Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares
Compartilhar

Aprender a língua espanhola com tablet e smartphone é possível!

De Camila, publicado em 29/06/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Programas para aprendizado do idioma da Espanha no celular

Sim, é possível aprender espanhol de maneira lúdica e divertida!

Se você é daqueles(as) que rapidinho já quer jogar seu livro de gramática para o alto ou colocar fogo no dicionário, nada melhor do que utilizar seu iPad – ou outro tablet – para aprender o idioma.

É hora de ajoelhar e agradecer esta maravilhosa tecnologia que é colocada à nosso serviço, pois encontramos vários aplicativos que auxiliam o aprendizado da língua espanhola online. Muitos já passaram pelo crivo da galera que entende do assunto e são reconhecidos como boas ferramentas para os alunos do idioma.

Sem contar que pode ser bem divertido usar o iPad ou iPhone durante as aulas!

Mariana

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Por que utilizar novas tecnologias no aprendizado do espanhol?

Muitas pessoas ainda são adeptas do bom e velho método de ensino no qual abrimos um livro e nos afogamos dentro dele. Normalmente, algumas delas são bem resistentes ao uso de novas tecnologias como meio de aprendizagem.

O uso de tablets nas escolas gera controvérsia entre pais e educadores. No entanto, este novo meio sofisticado de se aprender não passa de apenas mais uma ferramenta à disposição dos alunos. E tais ferramentas não substituem o trabalho cerebral exigido durante o processo de aprendizagem e de memorização.

Sendo assim, não podemos negar que as novas mídias são um “plus” na hora de aprendermos – ou ensinarmos – algo. Ainda mais porque é cientificamente provado que o aprendizado é muito mais eficaz quando associado ao prazer.

Nada melhor que estudar e se divertir ao mesmo tempo!

Pena que alguns (para não dizer vários) professores ainda não acordaram para o fato de que seus alunos aprenderiam muito mais rápido se o processo de aprendizagem fosse lúdico e divertido.

Hoje em dia, aulas lúdicas e prazerosas são reservadas majoritariamente às crianças do maternal. Depois disso, nada de brincadeira: comportamento sério, concentrado e disciplinado é a regra do jogo. Sendo assim, o uso de novas tecnologias nas salas de aula ainda pode ser mal visto por muitos, principalmente por alguns com idade mais avançada.

Tal ponto de vista pode ser um erro. A popularidade dos tablets e smartphones culminou na criação de vários aplicativos. Tais aplicativos são programas que baixamos no iPad ou no iPhone. Como você já deve saber, existem vários tipos disponíveis para todos os gostos: entretenimento, notícias, finanças, meteorologia, orientação geográfica, culinária, etc.

Serious Apps

Já há algum tempo, presenciamos uma explosão em um novo tipo de aplicativos: os chamados “serious apps” ou “aplicativos sérios”. Esta nova categoria dos tais programas para tablets e smartphones está ligada à tudo que é relacionado à educação e aprendizagem.

Tablets são seus aliados nas aulas de espanhol Novos aplicativos de aprendizagem caíram no gosto da galera.

É dentro desta categoria que encontramos os aplicativos de línguas estrangeiras. Eles estão em plena ascensão e sua popularidade aumenta a cada dia. Através deles é possível aprendermos qualquer idioma que desejarmos: baste ter um tablet ou smartphone. Do inglês ao espanhol, passando pelo chinês, russo e árabe, basta escolher e baixar o aplicativo correspondente.

Por que escolher um “Serious App“?

A escolha de aprender espanhol através do iPad apresenta uma vantagem significante ao estudante: a flexibilidade. Aprender utilizando um “Serious App” nos permite gerenciar nosso tempo de acordo com nossa disponibilidade, assim como nos dá a ótima possibilidade de montarmos aulas sob medida.

Nós do Superprof.com.br selecionamos dois aplicativos que consideramos, atualmente, serem os melhores disponíveis para se aprender espanhol: Duolingo e Babbel.

Aprendendo espanhol com Duolingo

Duolingo, assim como a maioria dos aplicativos de língua estrangeira, não ensina apenas o idioma hispânico. Ele propõe igualmente a aprendizagem do inglês, alemão, japonês, norueguês, polonês, russo, dinamarquês, dentre outros (ufa!). Além disso, ele foi eleito em 2013 pela Apple como o melhor aplicativo dedicado ao aprendizado. Nada mal, né?

Dá para entender porque Duolingo é referência em aplicativos de ensino da língua espanhola para iPad e iPhone. Lendo os comentários deixados pelos utilizadores, raramente encontramos uma experiência negativa ligada ao programa. “Aprendi a falar espanhol em dois meses graças à Duolingo” é uma frase recorrente deixada por aqueles que experimentaram o aplicativo. As críticas são majoritariamente positivas.

Estudando e brincando

Duolingo propõe vários exercícios lúdicos que nos permitem aprender espanhol progressivamente. Eles são agrupados em blocos temáticos que podem ser assimilados a aulas ou cursos. Aprender espanhol com Duolingo é um verdadeiro jogo: cada aluno (ou jogador, se preferir) possui várias “vidas”.

De acordo com os erros e acertos dos exercícios, o aluno ganha ou perde vidas. Uma comemoração acontece caso uma fase no processo de aprendizagem seja ultrapassada. Tudo é feito com o intuito de estimular e motivar o aluno-jogador a seguir em frente.

Sem contar que o processo de aprendizagem é sempre muito lúdico: Duolingo faz uso abundante de imagens com o objetivo de facilitar o processo de memorização da língua.

Aprender com o aplicativo é como jogar videogame! Com Duolingo temos a impressão de “jogarmos espanhol”!

