eletrônico, hoje é possível utilizar um afinador online.

Este método é, de certa forma, muito mais prático do que o método tradicional. Porém, certifique-se de ter um boa e estável conexão de Internet.

Existem, portanto, dois métodos de afinação online:  a afinação com captura de áudio e a afinação sem captura de áudio.

Afinação sem captura de áudio

Este tipo de afinação lhe fornece apenas o som de referência para cada uma das cordas de sua guitarra. Ele o ajudará a conhecer melhor os sons de seu instrumento.

Podemos distinguir aqui três tipos de afinadores online:

  • O afinador simples de violão e guitarra: é um afinador online que funciona com o acionamento de botões ou cordas afim de escutar o som adequado para a sua corda. Após escutar o som, você deve regular o som de seu instrumento de acordo com o som correspondente emitido pelo afinador. Este método é muito útil para a afinação padrão.
  • O afinador de guitarra mais evoluído: este tipo de afinador online dispõe de opções de afinação.Você deve selecionar o tipo de afinação desejada e o afinador indicará as cordas e a afinação necessária para cada uma delas. Esta ferramenta de afinação permite que você salve as afinações favoritas e que você reproduza o som do instrumento com distorções e outras modificações, outros tipos de cordas, etc.
  • O afinador online Fender: é uma das referências quando falamos de afinadores online e aulas de guitarra. Com seu design refinado, ele é um dos raros modelos que mostram o braço da guitarra e seus mecanismos. É ideal para os músicos iniciantes, pois sua utilização é fácil e intuitiva.

Afinador online com captura de áudio

O afinador online com captura de áudio analisa o som de sua guitarra com a ajuda de um microfone, de seu computador ou de sua webcam.

É necessário autorizar o acesso ao microfone de seu computador para que esta ferramenta funcione corretamente.

Após isso, o funcionamento é idêntico ao dos afinadores eletrônicos, porém o indicar e parâmetros de afinação estarão posicionados na tela de seu computador.

Vale destacar aqui dois tipos dessa categoria:

  • O afinador online Pro Guitar Turner: um afinador muito completo que requer o acesso a seu microfone e grava a afinação de cada corda. É de fácil utilização.
  • O afinador online Tictone: é um afinador que permite afinar qualquer tipo de instrumento de cordas, desde um violão, até mesmo um ukulele. Este é um modelo mais complexo e requer que você conheça a afinação de suas cordas, além do fato que não indicar as notas correspondentes a cada uma das delas.

Seu Smartphone

Na era da Internet e dos Smartphones, estes últimos modelos de afinadores estão muito mais evoluídos.

Afinador para smartphone. Como seu telefone pode ajudar a regular sua guitarra?

Hoje, a tecnologia está tão avançada que você pode afinar seu instrumento utilizando um aplicativo para celular. Existem modelos gratuitos e pagos, como o EpicTune (iOS) e o Tiner Gstring (Android).

Atenção: mesmo que sua guitarra esteja afinada corretamente e que você esteja começando a tocar seu instrumento, a energia que você aplica ao tocar as cordas vai, lentamente, afrouxando a afinação.

Após a afinação de sua guitarra, toque alguns acordes principais e que utilizem todas as cordas como MI, SOL, DO e LA, um em seguida do outro.

Escute o som produzido por sua guitarra para determinar se ainda não é preciso corrigir alguma corda. Também é interessante que você teste a afinação de seu instrumento ao tocar com diferentes técnicas, utilizando acessórios, como o slide. Isto trará maior precisão à afinação de seu instrumento musical.

Um ditado conhecido entre os músicos diz que << os guitarristas passam 50% do tempo tocando e os outros 50% do tempo afinando.>>

Antes de tudo, você deve sempre verificar a afinação de sua guitarra.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram deste artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar
wpDiscuz