A revista que adora os profes, os alunos, as aulas particulares e o intercâmbio de saberes

Quais são os idiomas indispensáveis no mundo de hoje?

Par Fernanda le 26/03/2017 Blog > Idiomas > Inglês > As 8 línguas mais úteis para se aprender!
Table des matières

« A linguagem é como um mapa de uma cultura. Ela indica de onde vem e para onde vai. » Rita Mae Brown, escritora norte-americana.

Na verdade, aprender uma língua é aprender a conhecer o outro. Estudar uma língua estrangeira é despertar a curiosidade, é mergulhar em um novo país, em uma cultura diferente…

Aprender o espanhol, o árabe, o sueco ou o francês pode abrir a sua mente, mas também pode ajudá-lo a trabalhar fora do país, explorar novos territórios…

Para isso, antes de mais nada é preciso decidir qual idioma você quer conhecer! E isso vai depender dos seus objetivos de vida, claro.

Para dominar um idioma, você precisa injetar dedicação e estudar constantemente. É necessário também:

  1. Muitas vezes aprender um novo alfabeto;
  2. Mergulhar fundo na cultura do país;
  3. Aprimorar a sua pronúncia. 

Qual o objetivo principal? Ser um verdadeiro bilíngue!

Nesse artigo você vai descobrir quais são as sete línguas mais úteis para se aprender hoje em dia.

O inglês: aprenda a língua internacional

As vantagens de falar a língua inglesa. Aprenda inglês e fale com o mundo inteiro.

Para entender por que a língua inglesa se difundiu tanto no globo, é preciso remontar à história da Inglaterra.

Graças ao seu poder econômico, militar e industrial, o império britânico contribuiu fortemente para a predominância do inglês no mundo.

Durante essa colonização, a língua foi propagada nos diferentes continentes: África, Oceania, Ásia…

Mas foi principalmente graças a uma antiga colônia que o idioma ganhou força internacional: os Estados Unidos. Foi a utilização do inglês na América do Norte que semeou as bases do mundo anglófono.

Hoje em dia, o inglês conquistou uma grande familiaridade junto aos brasileiros. Isso acontece porque a cultura norte-americana está muito presente no nosso dia a dia: marcas, roupas, alimentação, filmes, músicas… Os jovens também desenvolvem facilidade com essa língua, pois o imaginário americano é poderoso.

As palavras em inglês parecem mais simples e fáceis para se aprender: criativas e sonoras.

Por que fazer aulas de inglês?

Será que você tem razões suficientes para começar a estudar a língua inglesa?

O inglês é o idioma da revolução tecnológica e da internet. Tudo o que acontece dentro das redes e mídias digitais contam com a presença do inglês. Os Estados Unidos ainda é um dos países mais inovadores no plano tecnológico.

O alemão: descobrindo a língua dos negócios

Por que estudar a lingua alemã? Aprenda alemão e integre totalmente o mundo dos negócios.

O alemão é uma das línguas mais influentes no mundo hoje.

A língua germânica é falada por mais de 100 milhões de pessoas hoje. Aprender suas nuances é mergulhar nesse universo germânico.

Língua da União Europeia: o alemão é uma das 23 línguas oficiais que servem de base de comunicação nas instituições dos países membros da União Europeia. Se você deseja ingressar uma instituição europeia, já sabe que precisa aprender a língua.

Língua científica: especialmente influente no meio científico, a língua de Goethe sempre foi muito utilizada nas ciências naturais. Aprendê-la pode fazer a diferença no seu currículo e dar aquela turbinada na sua carreira.

A língua dos negócios: o alemão é extremamente relevante para o mundo dos negócios, perto de outras línguas. Muito utilizado em negociações, o alemão para negócios tem um vocabulário específico e profissional, além de ter um léxico próprio para o mercado financeiro.

Começar a fazer aulas de alemão poderá ajudá-lo a ingressar o mundo dos negócios. Se você estava procurando por uma razão para aprender a língua de Goethe, esta é mais do que suficiente, não? $)

O espanhol: domine uma língua popular

Para que serve estudar a língua espanhola? Aprender o espanhol abre as portas para uma cultura 100% mediterrânea.

No final do século XIX, 60 milhões de pessoas falavam o espanhol ao redor do mundo. Hoje, são quase 500 milhões no total!

O espanhol é ainda a língua materna de quase 388 milhões de indivíduos espalhados em 21 países.

É a segunda língua mais utilizada nas transações internacionais. Se você pretende trabalhar com comércio, precisa obrigatoriamente dominar a língua.

Qual o papel do idioma espanhol na economia? Sabia que a população hispânica nos Estados Unidos aumentou cerca de 6o% em somente uma década?  Cerca de 29 milhões de habitantes falam espanhol em suas casas nos EUA. Isso representa um americano a cada dez! Incrível… E, apesar disso, temos Donald Trump!

« O mundo está se tornando cada vez mais poliglota, e o espanhol e o árabe são as línguas do futuro. » Esse é o ponto de vista de David Graddol, linguista.

Dominar o espanhol traz um diferencial importante no seu CV. Hoje em dia, dominar mais de duas, três línguas estrangeiras faz brilhar os olhos dos recrutadores de grandes e pequenas empresas.

Os países latino-americanos estão cada vez mais ganhando espaço na economia global. O Mercosur e demais tratados americanos são exemplos da importância da cultura e política hispânica.

Última questão: será que é possível aprender o espanhol em apenas três meses? O Superprof diz que sim!

O português: a beleza e a nostalgia lusitanas

Por que aprender português é importante? Lisboa, capital do fado e do bacalhau, sangue de nossos ancestrais.

Você tem a certeza de dominar o português como deveria? Que tal se aprofundar nos estudos de sua história, da gramática, das regras e exceções, das variações linguísticas?

O fato é que poucos brasileiros detêm o domínio de sua própria língua materna, e muitos dão pouco valor para isso.

A língua portuguesa é o idioma oficial de 9 países no mundo. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos.

A história do português remonta a Era dos Descobrimentos, na qual viajantes portugueses levavam o seu idioma para lugares distantes e, posteriormente, com o objetivo de expandir o Império Português durante o período colonial. Apesar de o Brasil e Portugal serem os dois únicos países cuja língua primária é o português, a língua de Camões também é praticada oficialmente em Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau e Goa.

Tida como uma língua cantada, o português leva o lirismo com músicas e poemas ao redor do mundo, com a Bossa Nova, o Fado, o Samba e a MPB.

Mesmo se sua língua materna for o português, é fundamental dominá-la com perfeição. Hoje em dia, apesar de tudo, são poucos os brasileiros que não cometem erros na língua escrita e falada. Isso conta negativamente para a vida profissional, acadêmica e pessoal. Portanto, vale a pena investir, aprimorar e entender todas as nuances de sua própria língua.

Agora, se a língua de Camões não é seu idioma materno, que tal começar a fazer aulas de Português para Estrangeiros?

Francês: a língua da cultura e dos estudos

Você não vai aprender a língua francesa apenas para ficar mais charmoso. Sabia que, atualmente, mais de 200 milhões de pessoas falam o idioma nos 5 continentes? O francês é considerado como uma das línguas mais importantes na comunicação e nas relações internacionais (Nações Unidas, UNESCO, Comitê Olímpico Internacional e FIFA)… É a segunda língua estrangeira ensinada no mundo depois do inglês e o idioma oficial de 32 nações e governos.

Vida acadêmica

Ao aprender a língua de l’amour, você terá portas abertas para universidades, escolas e instituições de Ensino Superior do mundo inteiro. Só na França, há muitas universidades de reputação mundial, além de grandes Escolas de Comércio e de Engenharia, que se situam entre os estabelecimentos mais bem qualificados da Europa e do globo. Dominar a língua francesa também permite concorrer a bolsas de estudos oferecidas pelo governo francês.

Além disso, os países cuja língua oficial é o francês têm estado à frente em áreas como a tecnologia, a ciência e a medicina. Pesquisadores do mundo todo escrevem e publicam artigos nesse idioma. Por isso, se você pretende ter acesso a bons conteúdos e ao trabalho de cientistas de ponta, precisa dominar a língua.

Por que aprender francês? França: um mundo de possibilidades culturais e históricas.

Uma cultura à parte

De Napoleão a Brigitte Bardot, de François Truffaut a Amélie Poulain, da Notre-Dame de Paris à Provence, do croissant ao boeuf bourguignon… A França é uma civilização que exala cultura e história. Suas referências culturais, gastronômicas, artísticas e históricas são infinitas. Aprender o idioma é partir numa viagem fabulosa de conhecimento. Isso se falarmos apenas no território francês. E as outras nações francófonas? Só nas Américas, são mais de 33 milhões falantes – que tal conhecer Quebec, St. Martinique, Guadalupe, Haiti, Guiana Francesa…?

O árabe: língua que abre portas para o Oriente Médio

Por que aprender o árabe? O idioma árabe é falado em uma centena de países.

O árabe é uma língua semita central, parente próxima do hebraico e das línguas neo-aramaicas, falada por cerca de 400 milhões de pessoas. Podemos distinguir sobretudo duas variantes do idioma:

Árabe dialetal ou coloquial: resultado da fragmentação do árabe do século VII e da fusão de outros dialetos assimilados nas conquistas militares e na mistura de povos de outras línguas. Ele se refere principalmente às diversas variantes nacionais ou regionais que formam a língua oral.

Árabe clássico ou literário é a língua ensinada oficialmente no mundo. É também a língua sagrada, do Corão e do Profeta Muçulmano, Maomé.

Os países árabes são reunidos em uma espécie de federação chamada Liga árabe, fundada no Egito em 22 de março de 1945.  São países fundadores: o Egito, o Iraque, o Líbano, a Arábia Saudita, a Síria, a Jordânia e o Iêmen, além de representantes árabes palestinos.

A língua árabe e a África

Onze países na África (norte, nordeste e litoral do « Chifre ») falam o idioma. O árabe magrebino é muito diferente do árabe do Médio Oriente. O Egito, a Líbia e a Tunísia tem o árabe como única língua. Na Argélia, são 83% da população de falantes, 65% no Marrocos, 66% na Mauritânia e 65% no Sudão.

O mandarim: a língua mais falada no mundo

Por que falar chinês? Se expressar em mandarim é falar como centenas de milhões de pessoas!

Se você está interessado em uma carreira em negócios, você não pode mais ignorar este mercado em crescimento! É preciso fazer aulas de chinês! Um bom motivo se você quiser descobrir a língua mais falada no mundo!

Por que aprender mandarim?
O primeiro motivo é para melhorar o seu currículo e ganhar uma vantagem no mundo dos negócios.
Desde que a China se tornou um importante ator na economia global, a demanda por profissionais experientes que dominam a língua chinesa tem aumentado dramaticamente.
Para aqueles que fazem seus primeiros passos no mercado de trabalho, é importante se diferenciar de outros. Aprender chinês (mandarim e cantonês, em particular) irá trazer uma excelente oportunidade para se destacar e chamar a atenção de seu futuro empregador.
Embora o inglês seja a primeira língua do mundo dos negócios, uma mudança lenta mas duradoura está ocorrendo.
A China está gradualmente substituindo os EUA como maior economia do mundo; naturalmente o chinês mandarim terá um papel cada vez mais importante como o idioma preferido no comércio internacional.
No desafio de aprender chinês, você não só vai ser capaz de comunicar com os chineses, mas com outros asiáticos que preferem cada vez mais aprender o chinês como língua estrangeira.

Japonês: descubra um novo mundo

Por que aprender o idioma do Japão? Sabores exóticos e diferentes… Que tal aprender japonês?

Aprender japonês é aprender as tradições, outra cultura, outra maneira de viver.
Sabia que para simplesmente dizer « eu », há cerca de 14 formas diferentes?

Japão e sua cultura
O Japão recebe milhões de turistas todos os anos (em 2014, mais de 13 milhões de visitantes). Sua cultura é fascinante para muitos: o respeito pelo outro e pelos mais velhos, a delicadeza do japonês em gestos e linguagem, o serviço impecável, as artes indígenas, as artes marciais japonesas… Os templos, estátuas de divindades, as flores de cerejeira, sem contar os muitos patrimônios nacionais como o Monte Fuji e a aldeia de Shirakawa-go. Ter aulas de japonês pode ser uma experiência única!

Nos précédents lecteurs ont apprécié cet article

Cet article vous a-t-il apporté les informations que vous cherchiez ?

Aucune information ? Sérieusement ?Ok, nous tacherons de faire mieux pour le prochainLa moyenne, ouf ! Pas mieux ?Merci. Posez vos questions dans les commentaires.Un plaisir de vous aider ! :) (Soyez le premier à voter)
Loading...
Fernanda
Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.

Commentez cet article

avatar
wpDiscuz