Podemos assim, praticamente dizer que “jogamos” Duolingo! Não encontraremos praticamente nenhum utilizador do aplicativo dizendo que trabalha arduamente em seu iPad para aprender espanhol. Isso porque o momento de aprendizagem será realmente “a hora do recreio”! Duolingo é, sem dúvidas, viciante e divertido como um jogo de video game, desenvolvido para ensinar a língua espanhol através de tablets, smartphones e computadores. Com ele, aprendemos rapidamente várias frases úteis do idioma hispânico.

Refrescando a memória

Duolingo mostra que assimilou direitinho a essência da aprendizagem e memorização através da repetição. O método apresentado pelo aplicativo é realmente progressivo e você não irá de A à D antes de passar por B e C. Os exercícios recapitulam o vocabulário e as regras aprendidos nos exercícios precedentes. Isso permite a quem aprende uma melhor memorização do que foi ensinado, impedindo que as informações se percam ao longo do caminho de aprendizagem. A repetição é a chave da assimilação e Duolingo prova que entendeu bem esse princípio.

Notícia boa

Um elemento muito importante ligado ao aplicativo que ainda não abordamos é o preço. Quanto será que esta maravilha do aprendizado de línguas estrangeiras custa? Então pode sentar porque, com certeza, você não está preparado(a) para ouvir o que vamos contar: Duolingo é inteiramente GRATUITO. Sim, você leu certo: baixar esse aplicativo não te custará absolutamente nada. Zero reais! E o criador deste oásis poliglota, Lui von Ahn, garante que ele continuará “0800” para sempre.

Agora vem a pergunta que não quer calar: mas então, como eles ganham dinheiro para manter a aplicativo atualizado?

O modelo econômico do Duolingo é bem original. Ao final de certas lições, Duolingo pede para os usuários traduzirem pequenas partes de textos. Estas traduções são vendidas para terceiros que pagam por elas. O aplicativo trabalha em parceria com grandes empresas, tais como BuzzFeed e CNN.

Aprendendo espanhol com Babbel

Babbel é outro aplicativo que está disponível para iPad, iPhone e Android. Uma das principais diferenças entre ele e Duolingo é que Babbel precisa ser pago. Existe sim uma versão gratuita, mas ela não te dá acesso à integralidade do conteúdo.

Quanto custa

O valor a ser desembolsado é razoável: por volta de 24,00 reais por mês. Caso queira pagar por trimestre, o valor mensal cai para 15,95 reais. Se você for uma pessoa determinada e tem certeza que vai seguir e utilizar o aplicativo o ano inteiro, então pode optar pelo pagamento anual de 144,00 reais. Sendo assim, o valor mensal custará meros 12,00 reais!

Um pouco mais sério, mas ainda descontraído

Babbel foi desenvolvido por alemães em Berlim e pode ser considerado um pouco menos lúdico que seu concorrente. No entanto, ele é perfeito para aqueles que preferem um pouco mais de seriedade na hora do aprendizado através do tablet ou do smartphone. Mas atenção: isso não quer dizer que você morrerá de tédio utilizando Babbel. Pelo contrário! Vale lembrar também que, assim como Duolingo, este aplicativo pago oferece não só curso de espanhol, mas também de várias outros idiomas.

Seu celular pode te ensinar a falar espanhol! O smartphone também pode ser utilizado para aprender espanhol.

Smartphone, tablet ou computador? Todos!

Uma das vantagens de se utilizar o Babbel é que ele te permite trabalhar através de vários dispositivos simultaneamente (o que não é possível com Duolingo). Por exemplo: você começa um exercício no tablet, pode continuá-lo no computador e depois, se preferir, pode passar para o smartphone. Basta salvar as atividades na sua conta! Prático, não?!

Em termos gerais, o funcionamento do Babbel é bastante parecido com o do Duolingo: várias “lições” lúdicas contendo exercícios de gramática, vocabulário, conjugação e pronúncia são colocadas à disposição de cada usuário.

Treinando o gogó

Outra característica bastante interessante – e útil – presente em ambos aplicativos é o sistema de reconhecimento vocal. Tal função permite ao programa avaliar a pronúncia do estudante, ajudando-o, assim, também no desenvolvimento oral da língua. Este é, claramente, um benefício que só os aplicativos de aprendizagem para tablets e smartphones podem proporcionar a quem está aprendendo. Sendo assim, eles ficam um passo à frente dos métodos tradicionais (o bom e velho livro didático), ganhando a preferência do público jovem e ajudando-o a evoluir rapidamente na fluência do idioma.

Sob-medida

As diferentes lições contidas em Babbel podem ser organizadas por nível de dificuldade ou por tema. Tal flexibilidade permite ao usuário de evoluir progressivamente em seus cursos de maneira personalizada.

Aplicativos te dão flexibilidade na hora de aprender espanhol. Já pensou em estudar espanhol à qualquer hora, em qualquer lugar?

A personalização do aplicativo não pára por aí. Podemos também ajustar os tipos de cursos que queremos seguir com Babbel: de debutante à avançado, quem não conhece nada de um determinado idioma estrangeiro pode tirar tanto proveito do programa quanto alguém que deseja aprofundar suas habilidades linguísticas. Ou seja, o dispositivo criado pelos alemães de Berlim se adequa a todos os perfis de interessados.

Se você está super empolgado(a) com essas novas possibilidades de aprendizagem da língua espanhola e deseja se lançar nesta aventura em vôo solo, então Superprof.com.br te aconselha a dar uma espiadinha na matéria “aprender espanhol sozinho“. Nela você descobrirá como evoluir de maneira eficiente, seja através do tablet, do smartphone, do computador ou do livro didático caso não tenha auxílio de um professor.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *